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Como o metaverso vai ajudar no desenvolvimento dos colaboradores nos próximos anos?

Como o metaverso vai ajudar no desenvolvimento dos colaboradores nos próximos anos?

É importante lembrar também do potencial do metaverso de trazer muitas mudanças positivas e disruptivas para o setor corporativo

Do ano passado para cá, há um assunto que ocupou a mídia e as reuniões internas realizadas pelas equipes focadas em inovação das empresas: o metaverso. Segundo levantamento da Bloomberg Intelligence, a previsão é que essa tecnologia movimente cerca de US$ 800 bilhões até 2024, o que a coloca como uma das principais tendências para os próximos anos.

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Mas, o que exatamente é o metaverso? Para explicar de forma simplificada, ele é definido como um ambiente digital no qual é possível alcançar níveis de imersão e interação muito mais elevados do que o que temos atualmente. E isso será realizável com a ajuda de realidade virtual, realidade aumentada e internet com velocidade e boa conexão – o que devemos ter principalmente após a chegada do 5G no Brasil. A partir da junção dessas e de outras ferramentas tecnológicas, teremos a criação de espaços virtuais com cenários próximos à realidade com a proposta de simular situações que vivemos no dia a dia de maneira bem realista.

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Atentas às novidades, as empresas dos mais variados segmentos já estão desenvolvendo projetos para trazer essa solução para dentro de casa. E, ainda que as discussões envolvendo o metaverso estejam mais voltadas às diferentes formas que ele vai transformar a vida dos consumidores, é importante lembrar também do seu potencial de trazer muitas mudanças positivas e disruptivas para o setor corporativo.

Nos últimos anos, vimos as organizações se movimentarem fortemente para investir em educação corporativa, principalmente por meio do ensino à distância, com o objetivo de promover uma maior qualificação e formação para os colaboradores. De acordo com a pesquisa Global Marketing Insights, até 2027 o setor de e-learning deve duplicar seu tamanho, recebendo investimentos de US$ 499,1 bilhões, vindos principalmente de instituições comprometidas com a capacitação de seus funcionários.

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Essas ações têm se mostrado muito positivas, influenciando não apenas no sucesso das empresas, mas também na percepção que os consumidores têm sobre elas. Nesse cenário, será possível colocar a educação corporativa com mais facilidade como um dos principais pilares das companhias, pois os benefícios que ela trará ao ser atrelada ao metaverso serão ainda mais impressionantes e inegáveis.

E, com o advento dele, ganhamos mais uma ferramenta que pode em um mesmo ambiente usar vários elementos e acessórios para criar experiências diferenciadas para os usuários. Mas, no final das contas, o mais importante sempre vai ser entender o público para o qual a iniciativa será endereçada e utilizar o melhor canal para entregar os conteúdos, que pode ser desde mecanismos tradicionais até o metaverso, combinando componentes de todos eles com um único objetivo: entregar o conhecimento da forma mais efetiva.

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*Por Samir Iásbeck, CEO e Fundador do Qranio, plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos.


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