Pesquisar
Close this search box.
/
/
O mercado surpreendente das séries – e seu impacto no cotidiano

O mercado surpreendente das séries – e seu impacto no cotidiano

Talvez seja difícil encontrar uma pessoa que não assista a pelo menos uma série atualmente. Você consegue elencar as suas preferidas?

É quase impossível viver nos tempos contemporâneos sem ser impactado, de alguma forma, pelos inúmeros seriados que existem no mercado. Séries existem há muito tempo, claro, porém, com o advento dos streamings, principalmente da Netflix, elas realmente ganharam muita atenção nos últimos anos. Durante o Whow! Festival de Inovação, o painel “Se a sua empresa fosse uma série, qual ela seria?” deu atenção a esse nicho tão importante da atualidade.

Thais Legarra, account manager do Omelete Group e mediadora do painel, brinca que é quase impossível viver nesse mundo sem assistir a uma série. Nesse sentido, ela relaciona a importância do storytelling para as empresas. “Como aproveitar essa onda?”.

Para Matthieu Thibaudault, Diretor e Publisher do Adoro Cinema, storytelling é muito mais do que o simples fato de contar uma história, mas uma questão de organização. As empresas precisam saber o que dizer para seu público. “Uma empresa hoje começa a formatar sua estratégia pensando como quer atingir os consumidores”, diz. Vagner Anselmo Matrone, Coordenador do Curso de Rádio e Televisão da FAAP, complementa:“Hoje, nenhuma empresa consegue trabalhar sem o storytelling”.

Entendendo o público
O público é fundamental para o sucesso dessas obras. Thais lembra que a Netflix formatou um de seus grandes sucessos a partir de dados: Stranger Things. Eles perceberam que os usuários gostam de temática anos 80, que crianças dão um bom engajamento como protagonistas e pronto – um sucesso de mercado. “Eles têm esse poder e foi realmente bem formatado”, analisa.

Thibaudault lembra que existe um grande número de séries na Netflix com temas atuais, como empoderamento feminino, empoderamento gay, questões raciais. “A empresa tem uma grande capacidade de utilizar os dados, sentir as coisas e tomar boas decisões”, aponta.

Thais conta que os dados foram fundamentais para o Omelete tomar a decisão de trazer a Comic Com para o Brasil. A partir de sua pesquisa anual, a empresa percebeu como o Brasil era carente de eventos desse nicho e resolveu investir. A aposta deu muito certo.

Identificação
A mediadora questionou aos participantes se alguma série impactou algum momento de sua vida. Matrone diz como alguns personagens acabam encantando o público. “Um personagem que sempre me dá referência de comportamento – pelo que ele faz, insights que ele tem – é o House”, conta. “Eu aprendi com o House a desconstruir o problema. Se você tem um problema, tem que desmontar o problema para resolver a questão”.

Algum personagem que seria seu sócio para abrir um negócio? O especialista da FAAP lembra de Frank Underwood pela sua maneira de conduzir o pensamento. “Não pelo seu caráter”, brinca, “Porque ele ia querer meu lugar em semanas”. Para Thibaudault seria Norman Bates, de Bates Motel.

Sobre séries favoritas? Os nomes vieram aos montes: Breaking Bad, Twin Peaks, Suits, Big Bang Theory e várias outras citadas rapidamente. De fato, é um mercado em ascensão – que ainda vai trazer muitas surpresas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]