/
/
CM Entrevista: “Em um mundo interconectado, a confiança é o ativo mais valioso”, afirma VP da Mastercard

CM Entrevista: “Em um mundo interconectado, a confiança é o ativo mais valioso”, afirma VP da Mastercard

Fraudes virtuais já causam trilhões em prejuízos globais; executiva da Mastercard defende inovação, cooperação e prevenção para proteger o ecossistema financeiro digital.

A digitalização avança rapidamente e de forma inédita em diversos setores. A cada novo passo, surgem também novos desafios, entre eles tornar a cibersegurança uma missão crítica dentro das empresas.

Acompanhando de perto não apenas todo o potencial das novas tecnologias para a evolução dos negócios, mas também os riscos e ameaças digitais que envolvem essa jornada, Ana Lucia Magliano, vice-presidente executiva de Serviços da Mastercard para América Latina e Caribe, afirma que novas táticas impulsionadas por Inteligência Artificial (IA) e redes criminosas sofisticadas estão colocando em risco a confiança, o crescimento e a segurança do ecossistema financeiro digital. “Não se trata apenas de proteger transações, mas de assegurar cada interação. Sem confiança, a digitalização não pode prosperar”, frisa a executiva.

Cibersegurança: um desafio global em crescimento

Ana avalia que os cibercriminosos encontraram na IA uma ferramenta poderosa para sofisticar seus ataques. “Deepfakes, phishing automatizado e fraudes em grande escala tornam o crime organizado digital não apenas mais eficaz, mas também mais difícil de rastrear.”

E os números são alarmantes. Em 2023, as perdas por fraudes online alcançaram 1 trilhão de dólares em todo o mundo. Estima-se que o custo do cibercrime global chegue a 14 trilhões de dólares até 2028, o que o tornaria a terceira maior economia do mundo. “As fraudes continuam sendo uma ameaça significativa e crescente, com quase metade dos consumidores globais sofrendo pelo menos uma tentativa por semana”, comenta Ana.

De acordo com a empresa de cibersegurança Cybersecurity Ventures, o custo global dos ciberataques em 2023 foi de 6 trilhões de dólares, e a previsão é que esse número aumente para 10 trilhões em 2025.

Na América Latina, vazamentos e violações de dados atingiram um custo médio de 2,46 milhões de dólares – um recorde histórico para a região e um aumento de 76% desde 2020, segundo o estudo Cost of a Data Breach (América Economía – edição especial sobre Cibersegurança, de março de 2024).

“Esses dados reforçam a necessidade de uma abordagem mais estratégica em cibersegurança, que permita antecipar ameaças em vez de apenas reagir a elas”, pontua Ana Lucia.

Rumo a um ecossistema digital mais seguro

Mas, como as instituições financeiras podem ser mais ágeis e assertivas nesse confronto digital? Na Mastercard, por exemplo, Ana conta que a segurança digital é parte integrante da missão da organização. “Para nós, garantir a segurança digital envolve três pilares fundamentais”. O primeiro pilar, segundo Ana, é avaliar e dar visibilidade aos riscos cibernéticos, utilizando soluções que auxiliem na compreensão da exposição ao risco e permitam o monitoramento constante de vulnerabilidades.

O segundo pilar é proteger, implementando tecnologias avançadas para mitigar ameaças. “A IA e o monitoramento em tempo real são ferramentas essenciais para prevenir ataques, fortalecendo nossa capacidade de inteligência contra ameaças em tempo real.” Ana Lucia destaca que soluções como o SafetyNet evitaram perdas de 50 bilhões de dólares por fraudes nos últimos três anos.

O terceiro pilar é organizar um ecossistema de confiança. “A luta contra o cibercrime não pode ser feita isoladamente. São necessárias alianças entre empresas, governos e organizações para compartilhar inteligência e criar padrões de segurança mais robustos”, detalha.

A capacidade de rastrear padrões de ciberataques globalmente também é crucial, pontua Ana. “Hoje, é possível detectar um ataque no Brasil, rastrear sua movimentação até a Indonésia e analisar sua reincidência na Alemanha. Esse nível de conectividade e análise preditiva é fundamental para antecipar ameaças emergentes e fortalecer a resiliência digital.”

A IA como aliada

Enquanto a IA torna-se uma aliada poderosa na segurança digital, essa mesma tecnologia tem auxiliado cibercriminosos no aprimoramento de seus ataques. No entanto, Ana Lucia destaca que as soluções de IA generativa utilizadas na Mastercard permitem uma proteção muito eficiente.

Essas soluções dobraram a taxa de detecção de cartões comprometidos, reduziram em 200% os falsos positivos na detecção de fraudes e aumentaram em 300% a velocidade de identificação de comércios em risco. “Essas inovações fortalecem a segurança e melhoram a experiência do usuário, reduzindo fricções e aumentando a confiança em cada transação”, frisa.

Por fim, Ana Lucia entende que todo esse avanço com IA e a questão da cibersegurança se apresentam hoje como um “chamado à ação”, onde a segurança é uma responsabilidade compartilhada. “Em um mundo cada vez mais interconectado, a confiança é o ativo mais valioso. Sem segurança, as oportunidades da digitalização podem ser comprometidas. Hoje, mais do que nunca, garantir a segurança do ecossistema digital exige inovação, cooperação e uma abordagem preventiva”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]