Pesquisar
Close this search box.
/
/
O ano da revolução: inteligência artificial generativa moldou 2023

O ano da revolução: inteligência artificial generativa moldou 2023

Em 2023, OpenAI e plataformas como Character.ai e Wondershare.com moldaram significativamente a criação de conteúdo e a interação humana com a tecnologia ao longo do ano

No mundo das inovações tecnológicas, 2023 marcou uma virada notável na ascensão da inteligência artificial (IA). No último ano, testemunhamos a consolidação e popularização dessa tecnologia revolucionária, que transcendeu as fronteiras do acadêmico e do empresarial para se infiltrar no tecido cotidiano da sociedade. A IA generativa, um subcampo da inteligência artificial dedicado à criação autônoma de conteúdo original, ganhou destaque como uma força motriz na transformação de diversas indústrias e na interação humana com a tecnologia. Entre os destaques, a plataforma OpenAI, teve um papel crucial para impulsionar essa nova tecnologia.

Tanto a ferramenta de design digital da OpenAI, DALL. E, quanto seu gerador gratuito de texto e codificação de IA, ChatGPT, geraram compartilhamento de conteúdo e experimentação em plataformas de mídias sociais. A exemplo disso, no TikTok, postagens com melhor desempenho mostram o influenciador da Microsoft Mike Tholfsen compartilhando como fazer pelo aproveitamento do ChatGPT para apresentações no PowerPoint. Já a influenciadora Karen X usou a edição DALL.E para experimentar e idealizar design.

Nesse cenário, outras ferramentas generativas baseadas em IA aproveitam o impulso para lançar atualizações se seus softwares em 2023. Character.ai e Wondershare.com podem ser citadas como exemplo. No caso da primeira, passou a redefinir o design de seu chatbot e avatar, enquanto a segunda fez melhorias na edição de vídeos e apresentações.

Como os mercados-chave lidaram com a IA em 2023?

Nos Estados Unidos, os usuários da Character.ai ultrapassam o número de dois milhões de visitantes únicos. Já no México, o número foi de 483 mil. O Reino Unido aparece em terceiro lugar, com 388 mil. Enquanto isso, o Brasil ocupa a quarta colocação, com 350 mil. Em seguida está a França, com 175 mil. Espanha, Índia e Itália também aparecem na lista, com respectivamente 152 mil, 117 mil e 114 mil cada.

Quanto ao público da Wondershare.com, a plataforma baseada em IA registrou mais de sete milhões de visitantes únicos durante setembro de 2023. No mesmo período, tanto os EUA quanto o Brasil alcançaram mais de um milhão, com três milhões e um milhão de visitantes únicos, respectivamente. Em seguida, aparece no estudo o Reino Unido, que registou uma audiência substancial e meio milhão de visitantes únicos mensais durante o mesmo período.

Popularidade da Wondershare entre Geração Z nos EUA

Nos Estados Unidos, a Geração Z tem tido preferência pela Wondershare, empresa de desenvolvimento de software especializada em criatividade de vídeo, diagramas e gráficos, soluções de PDF e programas utilitários. O levantamento da Comscore mostrou um índice de composição UV de 268, representando três milhões de visitantes únicos.

A análise de afinidade da Comscore ressalta a popularidade da plataforma Wondershare entre os adultos da Geração Z nos EUA, marcada por um índice de composição UV de 268. Isto também é evidente na França (150), Espanha (148), México (147) e Índia (136). Na faixa etária de 25 a 34 anos, a plataforma é usada expressivamente na Espanha (194), no Brasil (159), nos EUA (158), na Itália (128) e na França (107).

O estudo conclui que a inteligência artificial generativa, em 2023, transformou de forma célere a forma como as pessoas criam conteúdo, especialmente entre o público da Geração Z. A expectativa é que, à medida que essa tecnologia evolua, novas tendências e métricas surjam.

Foto: Varavin88 / Shutterstock



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]