No mundo de hoje, a responsabilidade corporativa é tão fundamental para o sucesso quanto o próprio desempenho financeiro. Empresas que sabem lidar com o poder da reputação estão mais aptas a navegar na economia e superar a concorrência.
Com consumidores cada vez mais engajados e exigentes, as empresas precisam prezar pela coerência entre o que dizem e fazem. Essa abordagem é o que muitas vezes define se a marca vai cair, ou não, no gosto da opinião pública.
Pensando nisso, a Reputation Institute (RI) publicou o CR RepTrak, um estudo anual de companhias com as melhores reputações em responsabilidade corporativa do mundo.
Para elaborar o ranking, o RI viajou para 15 países e entrevistou mais de 230 mil pessoas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019. Foram consideradas empresas com receita superior a US$ 1 bilhão e conhecidas por pelo menos 20% da população dos países visitados.
O primeiro lugar da lista ficou com a Lego, graças aos seus esforços no campo de sustentabilidade ambiental. No ano passado, a dinamarquesa começou a produzir peças de polietileno à base de plantas.
A Natura ficou em segundo lugar, destacando-se pelo uso de ingredientes naturais e brasileiros nos cosméticos. A Havaianas também aparece entre as dez melhores, ocupando a sétima posição.
Apenas os Estados Unidos superaram o Brasil em número de empresas representadas, entre as americanas estão: Intel, The Walt Disney Company, Google e Microsoft.
O ranking desse ano apresentou um aumento de 1,6 pontos no desempenho das empresas nessa área, índice muito diferente de 2018, que registrou uma queda de 1,4 pontos.
Para Stephen Hahn-Griffiths, diretor de reputação do RI, isso não significa que as empresas estão fazendo algo drasticamente diferente, mas que pelo menos estão realizando um trabalho melhor.
“Elas optaram por escolher um ponto que importa, em vez de tentar resolver tudo, e isso causou um aumento nas pontuações de responsabilidade corporativa”, disse Hahn-Griffiths.
Essa é uma tendência das empresas que estão cada vez mais focadas em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Uma lista com 17 metas econômicas, ambientais e sociais está previstas para ser atingida até 2030.
10 empresas com melhor reputação em responsabilidade corporativa em 2019:
1º LEGO Group (Dinamarca)
2º Natura (Brasil)
3º Microsoft (EUA)
4º Google (EUA)
5º The Walt Disney Company (EUA)
6º The Bosch Group (Alemanha)
7º Havaianas (Brasil)
8º Intel (EUA)
9º Lavazza (Itália)
10º Ikea (Holanda)
+ MUNDO CORPORATIVO
Um terço dos projetos corporativos de IoT “morrem” na fase de projeto
De olho no mercado corporativo, Vivo lança PABX em nuvem
O PC está morto? Positivo se volta para o mercado corporativo