Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça os 10 melhores parques do mundo

Conheça os 10 melhores parques do mundo

Site lista ranking com as áreas verdes "must-see" dos principais países do mundo. O Parque do Ibirapuera está entre os mais visitados

Zonas verdes nas grandes cidades do mundo não são só um elemento positivo de urbanismo. São também uma necessidade para manter o equilíbrio entre concreto e vegetação, o espaço para dar qualidade de vida para quem vive entre carros e arranha-céus. Os parques podem ser um respiro no meio da correria do dia-a-dia e também um ponto turístico para quem mora ou passeia por ali.

Pensando nisso, o site Fodors.com, especialista em dar boas dicas de viagem, fez o ranking com as áreas verdes “must-see” dos principais países do mundo. Para a nossa surpresa, o Parque do Ibirapuera está entre os que devem ser visitados. Acompanhe o top 10:

Jardim de Turia, em Valência, na Espanha

Quando em terras espanholas, hora de conhecer o local que já foi o leito do rio Turia, mas que depois da mudança urbanística de 1950 se transformou em um dos mais belos parques do mundo. O enorme espaço verde leva seus frequentadores até a Cidade das Artes e da Ciência, um recanto futurista de Valência conhecido por seu design de tirar o fôlego e ser ponto de encontro da maioria dos turistas que visitam a cidade. São oito quilômetros de extensão apenas, mas certamente um dos orgulhos dos valencianos.

Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Brasil

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O queridinho dos paulistanos – que nos finais de semana mais cheios de verão pode passar abrigar mais de 300 mil frequentadores – não podia ficar de fora desta lista. Com mitos edifícios projetados por Oscar Niemeyer dentro do parque – a Auditório Oscar Niemeyer e o Museu de Arte Moderna são dois deles. Outros quatro museus estão alojados no parque, que é ponto de encontro de quem malha durante a semana, e de quem quer apenas relaxar entre suas muitas árvores no sábado e no domingo. O Ibira, que possui  também tem um viveiro de plantas e recebe diversos eventos culturais como a Bienal de Arte e, ocasionalmente, a Semana de Moda de São Paulo.

O High Line, em Nova York, nos Estados Unidos

O que fazer com uma área abandonada bem no meio da cidade? Transformar em parque, ora essa. O High Line, em Nova York, se tornou um exemplo para muitas cidade que também sofrem com locais que perderam a utilidade ou estão degradados. Antes meros trilhos de um trem elevado, o parque se transformou em point turístico e também atrai os nova-iorquinos que usam o espaço para relaxar na hora do almoço. Criado em 2009, seus 2,45 quilômetros fizeram da região uma das mais concorridas de NYC.

Jardim Hama-rikyu, em Tóquio, no Japão

Bem no centro da metrópole japonesa está esse belíssimo centro verde com lagoas salgadas que vão até a Baía de Tóquio. É um oásis de paz e tranquilidade perto do Mercado de Peixe de Tsukiji. O local tem uma casa de chá e trilhas de caminhada. O parque tem colinas artificialmente construídas perfeitas para o relaxamento. O parque também fica cheio durante a semana.

Sydney Park Wetlands, em Sydney, Auystrália

Fora do centro da maior cidade australiana, esse parque é um verdadeiro recanto selvagem logo à primeira vista. Diferente dos outros por contar áreas úmidas, ou seja, espécies de pântanos que recebem água de reuso do sistema de tratamento de Sydney. É como se, anualmente, o volume de água disponível para 340 piscinas olímpicas fosse limpo e estivesse disponível para inundar certas partes desta área verde inusitada. E o melhor: antigamente, Wetlands era um local de despejo de lixo, que se tornou uma rica área com ciclovias, trilhas, cachoeiras e vida selvagem nativa. De fazer inveja, não?

Red Ribbon Park, em Qinhuangdao, na China

Localizado às margens do rio Tanghe, em uma região não tão conhecida dos turistas ocidentais, o local é conhecido por ter um banco vermelho curvado de 500 metros de extensão. Outro parque no mundo que antes era uma área de desejo de lixo, o Red Ribbon revitalizou a região, além de proteger a flora local. À noite, ele ganha iluminação especial é se torna ainda mais bonito de se visitar.

Royal National City Park, em Estocolmo, na Suécia

Os nórdicos não poderiam estar de fora desta lista. A capital sueca abriga um parque urbano que desafia os outros parques do mundo, tamanha as suas particularidades. Para começar, é uma floresta com prédios históricos, museus e parques de diversão, tudo dentro de seus limites. O Royal National também conecta Estocolmo a outras duas cidades – Solna e Lidingö – e foi criado em 1995. Virou uma das assinaturas do estilo de vida voltado para o bem-estar tão típico dos escandinavos.

Villa Doria Pamphili, em Roma, na Itália

Essa beleza de área verde carrega em si todo o charme italiano, em um misto de dolce far niente com cultura e história. Localizado ao redor da Galeria Pamphili, é um dos programas preferidos dos romanos e está situado no que antes era uma vila particular por centenas de anos. Criado em 1960, é repleto de labirintos verdes e esculturas renascentistas, o parque é concorrido aos finais de semana, mas um oásis de se visitar de segunda a sexta.

Gardens by the Bay, em Cingapura, Malásia

O local é, de longe, o mais exótico de toda a lista. Consiste em um espaço de mais de 100 hectares no qual estão as chamadas Supertrees, imensos arranjos florais com que imitam árvores gigantes e cujas flores mudam de cor. Uma das principais atrações turísticas de Cingapura, o parque que era anteriormente um pântano, se tornou um invejável ecossistema que funciona à base de muita tecnologia. Os lagos artificiais são projetados para colher água quando chove e essa mesma água também irriga os jardins. Já a eletricidade para manter as luzes incríveis do local em dia é garantida graças a painéis solares. Uma ideia que poderia ser copiada no mundo todo.

Praças of Savannah, na Georgia, Estados Unidos

O estado americano tem sua “joia da coroa” quando o assunto é parques imperdíveis. As Praças de Savannah são um conjunto de 22 mini parques distribuídos por Savannah, primeira cidade da América a ser totalmente planejada. As praças são pontos de encontro essenciais para a vida da cidade e cada uma é dedicada a um evento histórico importante que marcou a região. É em uma delas que você encontrará o famoso banco onde Forrest Gump, o personagem de Tom Hanks em filme homônimo, se sentou para contar uma de suas incríveis histórias.


Casas minúsculas reduzem impacto ambiental e problemas de habitação

O que as companhias aéreas estão fazendo para deixar as viagens mais sustentáveis?

Site de viagens lista lugares em que a mudança climática já pode ser sentida

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]