/
/
Facebook revela pulseiras neurais para Realidade Aumentada

Facebook revela pulseiras neurais para Realidade Aumentada

Pulseiras que devem ser lançadas neste ano passam por aprimoramento, como mostra vídeo

O Facebook está traduzindo sinais neurais em ações para a realidade aumentada. É o que a empresa revela em um vídeo sobre os aprimoramentos de sua interface que une duas pulseiras e óculos em um sistema para além das opções básicas de rastreamento de mão. A Big Tech busca criar um responsivo sensível à digitação, deslize e movimentos corporais como soltar uma flecha de um arco.

Com as pulseiras que devem ser lançadas neste ano – em uma versão ainda básica -, o Facebook se prepara para competir com Apple, Amazon e Google em uma indústria que acredita que os óculos irão eventualmente substituir a funcionalidade dos telefones. Anteriormente, o Facebook havia dito que os óculos inteligentes iriam interagir com smartphones por causa da duração da bateria e do calor gerado pelo processamento.

Em setembro passado, o Facebook disse que faltavam de cinco a dez anos para lançar óculos de realidade aumentada que permitam pessoas verem e interagirem com objetos virtuais compartilhados persistentes.

A versão mais simples do dispositivo rastreia gestos básicos por meio de sinais nervosos que correm ao longo dos braços do usuário. Mas a Facebook Reality Labs, onde a tecnologia é desenvolvida, diz estudar como estas pulseiras podem detectar sinais nervosos do cérebro enviados aos dedos enquanto o usuário digita, dando a possibilidade, por exemplo, de se digitar em um teclado virtual. As pulseiras podem ainda aprender com as imprecisões motoras do usuário e acabar com os digitação comuns, digitando o que de fato o usuário pretende.

A tecnologia pode ainda ir além. O Facebook diz estar chegando a um ponto em que o usuário poderá executar os mesmos gestos de estilo de digitação sem digitar – só com os pensamentos. Para isso, é necessário otimizar ainda mais as interações do usuário com inteligência artificial e óculos de realidade aumentada.

Lendo a mente?

O Facebook defende que não se trata de ler a mente do usuário, mas sim os sinais. No vídeo, especialistas do projeto explicam que se trata de captar os sinais enviados do cérebro para as mãos e os dedos. A tecnologia decodifica os sinais no pulso das ações já decididas e os traduz em comandos digitais no dispositivo. Assim, a Facebook Reality Labs classifica a tecnologia como, na verdade, uma interface cérebro-computador.

Mas isso não quer dizer que as pulseiras não sejam capazes de coletar dados. A tecnologia pode muito bem detectar padrões sutis de digitação, níveis gerais de tensão corporal e informações biométricas capturadas por sensores de rastreamento de condicionamento físico, óculos de realidade aumentada e outras tecnologias que possam ser integradas às pulseiras.

O Facebook Reality Labs ressalta que há um “programa de neuroética” que examina as implicações de privacidade, segurança e proteção da realidade aumentada e da tecnologia de interface neural.

Como a maioria das tecnologias vestíveis, as pulseiras neurais oferecem uma visão íntima de como nossos corpos se movem – ainda que isso talvez não soe tão assustador quanto ler pensamentos.


+ Notícias 

Inteligência Artificial no centro da disputa pela hegemonia global 

Uma dupla transformadora: inovação e propósito para potencializar energias de mudança 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]