Em 2023, a temporada de compras do segundo semestre teve uma receita de R$ 5,23 bilhões. Com a aproximação da data em 2024, a Meta – dona do Instagram, Facebook e WhatsApp – tem trabalhado para que suas plataformas sejam não apenas um canal de comunicação, mas uma extensão no mundo físico, de forma que ofereçam uma jornada de compras e uma experiência mais personalizada.
As expectativas para a temporada de compras de 2024 – mais focada nas datas da Black Friday e do Natal – é positiva. Segundo estudo da Nodus, comissionado pela Meta, mostra que 79% dos consumidores pretendem fazer compras nesse período. Além disso, 76% esperam o ano todo por essa época. O levantamento aponta ainda que 75% planejam aproveitar a Black Friday 2024 para fazer as compras antecipadas de Natal.
Durante o Meta Summit 2024 – evento realizado no dia 21 de agosto, em São Paulo –, Conrado Leister, VP e diretor geral da Meta no Brasil, comentou sobre as expectativas da empresa para a época do ano. A plataforma tem investido em automação, consumo omnichannel e personalização para potencializar o desempenho nesta temporada de compras. O objetivo é ajudar empresas nacionais a se destacarem nesse período movimentado do ano.
Além disso, a empresa notou o aumento da concorrência dos players internacionais no mercado brasileiro. Conrado mostrou que houve um aumento de 53% nas vendas de empresas que estão fora do Brasil, segundo um estudo da Cyber Monday. Essas compras acirram a competição.
“Vemos ainda uma diferença significativa de como esses players internacionais atuam, versus o nosso mercado”, frisa o executivo. Conrado destaca levantamento do Statista que aponta que as empresas do Brasil direcionam 56% dos seus investimentos para o digital, enquanto as internacionais investem quase ¾. “Ou seja, esses players vêm com uma vantagem de produção e usam ainda mais esse mundo online e offline de forma mais eficiente. Temos que nos adaptar sempre para não só concorrer com esse mercado, mas também nos diferenciar e trazer um share mais importante para as nossas empresas locais”.
Papel da IA na jornada de compra
Em seu discurso no evento, Conrado citou ainda um estudo elaborado pela Kantar, em outubro de 2023. O levantamento mostra que uma a cada três pessoas pesquisam um produto online antes de partir para a compra. E esse consumidor omnichannel tem 70% mais frequência de compra e gasta 34% mais. O executivo reforça ser uma tendência a junção do mundo físico com o digital.
Nesse contexto, o papel da Meta nesta jornada omnicanal é crucial. Segundo um estudo interno, 78% dos consumidores brasileiros utilizam as plataformas da empresa para auxiliar na decisão de compra. Isso demonstra que, mesmo que a compra final ocorra em uma loja física, a jornada do consumidor – desde a descoberta até a decisão – é influenciada significativamente pelo conteúdo digital que eles consomem em nossas plataformas. E muito disso acontece graças à Inteligência Artificial.
“Sabemos, também por estudo recente, que quase 80% dos nossos consumidores do Brasil usam as plataformas da Meta para ajudar na decisão de uma compra. É mais um ponto de você não ter só uma presença online importante, mas também tem esse papel de estar perto. Sabemos ainda que a Inteligência Artificial (IA) é essencial para o sucesso das empresas, porque ela traz personalização e eficiência para as marcas. As pessoas querem receber ofertas que interessam a elas”, pontua.
Nesse sentido, a Meta tem buscado entender como encontrar o cliente mais valioso para as empresas, de uma forma eficiente. As ferramentas de IA da empresa têm facilitado a customização e otimizado essa experiência de compra. Assim, garantem que as conversões aconteçam onde quer que o cliente esteja. A combinação da Inteligência Artificial da big tech é feita através da conexão social, núcleo das suas plataformas.
*Foto: Assessoria Meta.