O valor de mercado de autentificação de identidade soma US$ 161 bilhões, de acordo com estudo global elaborado pela Visa em parceria com a Euromonitor International e divulgado nesta terça-feira, 7. Para se chegar a esse número, a pesquisa “Assessing Global Authentication Opportunities” identificou os momentos mais comuns em que os consumidores têm de autenticar a sua própria identidade por segurança e com qual frequência o fazem. Em 2016, houve 52 trilhões de momentos de autenticação, o que significa que cada adulto autentica sua identidade, em média, de 30 a 40 vezes por dia.
O levantamento foi realizado nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Cingapura e considerou como autenticação a evidência que uma pessoa fornece para certificar que é quem diz ser. Já o momento ou processo de autenticação varia e pode ser tão simples quanto inserir um código ou senha de seis dígitos ou tão avançada quanto uma análise facial ou de retina, por exemplo.
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Ao todo, foram identificados 175 momentos de autenticação de segurança. Embora tenha contabilizado momentos já comuns em nossas vidas – como desbloquear o smartphone com a digital e analisar o saldo da conta bancária online -, o estudo identifica também outros momentos não tão óbvios, como fazer check-in para consultas médicas e votação em eleições.
A pesquisa identifica ainda que, em um futuro próximo, a internet das coisas (IoT), os serviços médicos e de transporte serão as áreas em que a necessidade de autenticação será cada vez mais latente.