Você já ouviu falar de Burnout? A síndrome que se tornou comum nos dias de hoje é sinônimo de esgotamento físico e mental. O problema tem atingido tantas pessoas que em maio deste ano foi incluído na lista de doenças profissionais pela Organização Mundial de Saúde.
E quem são os mais afetados? Estudo recente divulgado pelo centro de investigação Yellowbrick concluiu que 95% dos Millennials sofrem com Burnout e outros 75% dizem se sentir mentalmente exaustos.
LEIA TAMBÉM
Brasileira cria startup e inova tratamento psicológico
Millennials deixariam redes sociais, café, álcool e Netflix para viajar, diz pesquisa
Entre os sintomas relatados por quem sofre com o fenômeno e que foram incluídos como características para designar a doença pela OMS estão ansiedade, falta de energia e quebra de produtividade.
Para fazer o estudo, a empresa ouviu mais de 2050 pessoas entre idades de 23 a 38 anos – sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino.
Por conta do estresse, 60% deles garantiram que estão planejando ou pelo menos considerando mudar o estilo de vida no próximo ano para reduzir os sintomas de estresse e exaustão.
Além disso, 31% do público disse sentir exaustão física diariamente, enquanto outros 29% revelaram sofrer com exaustão mental.
Como consequência, os entrevistados dessa geração alegaram ter tido problemas para socializar (78%), pagar contas (32%) e até votar (24%). Fora que 53% das pessoas ouvidas disseram ter perdido seus empregos em função do cansaço.
A grande maioria dos Millennials (78%) atribuiu que o Burnout é ocasionado em função das horas extras no trabalho e também por ter mais de um emprego.
Veja quais outros fatores foram atribuídos:
Trabalho 72%
Finanças 46%
Socialização 33%
Limpar a casa 30%
Conta do cartão de crédito 29%
Discussões com o companheiro 27%
Dívida de empréstimo estudantil 26%
Política 25%
Responsabilidades 21%
Viajar frequentemente a trabalho 20%
Lavanderia 20%
E como essa geração tem tentado amenizar o estresse? 16% dizem recorrer às plataformas de streaming, como o Netflix, ou a TV, para relaxar. Outros 10% preferem dormir ou fazer exercícios, enquanto 9% dizem que ingerir bebidas alcóolicas ajuda a reduzir o cansaço.
Como os Millennials têm evitado o estresse?
Assistindo Netflix| Holu | TV 16%
Dormindo 10%
Fazendo exercícios 10%
Ingerindo bebidas alcóolicas 9%
Usando drogas 8%
Meditando 8%
Navegando na Internet 7%
Conversando com amigos ou família 5%