Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mercado de bicicletas aquece pós-pandemia de Covid-19

Mercado de bicicletas aquece pós-pandemia de Covid-19

Com a possibilidade cada vez maior de lockdowns intermitentes por causa da contaminação do coronavírus, cidades pelo mundo investem em espaços para circulação de bikes, que são seguras e zero poluentes

Adeus carros, bem-vindas bicicletas. Esse é o mood da transformação urbanística influenciada pela pandemia de Covid-19 no mundo. Com o medo de contaminação ainda em alta, o transporte público é das opções menos seguras para se evitar se expor ao vírus. Já andar de carro por aí – seja sozinho ou em família – não é opção para todo mundo, principalmente em cidades do mundo que já vêm privilegiando um menor uso de veículos automotores. A maioria delas, localizada na Europa (como Amsterdã, Estocolmo, Barcelona, entre outras), está aproveitando esse momento para investir em ciclovias.

De acordo com a Federação Europeia de Ciclistas, 32 das maiores cidades do bloco decidiram investir em projetos de infraestrutura que promovem a bicicleta em detrimento dos carros. Serão mais de dois mil quilômetros a serem criados cruzando o continente nos próximos meses, de acordo com a instituição, e mais de 900 milhões de euros a serem investidos. A combinação segurança contra o Covid-19 mais zero impacto de poluição no meio-ambiente é um verdadeiro hit de sucesso para as bikes no momento.

Só em Paris, por exemplo, estima-se que 60 milhões de euros devam ser investidos nos próximos meses para incentivar o uso, dar treinamentos a quem quiser aprender a andar de bike, além pagar um auxílio de 50 euros dado pelo governo a cada um de Paris que quiser consertar a bicicleta que já possui. Mais de 50 mil bikes foram arrumadas dentro desse esquema.

Um túnel perto do Rio Sena, bem no centro da capital francesa, foi fechado para carros, em detrimento às bicicletas, bem como a famosa Rue de Rivoli, que ganhou espaço maior para os ciclistas, como informa o portal DW.com. Já na Alemanha, cidades como Colônia, por exemplo, não tinham mais o produto para vender. Com estoques esgotados, as lojas que ainda conseguiam vender bikes tinham filas nas portas, especialmente, de pais que queriam comprar modelos infantis para seus filhos.

ALTA PROCURA POR BIKES

Enquanto o Reino Unido lidera a mobilização por investimento imediato em ciclovias e em segurança para os ciclistas usá-las – são 300 milhões de dólares a serem aplicados imediatamente, segundo informações da imprensa britânica, no Brasil não há nem sinal de que esse tipo de transporte ganhe maior importância no planejamento urbanístico pós-Covid-19. Mesmo assim, espera-se um boom de vendas, como vem acontecendo lá fora.

Ainda que no primeiro mês de quarentena brasileira tenha havido uma queda nas compras desse produto, em maio de 2020 o crescimento foi de 50% se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). A venda de bikes elétricas também merece destaque por ter aumentado: com ela é mais fácil ver essa percepção de que a bicicleta, nos grandes centros, pode ser usada como meio de transporte a substituir tanto os carros, como a interação com os veículos públicos coletivos.

Além disso, em um cenário bastante provável de quarentenas intermitentes – que podem atingir bairros e regiões de cidades, dependendo do espalhamento do vírus – a recomendação para um maior uso de bicicletas na locomoção segue em alta, como determinou a OMS (Organização Mundial da Saúde) em uma nota divulgada no mês de abril: “Sempre que for possível, considere andar de bicicleta ou a pé: isso proporciona distância física e ajuda a cumprir o requisito mínimo para a atividade física diária, que pode ser mais complicado de ser feito devido ao aumento do trabalho em home office e ao acesso limitado a outras atividades recreativas”, dizia o documento.

Para quem ainda não havia considerado o assunto, a plataforma online Semexe.com, que é referência na compra e venda desses produtos, sejam novos ou usados, pode ser um bom start. Maior endereço online do Brasil dedicado ao mercado de bikes, trás produtos de todos os tipos e valores, além de ser uma boa alternativa para pesquisar sobre o tema sem ter que sair de casa. E você, pretende aderir a essa onda?


Supermercados contratam para atender à demanda digital

As praias mais seguras para conhecer na Europa em tempos de Covid-19

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]