/
/
No Brasil, mercado de luxo tem crescimento de 50% nas vendas

No Brasil, mercado de luxo tem crescimento de 50% nas vendas

Enquanto o comércio em geral ainda sofre com a pandemia, o mercado de luxo segue em uma linha progressiva de crescimento

Enquanto uma parte considerável da população passou por um intenso momento de crise por causa do coronavírus, quem tinha recursos e bastante poder de compra movimentou um setor diferente. Impedidos de viajar para o exterior, a classe alta brasileira aqueceu o mercado de luxo por aqui, o que favoreceu algumas das marcas de roupa, calçados e acessórios: as vendas representaram o dobro do que foi representado em 2019.

Ainda que a pandemia tenha sua contribuição para o aquecimento desse mercado, uma parte considerável desse investimento não aconteceu só por causa dela. O aumento das vendas por aqui também teve essa movimentação devido à desvalorização do real. Assim, com o dólar mais alto e o fechamento das fronteiras de países europeus e norte-americanos, os produtos nacionais de luxo ganharam relevância.

Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as lojas para o público comum não registraram no mesmo período um crescimento em suas vendas da mesma forma que o mercado de luxo. Na semana do dia 12 a 18 de julho de 2021, as vendas em shoppings e centros comerciais foram 16% menores, se comparadas ao mesmo período em 2019.

Luxo em alta: olhos abertos ao mercado no Brasil

Se antes da pandemia comprar roupas de lojas internacionais no Brasil parecia perda de dinheiro, hoje, o valor é equivalente ao de fora — graças ao valor do dólar. É o que mostram os dados da JHSF, empresa pertencente ao shopping Cidade Jardim com produtos e empreendimentos de alto valor, voltados à população mais rica do país: os lojistas nacionais apuraram vendas até 50% maiores nos meses de maio, junho e julho de 2021, em comparação com 2019. E para as lojas internacionais, o crescimento ultrapassou os 100%.

Em entrevista à Exame, Cristina Anne Betts, diretora financeira e de relações com investidores do Iguatemi, destacou que o varejo de luxo tem vivido um ritmo de Natal desde maio, inclusive nas lojas físicas. “Os consumidores estão mais acostumados com os protocolos de segurança. Além disso, retornaram para a vida cotidiana: não estão mais na casa de praia ou de campo, estão nas próprias casas, com os filhos frequentando a escola presencialmente. É um quadro de mais normalidade que contribui para o consumo de artigos de luxo”, comentou à Exame.

No ano passado, pico da pandemia, esse mercado já dava sinais de crescimento tanto para o período de isolamento social quanto como alternativa à alta do dólar. Dados encomendados pela FashionUnited, recolhidos pela Infracommerce — que trabalha com Dior, Oakley, Dailus e Montblanc —, mostram que o mercado de luxo apresentou um aumento de 93% no ao de 2020.


+ Notícias

Menor presença das marcas de luxo no Instagram é tendência ou reflexo da pandemia?

Como as marcas de luxo estão pensando o consumo para 2030

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]