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O ano da revolução: inteligência artificial generativa moldou 2023

O ano da revolução: inteligência artificial generativa moldou 2023

Em 2023, OpenAI e plataformas como Character.ai e Wondershare.com moldaram significativamente a criação de conteúdo e a interação humana com a tecnologia ao longo do ano

No mundo das inovações tecnológicas, 2023 marcou uma virada notável na ascensão da inteligência artificial (IA). No último ano, testemunhamos a consolidação e popularização dessa tecnologia revolucionária, que transcendeu as fronteiras do acadêmico e do empresarial para se infiltrar no tecido cotidiano da sociedade. A IA generativa, um subcampo da inteligência artificial dedicado à criação autônoma de conteúdo original, ganhou destaque como uma força motriz na transformação de diversas indústrias e na interação humana com a tecnologia. Entre os destaques, a plataforma OpenAI, teve um papel crucial para impulsionar essa nova tecnologia.

Tanto a ferramenta de design digital da OpenAI, DALL. E, quanto seu gerador gratuito de texto e codificação de IA, ChatGPT, geraram compartilhamento de conteúdo e experimentação em plataformas de mídias sociais. A exemplo disso, no TikTok, postagens com melhor desempenho mostram o influenciador da Microsoft Mike Tholfsen compartilhando como fazer pelo aproveitamento do ChatGPT para apresentações no PowerPoint. Já a influenciadora Karen X usou a edição DALL.E para experimentar e idealizar design.

Nesse cenário, outras ferramentas generativas baseadas em IA aproveitam o impulso para lançar atualizações se seus softwares em 2023. Character.ai e Wondershare.com podem ser citadas como exemplo. No caso da primeira, passou a redefinir o design de seu chatbot e avatar, enquanto a segunda fez melhorias na edição de vídeos e apresentações.

Como os mercados-chave lidaram com a IA em 2023?

Nos Estados Unidos, os usuários da Character.ai ultrapassam o número de dois milhões de visitantes únicos. Já no México, o número foi de 483 mil. O Reino Unido aparece em terceiro lugar, com 388 mil. Enquanto isso, o Brasil ocupa a quarta colocação, com 350 mil. Em seguida está a França, com 175 mil. Espanha, Índia e Itália também aparecem na lista, com respectivamente 152 mil, 117 mil e 114 mil cada.

Quanto ao público da Wondershare.com, a plataforma baseada em IA registrou mais de sete milhões de visitantes únicos durante setembro de 2023. No mesmo período, tanto os EUA quanto o Brasil alcançaram mais de um milhão, com três milhões e um milhão de visitantes únicos, respectivamente. Em seguida, aparece no estudo o Reino Unido, que registou uma audiência substancial e meio milhão de visitantes únicos mensais durante o mesmo período.

Popularidade da Wondershare entre Geração Z nos EUA

Nos Estados Unidos, a Geração Z tem tido preferência pela Wondershare, empresa de desenvolvimento de software especializada em criatividade de vídeo, diagramas e gráficos, soluções de PDF e programas utilitários. O levantamento da Comscore mostrou um índice de composição UV de 268, representando três milhões de visitantes únicos.

A análise de afinidade da Comscore ressalta a popularidade da plataforma Wondershare entre os adultos da Geração Z nos EUA, marcada por um índice de composição UV de 268. Isto também é evidente na França (150), Espanha (148), México (147) e Índia (136). Na faixa etária de 25 a 34 anos, a plataforma é usada expressivamente na Espanha (194), no Brasil (159), nos EUA (158), na Itália (128) e na França (107).

O estudo conclui que a inteligência artificial generativa, em 2023, transformou de forma célere a forma como as pessoas criam conteúdo, especialmente entre o público da Geração Z. A expectativa é que, à medida que essa tecnologia evolua, novas tendências e métricas surjam.

Foto: Varavin88 / Shutterstock



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