/
/
Os 7 maiores mitos sobre o uso da IA

Os 7 maiores mitos sobre o uso da IA

Será mesmo que a IA irá substituir humanos no trabalho? Ou então é necessário saber programar para trabalhar com a tecnologia? Confira!

Já não é mais nem novidade: o uso da Inteligência Artificial no trabalho veio para ficar. A tecnologia está cada vez mais presente no mundo corporativo, transformando processos e criando novas oportunidades de negócio. No entanto, junto com sua ascensão, surgem também muitos mitos e até mal-entendidos sobre como ela funciona e sobre seus reais impactos para profissionais e gestores.

Estas percepções errôneas podem ir desde a crença de que a Inteligência Artificial irá substituir os humanos totalmente até a ideia de que ela não gera retorno financeiro. E isso demanda cuidado: o que poderíamos colocar como uma hostilidade à nova tecnologia pode gerar não só burburinho de corredores, mas também resistência à inovação, receios infundados e bloqueios nas empresas que poderiam se beneficiar de sua implementação.

Aqui, listamos os 7 maiores mitos sobre o uso da IA no ambiente de trabalho e ajudamos a desmistificá-los com Dora Kaufman, professora do programa em Tecnologia da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP, especialista nos impactos éticos e sociais da IA.

Mito 1: A IA vai substituir os seres humanos

“Os modelos de IA atuais, embora nos encantem, são bastante limitados”, tranquiliza Dora Kaufman sobre a preocupação de uma substituição total dos seres humanos pela IA. Segundo ela, não existe nenhum indício científico de que a tecnologia possa atuar exatamente como nós.

O que acontece hoje é que a Inteligência Artificial vem assumindo cada vez mais inúmeras funções específicas, particularmente as que envolvem grandes volumes de dados. Pelo lado positivo, isso pode ajudar na automação de tarefas repetitivas e rotineiras, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. Ou seja, ela é muito mais uma ferramenta de suporte do que uma substituta humana.

Mito 2: A IA é 100% autônoma

Longe disso: no estágio atual de desenvolvimento, as decisões humanas permeiam toda a cadeia de desenvolvimento e uso dos modelos de IA. A supervisão da tecnologia é, inclusive, bastante necessária, a fim de validar os resultados gerados pelos sistemas. E isso tem uma explicação.

“A maior parte dos modelos atuais é baseada em uma técnica específica de redes neurais profundas (em inglês, deep learning), que é um modelo estatístico de probabilidade. Sendo uma probabilidade, as respostas dos sistemas têm sempre uma variável de incerteza. Além disso, a matéria-prima dos modelos são os dados. Em muitos casos, dados pessoais gerados por humanos, que contêm todas as nossas idiossincrasias”, comenta a professora.

Mito 3: A IA é imparcial

No mesmo sentido do mito anterior, é importante lembrar que os modelos de IA são treinados com dados. Se os dados de treinamento forem de baixa qualidade ou contiverem vieses, a Inteligência Artificial pode replicá-los e se tornar tendenciosa, tomando decisões menos precisas e, sim, parciais.

Por isso, a especialista Dora Kaufman reforça que o uso da IA no trabalho requer supervisão e correções humanas ao longo de todo o processo de desenvolvimento e adoção, afinal, ela não é infalível e pode cometer erros.

Mito 4: A IA é cara e não traz ROI

Nesse caso, tudo depende de como a tecnologia está sendo adotada e aplicada e quais soluções se buscam com ela.

“Os custos são distintos para os desenvolvedores da IA e os usuários. O retorno igualmente depende da execução de qual tarefa ela está sendo adotada. Também é importante analisar a equação custo x retorno, se justifica ou não usar a IA. Às vezes, soluções estatísticas mais simples resolvem o problema a um custo menor e com menos riscos”, opina.

Embora o retorno possa não ser imediato, muitas empresas que optam pela implementação da IA conseguem ver ganhos em eficiência, redução de custos, personalização e inovação, em especial se a tecnologia é integrada corretamente às operações. Áreas particularmente beneficiadas costumam ser as que envolvem automação de processos, personalização de CX, previsão de demanda, otimização de campanhas, entre outras.

Mito 5: Para usar IA, é necessário ser um especialista

Esse mito é um dos que mais assusta profissionais e gestores, principalmente aqueles que têm pouca familiaridade com a área tecnológica ou não contam com equipes robustas de TI. No entanto, hoje em dia, diversas ferramentas de IA são projetadas para serem acessíveis a usuários não técnicos, com interfaces amigáveis e intuitivas. Isso permite que pessoas de áreas como marketing, vendas, RH, finanças e diversas outras possam utilizá-las sem grandes problemas.

De qualquer forma, a dica da professora Dora Kaufman é buscar entender a lógica e o funcionamento da Inteligência Artificial. “A partir daí, pode-se especializar nos requisitos da função que deseja exercer”, indica.

Mito 6: A IA não respeita a privacidade dos dados

A ideia de que a Inteligência Artificial não respeita a privacidade dos dados está frequentemente associada a um medo de que a tecnologia possa acessar ou usar informações pessoais de maneira indiscriminada ou irresponsável. Mas aqui cabe um alerta em relação a esse conceito.

“A IA é apenas um modelo estatístico, ou seja, o respeito à privacidade dos dados é atribuição dos seres humanos, são os desenvolvedores e usuários que precisam estar atentos à LGPD”, reforça a especialista sobre de quem é a responsabilidade de seguir as obrigações que as legislações impõem sobre como os dados devem ser coletados, armazenados e compartilhados.

Portanto, a privacidade dos dados deve sempre ser uma preocupação central dos desenvolvedores de IA. Dessa forma, ela pode até ser projetada para respeitá-la e promovê-la, desde que as empresas adotem as melhores práticas de segurança e estejam em conformidade com as leis vigentes.

Mito 7: A IA é uma ameaça para todas as profissões

“No estágio atual da tecnologia, não a vejo substituindo nenhuma profissão, mas, sim, automatizando tarefas e funções em praticamente todas elas”, afirma Dora Kaufman.

Claro, alguns setores são mais impactados que outros com o uso da IA no trabalho, como atendimento ao cliente, TI, marketing e vendas, logística e transportes, etc. Mas, uma vez que nada indica que o reinado dessa tecnologia esteja perto do fim, a recomendação para se preparar para as transformações decorrentes de sua adoção, mesmo que em atividades específicas, vale para todos.

“Todos os profissionais precisam estar atentos e analisar quais tarefas de sua área de atuação têm potencial de serem automatizadas. Então, se capacitarem para exercer as que continuam reservadas aos humanos”, deixa a dica.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]