Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o mindfulness pode auxiliar nos processos de adaptação

Como o mindfulness pode auxiliar nos processos de adaptação

Técnica de meditação traz benefícios como redução do estresse e clareza mental

O mundo está cada vez mais digital. Com isso, a quantidade de informações disponíveis só aumenta. Além disso, em um momento de pandemia, a mudança de costumes é constante. Nesse contexto, muito se fala em saúde mental – e entender como o nosso cérebro tem trabalhado para lidar com toda essa transformação pode auxiliar no enfrentamento das situações diárias. Por isso, técnicas que estimulam a saúde do corpo e da mente têm sido fundamentais no processo de adaptação dos indivíduos.

O painel Mindfulness: Como ele pode tornar seres humanos mais potentes e saudáveis?”, do maior congresso de inteligência relacional e de comportamento do consumidor do mundo, o CONAREC, buscou entender como a técnica do mindfulness tem contribuído para o refinamento das conexões estabelecidas na vida pessoal e profissional e também como esse tema se relaciona com as novas tendências dos consumidores e das empresas.

Foi convidada para participar desse fórum Moira Malzoni, co-fundadora do Aplicativo Momento e do Moved By Mindfulness, primeiro estúdio de meditação do Brasil.

Por dentro do mindfulness

No início do painel, Malzoni cita três elementos fundamentais do mindfulness: presença, consciência e atenção. “O Mindfulness é mais do apenas uma técnica de meditação, é uma atitude ou estado da mente que pode ser estimulado com a prática de meditação ou com exercícios de atenção da mente”, explica.

De acordo com a especialista, o cérebro produz estímulos e atividades que muitas vezes são executados de maneira não intencional e descontrolada, diante disso, a técnica, na prática, também se fundamenta em corrigir essas ações. “A boa notícia é que o mindfulness veio para nos ajudar a moldar nossa mente cinzenta de modo positivo. E faz muito bem  para a nossa saúde”, afirma.

Ela ainda cita uma série de benefícios gerados pela prática da técnica fundamentada na meditação: redução de ansiedade e estresse; escolhas mais conscientes; melhora do sistema imunológico; maior clareza mental; estabilidade emocional; aumento da criatividade e mais foco.

Lidando com as mudanças

Com a chegada da pandemia muita coisa mudou. Novos hábitos tiveram de ser incluídos na realidade do “novo normal” e lidar com a transformação tem sido um desafio para vários segmentos da sociedade. No setor executivo, a estratégia de meditação tem auxiliado na tomada de decisões conscientes, além de contribuir para um melhor entendimento da jornada.

Malzoni faz um panorama mundial da prática do mindfulness nas áreas da ciência, educação e das empresas e conta como funciona essa técnica de meditação na prática. “A prática se resume em focar a atenção em um objetivo, por exemplo, na nossa respiração, perceber a chegada de um pensamento, trazer sua mente de volta à meta e manter seu foco nela”, explica. “Não há certo nem errado, apenas observe o seu processo tentando focar na respiração”, completa.

O Moved By Mindfulness é o primeiro estúdio de meditação implantado no Brasil. Recentemente, acompanhando a digitalização do mundo, foi lançado o Aplicativo Momento. A intenção é chegar a mais pessoas e “expandir a potência do ser”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]