Pesquisar
Close this search box.
/
/
Country manager da Visa conta o que aprendeu sobre mentalidade vencedora

Country manager da Visa conta o que aprendeu sobre mentalidade vencedora

Fernando Teles, que ocupa o cargo na Visa do Brasil, explica os benefício de agir de forma positiva

* Por Fernando Teles

Quando eu era adolescente li uma história, narrada pelo jornalista e escritor Sydney Harris (1917-1986) em uma de suas colunas, que não sai da minha cabeça até hoje. Resume a forma como levo a vida e encaro as relações no trabalho.

De acordo com seu relato pessoal, ele e um amigo foram até uma banca de jornal da vizinhança, um hábito diário do colega de Sydney. Educadamente, como sempre, ele cumprimentou o jornaleiro e, em troca e sem motivos, recebeu um tratamento grosseiro. Diante disso, mesmo respondendo com cortesia, a situação se repetiu com mais impropérios do dono do local.

Sydney estranhou aquela cena e perguntou ao amigo: “Por que você foi tão educado com ele mesmo sendo tratado de forma rude?”

A resposta veio com outra pergunta: “E por que eu devo deixá-lo decidir como eu vou agir?”

Ou seja, ele está escolhendo a forma como vai se comportar, e não reagindo à maneira como foi insultado. Quando quebra esse ódio com cortesia, ele reverte o jogo e, provavelmente, causa no interlocutor uma influência positiva – ou ao menos uma reflexão. Em geral, é como tento conduzir a minha vida: com uma atitude positiva em relação a tudo.

O olhar positivo

Quando me perguntam como estou, invariavelmente eu respondo: “sempre bem”. Isso causa um estranhamento em quem escuta – o que é proposital – ao mesmo tempo em que transfere para o outro uma carga de positividade na qual eu acredito muito. É como se fosse meu mantra desde os 20 anos! Se você encara as coisas com viés positivo, tem grande chance de atrair essa energia boa de volta.

Isso é parte de uma mentalidade vencedora.

Sou um cara competitivo por natureza, apesar de não me dar bem nos esportes. Mas sempre me esforcei para fazer o meu melhor. Estou sempre insatisfeito, querendo mais. Isso me impulsiona a evoluir e alcançar novos patamares. Empresto do esporte a disciplina. Às vezes, sou até chato com o rigor das minhas próprias metas.

Na Visa, me dedico a dosar essa ambição positiva, o apreço por novas experiências e a disciplina na execução dos projetos, mantendo (e esse é um ingrediente importante) um ambiente de trabalho agradável. Espero estar contaminando, no bom sentido, e inspirando as equipes com essa mentalidade vencedora.

Tudo tem um efeito

Não à toa colhemos bons resultados nos últimos anos, consolidando parcerias em projetos inovadores para o setor e atuando na dianteira em temas relevantes para a sociedade. Levando debaixo do braço a missão de fazer com que pessoas, empresas e economias prosperem em um mundo mais inclusivo e digital.

Entendo que, no mundo dos negócios, a própria inovação deriva desse sentimento de olhar os desafios do dia a dia sem medo de fracassar, assumindo riscos que são controláveis, indo além. Sem arriscar, você jamais vai inovar, evoluir. Nesse sentido, a inovação também tem a ver com flexibilizar suas ideias – pivotar, na linguagem atual –, estabelecer parcerias com quem tem opiniões divergentes e ser humilde para reprogramar suas convicções.

A mentalidade vencedora não significa ganhar sempre – o que, convenhamos, é impossível a qualquer pessoa, por mais genial que ela seja. Tem mais a ver com o esforço de alcançar o seu melhor. Em seu best-seller “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford, cita uma frase da atleta americana Jackie Joyner-Kersee para ilustrar esse pensamento. Ela diz que não se importa de perder desde que sinta que houve evolução e fez o melhor que podia.

De volta à história com a qual iniciei este artigo, acredito muito que nossas tomadas de decisões ao longo da vida têm o poder de guiar nosso destino por meio dos caminhos que escolhemos. Claro que existem contratempos, desvios de percurso que não foram planejados, mas a perseverança, o esforço e a positividade podem nos levar longe.

* Fernando Teles é country manager da Visa do Brasil


+ Notícias 

O futuro gasoso e a disrupção da expectativa 

Nova diretora de clientes da Brasilseg aponto futuro do setor de seguros 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]