Pesquisar
Close this search box.
/
/
Bicicletas com rodas da Nasa chegam ao mercado em 2022

Bicicletas com rodas da Nasa chegam ao mercado em 2022

Tecnologia substitui borracha por liga metálica, favorecendo tração e meio ambiente

A revolução nas fontes de energia estão para além da reinvenção dos motores de automóveis, da engenharia de trens e das baterias. Até mesmo a energia limpa pode ser mais limpa se uma inovação vier para a durabilidade de seus materiais. É isso o que está prestes a acontecer com os pneus das bicicletas.

A norte-americana Smart Tire Company está engatilhando sua produção de rodas de bicicleta sem borracha para 2022, com uma solução vinda, digamos, de Marte para a Terra.

Na tentativa de resolver o problema que o frio do planeta vermelho causa à borracha e às rodas de alumínio sólido, a Nasa chegou a criar pneus de malhas de aço enrolado, mas foi só em 2017, com ligas de titânio e níquel, que a agência espacial resolveu o problema do relevo. O resultado da inovação é um material, segundo a Smart Tire, que tem a elasticidade da borracha e a força do titânio, uma vez que as rodas são feitas dessas ligas que têm memória e criam uma estrutura flexível.

Em seu site, a companhia explica que a tecnologia das ligas fornece controle sobre a rigidez da deformação, proporcionando mais amortecimento quando necessário – em vez de transferir o impacto ao ciclista quando acontece algum tranco. A empresa diz que a tecnologia é melhor até mesmo que os amortecedores, já que oferece ainda mais potencial de carga e flexibilidade.

Em outras palavras, as rodas tecnológicas não precisam de ar, estão imunes a furos e fornecem melhor tração do que os pneus.

Apesar da melhora proporcionada ao desempenho do ciclista, o grande atrativo da novidade é sua economia verde. De acordo com a startup, estima-se que mais de 100 mil pneus de bicicleta sejam usados na cidade de São Francisco por ano – o suficiente para revestir a famosa Golden Gate nada menos que 33 vezes.

A Smart Tyre disponibilizará inicialmente um modelo chamado Melt e começará com as gravel, mountain bike e as bicicletas eletrônicas. Apenas as bicicletas de corrida ficam de fora em um primeiro momento, uma vez que o peso do material faz diferença a esta categoria. A companhia ainda não revelou o peso e nem o preço das bicicletas.

bicicleta com rodas da nasa
Fonte: Unsplash

Por conta das regulamentações do setor automotivo, a introdução da tecnologia para os carros, motos e caminhões levará mais tempo. “Estamos muito cientes de que o pneu exigirá mais desenvolvimento e testes antes de estar pronto para o mercado maior de veículos de quatro rodas”, diz a empresa.

Hoje, mais de 400 milhões de pneus são produzidos no mundo todos os anos, enquanto 47 milhões de novos veículos são fabricados para usá-los.

 


+ Notícias 

Uma dupla transformadora: inovação e propósito para potencializar energias de mudança 

Facebook revela pulseiras neurais para Realidade Aumentada

Mercado de bicicletas aquece pós-pandemia de Covid-19

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]