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Apareço, logo existo! Entenda o poder do marketing pessoal como estratégia de vendas

Apareço, logo existo! Entenda o poder do marketing pessoal como estratégia de vendas

Estudo comprova que 40% dos brasileiros que compram pela internet tomam suas decisões baseadas na recomendação de algum influenciador. Saiba como fazer um bom marketing pessoal para potencializar seus negócios

Estudos já comprovaram que o marketing pessoal é uma estratégia poderosa quando se trata de vendas. Em tempos de ascensão das redes sociais, ter a imagem pessoal vinculada ao produto ou serviço da empresa permite uma conexão mais pessoal com o público consumidor. De acordo com a pesquisa Influencer Marketing Hub, 40% dos brasileiros que compram pela internet tomam suas decisões baseados nas recomendações de algum influenciador.

O empresário que antes era visto como um condutor de negócios, agora é visto como um potencial influenciador. Essa mudança é uma resposta ao comportamento do consumidor que passou a comprar mais produtos por influências nas plataformas digitas. Com isso, o Instagram, TikTok e LinkedIn desempenham um papel crucial nas estratégias de vendas. Para se ter uma ideia, o mercado de influenciadores movimentou cerca de R$ 87,36 bilhões.

Embora, exista um campo gigantesco nas mídias sociais para potencializar os negócios, ter apenas uma boa imagem não é suficiente. É fundamental a utilização do poder do marketing pessoal de forma cuidadosa e intencional com o objetivo de se comunicar de forma eficaz com o consumidor para gerar valor ao negócio e consequentemente resultar em vendas.

Leia mais: 6 dicas para fazer marketing pessoal em tempos de crise

“Tiktokização” das profissões

A arquiteta especializada em iluminação Nicole Gomes, alcançou uma marca de 70 mil seguidores em sua conta no Instagram aplicando os princípios do marketing pessoal. Com uma audiência engajada, a influencer vem desempenhando um papel significativo na ampliação da visibilidade e no aumento da sua marca Labluz. Em sua conta pessoal a arquiteta dá dicas de iluminação para arquitetos, além de mostrar o seu lifestyle no Instagram.

Para Nicole é consideravelmente mais simples para alguém perceber que uma empresa possui uma figura, o que facilita a conexão direta com ela ou com o próprio negócio, gerando um sentimento de confiança e segurança. “Humanizar uma marca e aproximá-la do consumidor é um tanto benéfica. Quando compartilho conteúdo sobre iluminação, isso aumenta a autoridade da Labluz, pois uma pessoa com profundo conhecimento técnico está por trás da loja.”

O que aconteceu com Nicole faz parte de um movimento que ficou conhecido no auge do isolamento social: “Tiktokização” das profissões. Esse é um termo popular onde profissionais de diversos segmentos foram para as mídias sociais para mostrarem dos seus produtos e serviços.

Várias celebridades já entenderam há muito tempo o poder que o marketing pessoal tem como força de vendas. Celebridades como Bianca Andrade, com sua marca Boca Rosa; Ana Hickmann com sua marca de bolsas e óculos e Giovana Antonelli, com rede de depilação Gio Laser. Todas em comum utilizam de um conjunto de estratégicas para se conectarem com esse público.

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Como melhorar a imagem pessoal?

Não é da noite para o dia que se constrói uma imagem profissional. Aplicar o marketing pessoal requer um conjunto de estratégias e ações para construir uma imagem positiva, além de influenciar pessoas. De acordo com José Roberto Marques, CEO do IBC Coaching,  em seu blog, para se fazer um bom marketing pessoal é fundamental construir uma imagem profissional que transmita confiança e competência. Abaixo, Marques lista algumas dicas:

ANALISE SEU CENÁRIO ATUAL

Comece analisando seus pontos fortes e fracos. Exemplos:
Pontos fortes: determinação, boa formação acadêmica (graduação e pós-graduação), organização, boa comunicação interpessoal, facilidade com números.

Pontos fracos: procrastinação, teimosia, ansiedade, ausência de segundo idioma.
Oportunidades (o que é possível fazer): curso de idiomas, mestrado internacional, liderar equipes.
Ameaças (o que pode te prejudicar): crise no setor, aumento da concorrência na área, risco de terceirização da atividade profissional.

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DETERMINE SEUS OBJETIVOS

Tenha em mente onde você quer chegar. Ter objetivos profissionais depende de seus desejos e de seus esforços. É muito importante definir prazos para que esses objetivos sejam alcançados, assim como as empresas costumam fazer.

Como é possível perceber, as metas profissionais podem ser bem diferentes umas das outras. Tudo depende de como você se sente atualmente, o que só será possível perceber por meio do autoconhecimento. Lembre-se de que o ideal é ter metas para curto, médio e longo prazo.

DESENVOLVA SUAS HABILIDADES TÉCNICAS

Depois de definir aonde você quer chegar, a próxima pergunta é: como você deve chegar lá? A evolução profissional de uma pessoa depende de dois fatores: o avanço nos estudos e o acúmulo de experiências na área.

Portanto, é preciso reciclar o que você já aprendeu e também ampliar seus horizontes para novos conhecimentos. Todas as áreas profissionais que existem passam por descobertas e atualizações constantemente, de modo que você precisa acompanhar essas atualizações para manter-se competitivo.



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