/
/
Mercado de trabalho brasileiro inicia 2017 em baixa

Mercado de trabalho brasileiro inicia 2017 em baixa

Os indicadores Catho-Fipe de janeiro apontam baixa na comparação anual. Ao mesmo tempo, alguns números estão estáveis com relação a dezembro. Entenda

O mercado de trabalho brasileiro está passando por uma fase bastante complexa. Na comparação de janeiro de 2017 com o mesmo período de 2016, todos os indicadores Catho-Fipe apresentam queda. Com relação a dezembro de 2016, alguns resultados mostram estabilidade.
O Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato, que mede a concorrência entre candidatos por uma vaga de emprego, registrou queda de 31,43% a janeiro de 2016. Em relação a dezembro, a retração foi de 1,3%, a sétima consecutiva nessa base de comparação. Valores mais baixos desse indicador indicam um baixo poder de barganha dos trabalhadores, já que as vagas disponíveis no mercado estão baixas.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Desemprego
O Índice de Novas Vacâncias registrou recuo de 10,3% na comparação com janeiro de 2016. Já em relação a dezembro, houve crescimento de 0,5%, um número considerado estável. Essa análise é feita com base na razão entre novas vagas de emprego (Índice Catho-Fipe) e população economicamente ativa (PME-IBGE, PNAD-C IBGE). Quanto maior o seu valor, menor tende a ser a taxa de desemprego.
No indicador de Novas Vagas de Emprego, a retração foi de 8,8% com relação ao observado em janeiro de 2016. As organizações chamam a atenção para o fato de que o resultado se mantém em níveis inferiores aos observados durante a crise internacional de 2008-2009. Na comparação mês a mês, em relação a dezembro de 2016, o indicador apresentou elevação de 2,5%.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]