As vendas no varejo de material de construção cresceram 3% no primeiro quadrimestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são da Pesquisa Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que entrevistou 530 lojistas entre os dias 25 a 30 de abril.
De acordo com o relatório, em abril o setor teve desempenho estável na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já na comparação sobre março, o setor apresentou retração de 15%.
“Tivemos um mês de março muito superior a março do ano passado, por isso já esperávamos retração no mês de abril, que é um mês de vendas mais modestas, se comparado ao restante do ano. Os diversos feriados, assim como a tensão gerada pela greve em plena sexta-feira, véspera de um feriado longo, prejudicaram o desempenho do setor no final do mês”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
Medo da crise intimida consumidor
Para Conz, os dois últimos anos foram muito complicados para a cadeia da construção como um todo. “O setor está reagindo, mas ainda bem abaixo dos números apresentados nos últimos 10 anos”, diz. Segundo o presidente, estamos em um momento em que as pessoas seguraram por muito tempo as reformas, por medo da crise. “Mas a casa continua precisando de reparos, e quanto mais tempo essa reforma for adiada, pior será o estrago”, avalia.
Facilitar crédito é o caminho
Os bancos privados também iniciaram uma ofensiva no sentido de facilitar o crédito ao consumidor que quer construir ou reformar.
Na análise de Conz, estamos começando a “sentir o efeito da investida do governo”. “Programas como o Cartão Reforma, que soltou seu primeiro edital, de R$ 100 milhões, com distribuição na primeira cidade, Caruaru, é um exemplo. A previsão é de um edital por mês, até atingir o teto de R$ 1 bilhão em 2017. Isso deve ter um impacto muito positivo no nosso
O estudo também indica que cerca de 32% dos entrevistados pretendem fazer novos investimentos em 2017. Já a intenção de contratar novos funcionários diminuiu de 13% para 10%.
Material de construção tem bom desempenho no início do ano
Vendas do varejo de material de construção crescem 3% no primeiro quadrimestre; veja a análise
- Marcelo Brandão
- 2 min leitura
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