Pesquisar
Close this search box.
/
/
Microsoft e Google anunciam novas funcionalidades de suas IAs

Microsoft e Google anunciam novas funcionalidades de suas IAs

Ferramentas de IA generativa agora podem ser integradas a demais serviços de produtividade como e-mail, documentos e fotos

A Microsoft anunciou nessa quinta-feira, 21/9, o lançamento do Copilot, uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) generativa que poderá ser utilizada nos diferentes aplicativos e ferramentas do Windows. O lançamento permitirá que usuários utilizem a tecnologia no seu dia a dia para diferentes objetivos – desde escrever um texto, até gerar e editar imagens, ou mudar configurações de seus computadores.

O Copilot estará disponível para o Windows 11 e, nos próximos meses, no Microsoft 365, no buscador Bing e no navegador Edge. Segundo a empresa, a próxima atualização do Windows 11 terá mais de 150 novas funcionalidades e incorporará a solução do Copilot a aplicativos como Paint, Fotos e Clipchamp. A IA será responsável por criar atalhos e ajudar usuários a criar e editar imagens, fotos e vídeos, além de contribuir com a organização de documentos, redação e envio de e-mails. Já no Bing, o Copilot oferecerá respostas mais precisas e personalizadas para as pesquisas de acordo com o histórico de navegação no buscador e com perguntas adicionais no momento da pesquisa.

Leia mais: Inteligência artificial na experiência do cliente: avanços, desafios e oportunidades

A empresa também anunciou que a funcionalidade do Copilot para o Microsoft 365 – conjunto de aplicativos que requer uma licença de uso voltado para organizações –, que está então estava disponível para um número limitado de companhias, estará disponível para assinantes a partir de novembro. A IA irá complementar aplicativos de produtividade, como Word e Excel.

Uma colaboração inteligente

O Microsoft 365 Copilot é resultado da colaboração da organização com a OpenAI, startup fundadora do ChatGPT e que recebe grandes investimentos há quatro anos da empresa fundada por Bill Gates. Em janeiro, anunciou um investimento de US$ 10 bilhões ao longo dos próximos anos. Não só isso, mas o serviço de nuvem Azure é responsável por sediar o trabalho de computação da OpenAI.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Até mesmo o modelo de linguagem DALL.E 3, de IA generativa da OpenAI de imagens, participará da funcionalidade do Bing. O Microsoft Designer agora será aplicado à ferramenta de busca para a edição das criações feiras por IA.

Hoje, aplicativos voltados para atividades corporativas e de produtividade contribuem com 24% da receita da Microsoft. Com a nova funcionalidade do Microsoft 365, usuários poderão contar com a ajuda da IA para criar apresentações e documentos reunindo informações trocadas em e-mails, por exemplo.

No entanto, as possibilidades de integração do Copilot mostram que a Microsoft está buscando expandir o alcance de suas ferramentas de IA para além dos clientes corporativos, atingindo até mesmo consumidores diretos em geral.

Conheça o Mundo do CX

Google e Bard

O Google também anunciou novidades para sua própria ferramenta de IA generativa, o Bard. Com novidades semelhantes ao da rival Microsoft, o chatbot inteligente do Google agora será integrado aos demais serviços da big tech, como o Gmail, o Maps e o YouTube. A nova funcionalidade é chamada Bard Extensions.

Os usuários poderão selecionar quais serviços desejam integrar ao Bard. Por exemplo, caso o cliente não queira que a ferramenta tenha acesso aos seus e-mails, poderá manter a opção desativada. Uma das possibilidades é utilizar a extensão do Bard para reunir informações guardadas no Google Drive para escrever um documento ou e-mail no Docs ou no Gmail.

Outra funcionalidade é a possibilidade de checar as respostas do Bard a um clique de botão no buscador do Google. Segundo a empresa, muitas pessoas estão usando a IA para descobrir e entender assuntos complexos e, por isso, é preciso ter mais confiança nas informações geradas. O Bard Extensions já está disponível para usuários de idioma inglês, basta acessar o site da ferramenta.

A IA generativa já é uma realidade para diferentes organizações em seus diferentes processos. Mas as novas aplicações aos serviços da Microsoft e do Google dão um breve vislumbre do que o cotidiano do consumidor com a tecnologia poderá ser ao longo dos próximos anos.



+ NOTÍCIAS
ChatGPT para empresas: o que muda com lançamento da OpenAI?
A era da IA generativa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]