O mercado de luxo deve encerrar 2015 com alta de 4% em todo o mundo, segundo o estudo ?Worldwide Luxury Markets Monitor, 2015 Spring Update?, da Bain & Company.
Para as Américas, a projeção é de uma alta menor que a média, entre 1% e 3%, com Brasil liderando o consumo no segmento.
A pesquisa mostra que nos primeiros três meses do ano, o segmento cresceu 3%. Em 2014, o mercado mundial acumulou 224 bilhões de euros em receita, sendo metade destes gastos registrados com compras relacionados a turismo.
No mundo, o número de consumidores de bens pessoais de luxo passou de 140 milhões para 350 milhões somente nos últimos 15 anos.
Apesar do crescimento, a pesquisa detectou uma mudança no comportamento dos consumidores de luxo, principalmente com relação aos preços.
?A percepção do produto não mudou, mas a consciência de preço aumentou drasticamente. Assim, os consumidores tendem a ser mais cuidadosos sobre quando e onde vão comprar algo. No entanto, uma parte relevante das vendas da indústria ainda são as compras por impulso?, disse, em nota, Cláudia D?Arpizio, sócia da Bain & Company em Milão e principal autora do estudo.
A variação cambial e os impostos impactam fortemente os preços dos itens, principalmente em países como o Brasil, onde a variação cambial chega a até 40%.
?A solução para alguns distribuidores do Brasil é semanalmente, por exemplo, ajustar os preços de acordo com dólar americano?, avalia Cláudia.
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