Pesquisar
Close this search box.
/
/
Medicina: atendimento humanizado é principal critério de escolha de pacientes 4.0

Medicina: atendimento humanizado é principal critério de escolha de pacientes 4.0

Nos serviços médicos, os pacientes não abrem mão da atenção e do cuidado no atendimento, mesmo utilizando ferramentas digitais para obter indicações. Entenda

Surpreendentemente, em um mundo digitalizado, as pessoas cada vez mais prezam pelos atendimentos humanizados. Embora a maioria dos serviços como bancos, mercados e restaurantes, estejam disponíveis na palma da mão, uma coisa não muda: ao pesquisar um produto, serviço ou negócio local, as opiniões de outros clientes ainda são critérios decisivos.

No mundo da medicina isso não é diferente. Se antes as indicações eram feitas boca a boca, através de familiares e amigos, agora podem ser obtidas por meio de avaliações na internet.

Uma pesquisa realizada pela Doctoralia, plataforma mundial de agendamento e consultas online, analisou mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários para entender os critérios utilizados pelo paciente 4.0 na escolha do médico. E o que foi constatado? No Brasil, muito acima dos outros países investigados, 63% das pessoas procuram pelo atendimento humanizado.

Fonte: Doctoralia

Para Gustavo Comitre, gerente de Produtos de Experiência do Paciente na Doctoralia, o paciente 4.0 é aquele com acesso à informação e interessado em consultar diferentes opiniões, argumentar e discutir até ter confiança que aquela é a melhor decisão.

“É o paciente que vai buscar diferentes profissionais, verificar as opiniões sobre eles, pesquisar sobre sua condição de saúde e, vai querer não apenas uma decisão consentida por seu médico, mas principalmente uma decisão construída e compartilhada. Por isso, o diálogo é fundamental para esse paciente confiar no profissional do outro lado”, explica.

Ainda segundo Comitre, para o brasileiro, o atendimento humanizado envolve mais do que um simples “olá” e chamá-lo pelo nome no início da consulta.

“O lado humano se sobressai quando o médico consegue deixar o paciente confortável no consultório, olhar em seus olhos, fazer com que ele sinta que o especialista se importa com sua saúde e, em especial, ter uma comunicação clara e amigável”, complementa.

É fundamental que o paciente não só compreenda o que foi passado, mas sinta que sua saúde é importante e que mais pessoas estão com ele, seja em um tratamento medicamentoso ou em outro tipo de intervenção.

O estudo da Doctoralia conseguiu identificar também quais são os fatores que deixam a desejar nos serviços médicos brasileiros, o que confirmou mais uma vez a questão da abordagem humana: 37% dos pacientes reclamam da falta de atenção médica e dificuldade de comunicação nas consultas.

Fonte: Doctoralia

Segundo Cadu Lopes, CEO da Doctoralia, as opiniões dos usuários, além de ajudar os outros a escolher um médico na plataforma, contribuem para a compreensão das preferências do paciente digital.

“Nós aprendemos que as pessoas não querem apenas agendar uma consulta, mas que procuram por um profissional a quem confiar e que atenda às expectativas delas. E as opiniões são o melhor jeito de se sentirem confortáveis com um médico antes de agendarem a visita”, afirma.

O mercado da medicina está está em constante transformação e os profissionais estão colocando cada vez mais o paciente em primeiro plano. É importante que os profissionais aprendam a conduzir uma experiência incrível e diferenciada, englobando não só o tratamento médico correto, mas também boa comunicação, pontualidade e atendimento humanizado.


Dicas práticas de como a tecnologia pode auxiliar no atendimento
Cannabis medicinal: tudo que você precisa saber sobre a regulamentação


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]