Pesquisar
Close this search box.
/
/
Microsoft e Google anunciam novas funcionalidades de suas IAs

Microsoft e Google anunciam novas funcionalidades de suas IAs

Ferramentas de IA generativa agora podem ser integradas a demais serviços de produtividade como e-mail, documentos e fotos

A Microsoft anunciou nessa quinta-feira, 21/9, o lançamento do Copilot, uma nova funcionalidade de Inteligência Artificial (IA) generativa que poderá ser utilizada nos diferentes aplicativos e ferramentas do Windows. O lançamento permitirá que usuários utilizem a tecnologia no seu dia a dia para diferentes objetivos – desde escrever um texto, até gerar e editar imagens, ou mudar configurações de seus computadores.

O Copilot estará disponível para o Windows 11 e, nos próximos meses, no Microsoft 365, no buscador Bing e no navegador Edge. Segundo a empresa, a próxima atualização do Windows 11 terá mais de 150 novas funcionalidades e incorporará a solução do Copilot a aplicativos como Paint, Fotos e Clipchamp. A IA será responsável por criar atalhos e ajudar usuários a criar e editar imagens, fotos e vídeos, além de contribuir com a organização de documentos, redação e envio de e-mails. Já no Bing, o Copilot oferecerá respostas mais precisas e personalizadas para as pesquisas de acordo com o histórico de navegação no buscador e com perguntas adicionais no momento da pesquisa.

Leia mais: Inteligência artificial na experiência do cliente: avanços, desafios e oportunidades

A empresa também anunciou que a funcionalidade do Copilot para o Microsoft 365 – conjunto de aplicativos que requer uma licença de uso voltado para organizações –, que está então estava disponível para um número limitado de companhias, estará disponível para assinantes a partir de novembro. A IA irá complementar aplicativos de produtividade, como Word e Excel.

Uma colaboração inteligente

O Microsoft 365 Copilot é resultado da colaboração da organização com a OpenAI, startup fundadora do ChatGPT e que recebe grandes investimentos há quatro anos da empresa fundada por Bill Gates. Em janeiro, anunciou um investimento de US$ 10 bilhões ao longo dos próximos anos. Não só isso, mas o serviço de nuvem Azure é responsável por sediar o trabalho de computação da OpenAI.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Até mesmo o modelo de linguagem DALL.E 3, de IA generativa da OpenAI de imagens, participará da funcionalidade do Bing. O Microsoft Designer agora será aplicado à ferramenta de busca para a edição das criações feiras por IA.

Hoje, aplicativos voltados para atividades corporativas e de produtividade contribuem com 24% da receita da Microsoft. Com a nova funcionalidade do Microsoft 365, usuários poderão contar com a ajuda da IA para criar apresentações e documentos reunindo informações trocadas em e-mails, por exemplo.

No entanto, as possibilidades de integração do Copilot mostram que a Microsoft está buscando expandir o alcance de suas ferramentas de IA para além dos clientes corporativos, atingindo até mesmo consumidores diretos em geral.

Conheça o Mundo do CX

Google e Bard

O Google também anunciou novidades para sua própria ferramenta de IA generativa, o Bard. Com novidades semelhantes ao da rival Microsoft, o chatbot inteligente do Google agora será integrado aos demais serviços da big tech, como o Gmail, o Maps e o YouTube. A nova funcionalidade é chamada Bard Extensions.

Os usuários poderão selecionar quais serviços desejam integrar ao Bard. Por exemplo, caso o cliente não queira que a ferramenta tenha acesso aos seus e-mails, poderá manter a opção desativada. Uma das possibilidades é utilizar a extensão do Bard para reunir informações guardadas no Google Drive para escrever um documento ou e-mail no Docs ou no Gmail.

Outra funcionalidade é a possibilidade de checar as respostas do Bard a um clique de botão no buscador do Google. Segundo a empresa, muitas pessoas estão usando a IA para descobrir e entender assuntos complexos e, por isso, é preciso ter mais confiança nas informações geradas. O Bard Extensions já está disponível para usuários de idioma inglês, basta acessar o site da ferramenta.

A IA generativa já é uma realidade para diferentes organizações em seus diferentes processos. Mas as novas aplicações aos serviços da Microsoft e do Google dão um breve vislumbre do que o cotidiano do consumidor com a tecnologia poderá ser ao longo dos próximos anos.



+ NOTÍCIAS
ChatGPT para empresas: o que muda com lançamento da OpenAI?
A era da IA generativa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]