O cenário da impressão 3D está se preparando para uma grande expansão nos próximos anos, conforme apontado no recente relatório da Fortune Business Insights. O estudo mostra que o mercado global de impressão 3D está projetado para alcançar a marca de US$ 105,99 bilhões até o ano de 2030, apresentando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 24,9% durante o período de previsão de 2023 a 2030.
No ano de 2022, o tamanho desse mercado foi estimado em US$ 18,33 bilhões e, na época, já revelava uma trajetória ascendente significativa nos próximos anos. Os dados e projeções foram apresentados ao público no relatório “Global 3D Printing Market Forecast, 2023-2030“, divulgado pela Fortune Business Insights.
Além disso, o tamanho do mercado de impressão 3D na América do Norte, em 2022, foi de US$ 6.83 bilhões, diante de um cenário de investimentos crescente dos fabricantes dessa tecnologia para impulsionar o setor. Vale lembrar ainda que, em 2021, a indústria automotiva tinha participação máxima neste mercado, com o uso de uma tecnologia chamada de Modelagem de Deposição Fundida (FDM).
Os principais players no mercado global de impressão 3D, conforme apresentados no relatório, incluem empresas como 3D Systems Corporation, The ExOne Company, voxeljet AG, Materialize NV, Redwire Corporation, Envisiontec, Inc., HP, Inc., General Electric Company (GE Additive) e Autodesk Inc.
O que impulsiona o mercado de impressão 3D?
Entre os principais fatores que podem ser apontados como impulsionadores e desenvolvimentos dessa indústria, é possível citar o rápido avanço da digitalização e a implementação crescente de tecnologias progressivas. Como exemplo, pode ser citada a Indústria 4.0, fábricas inteligentes, robótica e aprendizado automático (ML). Essas inovações são responsáveis por impulsionar a demanda por impressão 3D, especialmente para simulações online.
Um desenvolvimento chave em abril de 2023 foi a aquisição da AddiFab pela fornecedora de equipamentos de impressão Nexa3D. Essa aquisição visa expandir a tecnologia de impressão, incorporando as impressoras NXE 400 SLA 3D com a tecnologia Freeform Injection Molding da AddiFab. A Optomec Inc. também marcou presença ao entregar um sistema eletrônico impresso em 3D para um fabricante de saúde nos EUA, destinado à produção de dispositivos médicos de diagnóstico.
Vale citar ainda a união entre FITTLE e a Formlabs, para simplificar o acesso a ferramentas de fabricação digital com preços acessíveis. Esta colaboração estratégica não apenas beneficia ambas as empresas, mas também resulta em uma tornando as impressoras 3D da Formlabs mais acessíveis aos usuários na América do Norte. Depois, a Imaginarium e a Ultimaker inauguram uma parceria, apresentando uma linha inovadora de impressoras 3D, abrangendo modelos de mesa e industriais, no mercado indiano.
Outra parceria promissora aconteceu entre Neotech AMT e APES, para impulsionar a eletrônica impressa em 3D na América do Norte. O acordo permite a troca de recursos e tecnologias entre as empresas, fortalecendo as capacidades de desenvolvimento e produção no setor de fabricação aditiva. Já o grupo japonês Nikon adquiriu, em 2023, a SLM Solutions, fabricante de impressoras 3D industriais. Esse movimento fortalece a presença da Nikon na fabricação integrada de aditivos metálicos, consolidando sua posição no mercado global de impressão 3D.
Além disso, investimentos cruciais de governos e megaempresas tecnológicas foram identificados como fatores determinantes, e que estimularam e podem contribuir com o crescimento do mercado. A segmentação do mercado abrange componentes como hardware, programas e serviços, tecnologias como FDM, SLS, SLA, DMLS/SLM, entre outras, além de aplicações, usuários finais e regiões.
Liderança da América do Norte
A América do Norte lidera esse movimento de inovação, devido aos crescentes investimentos em tecnologias de fabricação progressivas, enquanto a Europa mantém a segunda maior participação de mercado. A Ásia-Pacífico é projetada para apresentar o maior CAGR durante o período de previsão.
O cenário competitivo sugere que as gigantes da indústria se concentrarão no lançamento de produtos para sustentar seus portfólios, destacando estratégias tanto orgânicas quanto inorgânicas. Tanto os novos participantes quanto os players estabelecidos devem investir em lançamentos de produtos, avanços tecnológicos e fusões e aquisições para se manterem competitivos no mercado global de impressão 3D.
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