/
/
Casas minúsculas reduzem impacto ambiental e problemas de habitação

Casas minúsculas reduzem impacto ambiental e problemas de habitação

Demanda entre os jovens cresce pela dificuldade de comprar residências tradicionais

O conceito de moradia minimalista não é novo, mas o movimento das “tiny houses”, ou casas minúsculas, começou a ganhar relevância após a crise imobiliária nos Estados Unidos, em 2008, com oferta de moradia mais barata e sustentável. Hoje, as casas minúsculas estão presentes na cultura americana, desde reality shows que mostram a rotina de seus moradores até expansões específicas sobre o tema no jogo The Sims.

Não existe uma definição universal para uma casa minúscula, mas ela geralmente tem entre 10 e 40 metros quadrado, com espaços aproveitados de maneira eficiente, e oferece um custo de construção relativamente baixo. Normalmente, as casas minúsculas são pré-fabricadas e, para contornar as regras mínimas de tamanho de casas presentes nos códigos de zoneamento da maioria das cidades, são colocadas sobre rodas e estacionadas em um quintal ou terreno alugado especificamente para este propósito.

Por serem construídas de forma rápida e sem necessidade de grandes investimentos, as casas minúsculas contribuem para a redução do déficit habitacional, especialmente em cidades com pouco espaço para novas construções.

De acordo com relatório divulgado em janeiro deste ano pela TechNavio, o mercado global das casas minúsculas tem potencial para crescer US$ 5,8 bilhões entre 2020 e 2024. Segundo o relatório, a demanda por casas deste estilo está aumentando por conta da incapacidade dos jovens de comprar casas convencionais e da necessidade de otimizar o orçamento doméstico entre os aposentados.

Impacto positivo no meio ambiente

Casas minúsculas

Mas essas casas minúsculas são realmente positivas para o meio ambiente? Pode parecer óbvio que trocar uma casa ampla por uma residência minimalista reduz a pegada ecológica do morador. Para comprovar o impacto desse tipo de moradia no meio ambiente, a pesquisadora Maria Saxton desenvolveu um estudo que fornece evidências mensuráveis sobre como a redução de tamanho das casas influencia o meio ambiente.

Segundo a pesquisa, realizada com 80 proprietários de casas minúsculas nos Estados Unidos, o impacto ambiental da residência foi reduzido em cerca de 45%, em média, em comparação a uma casa tradicional.

De acordo com a pesquisadora, além de diminuir o consumo de água, energia e espaço construído, a redução no tamanho das casas afeta positivamente o meio ambiente de maneiras inesperadas. “Todos os principais componentes do estilo de vida dos moradores, incluindo alimentação, transporte e consumo de bens e serviços, foram influenciados positivamente”, explica Maria Saxton, em artigo publicado sobre sua pesquisa.

O estudo identificou que moradores de casas minúsculas são mais propenso a comprar alimentos localmente, dirigem menos e usam meios de transportes mais sustentáveis, como bicicleta e transporte público. Além disso, por ter pouco espaço de armazenamento, consomem menos e geram menos lixo.

“Resumindo, descobri que a redução da metragem das casas é um passo importante para reduzir pegadas ecológicas e incentivar comportamentos  ambientalmente mais saudáveis”, afirma a pesquisadora no artigo.


O que as companhias aéreas estão fazendo para deixar as viagens mais sustentáveis?

Dove troca embalagens vazias por produtos novos

5 vitórias na luta contra o aquecimento global na última década


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]