Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como funcionará a ‘memória’ do ChatGPT?

Como funcionará a ‘memória’ do ChatGPT?

Atualização do ChatGPT transforma a inteligência artificial conversacional para que lembre e aprenda com interações passadas

O ChatGPT evoluiu para uma nova era de interações mais personalizadas e significativas. A nova atualização ‘memória‘, que tem sido testada pela plataforma, possui a capacidade de lembrar e aprender com as conversas anteriores do usuário e marca um avanço crucial na inteligência artificial conversacional. Esta transformação não apenas amplifica a capacidade do modelo de compreender contextos complexos, mas também abre as portas para bate-papos futuros mais envolventes e úteis.

Explicando a memória do ChatGPT

Outro exemplo de como essa atualização irá agir: ao compartilhar sobre a cafeteria que você possui no bairro, o ChatGPT está ciente de como iniciar a elaboração de mensagens para uma postagem nas redes sociais, celebrando a abertura do novo local.

Ainda dentro dos exemplos citados pela OpenAI está o caso de um pai de uma criança pequena que adora águas-vivas. Ao solicitar assistência na criação do cartão de aniversário, o ChatGPT sugere a ideia de representar uma água-viva com um chapéu de festa, incorporando o gosto da criança. Além disso, pode agir também no seguinte caso: uma professora de jardim de infância com 25 alunos expressou preferência por aulas de 50 minutos, seguidas por atividades de acompanhamento. Essa informação é recordada pelo ChatGPT ao auxiliá-lo na elaboração de planos de aula.

Você no controle

Diante da possibilidade de usuários se sentirem desconfortáveis por terem suas perguntas coletadas pela OpenAI e usadas, posteriormente, como dados de treinamento do bot, a plataforma comunicou que a memória pode ser desligada. Assim, sem estar ativa, elas não serão criadas e nem usadas.

“Podemos usar o conteúdo que você fornece ao ChatGPT, incluindo memórias, para melhorar nossos modelos para todos. Se desejar, você pode desativar isso nos Controles de Dados. Como sempre, não treinaremos com conteúdo de clientes ChatGPT Team e Enterprise”, pontuou a OpenAi em nota.

A OpenAI informou ainda que o ChatGPT continua aprimorando sua utilidade com a introdução de instruções personalizadas. Com a atualização, será possível fornecer direcionamentos específicos sobre suas preferências, orientando o bot sobre informações relevantes e modos de respostas desejados. Ao acrescentar informações explícitas às instruções personalizadas, o usuário tem mais controle sobre a interação. O ChatGPT, inclusive, pode reter detalhes relevantes durante conversas subsequentes.

Além disso, diante da preocupação dos usuários com a segurança a privacidade, a empresa informou que considerações adicionais foram incorporadas à memória do ChatGPT. Essa atualização tem o objetivo de garantir que apenas informações pertinentes e consentidas sejam lembradas. Foram ainda implementadas medidas para evitar qualquer retenção proativa de dados confidenciais, como detalhes de saúde, a menos que expressamente solicitado pelo usuário.

A nova funcionalidade de memória do ChatGPT dentro das empresas

GPTs também terão memória

Além das melhorias no ChatGPT, os GPTs agora terão suas próprias memórias distintas. Os construtores podem optar por habilitar a memória para seus GPTs, com uma experiência mais personalizada. Cada GPT terá sua própria memória exclusiva, não compartilhada com os construtores. Isso significa que, ao interagir com um GPT habilitado para memória, os usuários também devem ativar sua própria memória. Por exemplo: o Books GPT, projetado para ajudar na escolha da próxima leitura, adapta recomendações com base em preferências memorizadas, eliminando a necessidade de repetição de informações.

Foto: Iryna Imago / Shutterstock.com



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]