/
/
Marketing em redes sociais: use com moderação, mas com responsabilidade

Marketing em redes sociais: use com moderação, mas com responsabilidade

Quando seguem a estratégia correta, campanhas e ações com influenciadores digitais têm um poder gigante de posicionar marcas e gerar reconhecimento
Por Felipe Buranello*

Um estudo realizado pelo Opinion Box em meados do ano passado comprovou como é importante uma marca estar presente nas redes sociais. Entre os entrevistados, 80% afirmaram seguir alguma marca ou empresa no Instagram. Destes, mais da metade já compraram algum produto ou serviço que conheceram por meio de divulgação de amigos ou influencers digitais.

Analisando este movimento, a Maria Brasileira vem investindo em duas vertentes no universo online: parcerias com Influencers Digitais e o lançamento do e-commerce, intitulado como Maria Brasileira Digital. O trabalho em conjunto dos projetos impactou diretamente nas vendas da rede, sendo que no período de um ano realizamos mais de 147 mil vendas originadas de ações via rede social. E apesar do retorno positivo que temos tido sabemos que é preciso estar sempre com a “antena ligada” em relação a esse tipo de divulgação, pois o consumidor não perdoa empresas despreparadas.

Quando iniciamos o projeto com as influencers digitais não tínhamos ideia da proporção que a ação ganharia. No início, fizemos quatro parcerias com influencers para que tivessem uma experiência com nossos serviços. Na época, nosso perfil no Instagram tinha menos de 2 mil seguidores. A experiência deu tão certo que fomos aumentando as parcerias e, consequentemente, nossa presença na rede social. Menos de um ano depois, ultrapassamos a marca de 70 mil seguidores – sempre de forma orgânica. Além do aumento nas vendas neste período, estar presente no Instagram agregou muito para o conhecimento da nossa marca em nível nacional. O aumento da exposição é extremamente benéfico, mas requer uma responsabilidade maior e atenção com detalhes. Então, listo três questões que julgo serem essenciais para uma empresa ter sucesso ao realizar ações nas redes sociais.

1°) Venda ao cliente exatamente aquilo que é divulgado

Essa sempre foi uma questão fundamental para qualquer tipo de negócio, desde que as vendas eram realizadas de porta em porta. A diferença é que antes não era possível disseminar tão rapidamente a insatisfação com determinado produto ou empresa. Mas na internet, em questões de segundos uma simples queixa pode ganhar grandes proporções e manchar a imagem que uma empresa demorou anos para construir.

Vale lembrar que uma das maiores reclamações dos internautas é justamente a falta de comprometimento com a entrega do produto ou serviço que é vendido. Muitos alegam que o anunciado pelos influencers digitais é diferente do que é recebido em casa. Por isso, é de extrema importância que a marca divulgue exatamente aquilo que é vendido ao consumidor. Uma má reputação na internet pode ser o fim de uma empresa.

2°) Monitore os comentários e converse com seus consumidores

Ao fechar uma parceria com um influencer digital é importante que a empresa monitore o post realizado por ele. Os comentários em fotos podem ser uma porta aberta para reclamações. Também é importante responder a queixa de imediato, de maneira que todos vejam que a empresa se preocupa com a insatisfação do cliente.

3°) Ofereça um canal de compras online

Se a divulgação do seu produto ou serviço está sendo feita online, significa que o seu consumidor usufrui bastante desta plataforma. Nada mais natural então do que oferecer um canal de vendas que também siga essa linha.

Foi pensando nisso que lançamos o projeto “Maria Brasileira Digital” para vendas de serviços on-line. Faz 7 meses que a plataforma está ativa e neste período as vendas apenas cresceram. A plataforma se revelou de extrema importância para prospecção de novos clientes. Das pessoas que atendemos neste período, 91% tornaram-se consumidores frequentes, sendo que muitos deles foram impactados por nossas ações no Instagram.

Poder de Análise

Além de aumentar o número de vendas, com a plataforma é possível ter uma visão analítica do negócio. No projeto “Maria Brasileira Digital”, identificou-se por exemplo que a maior concentração de vendas está na região Sudeste (quase 90%), o que mostrou a importância de intensificar ações nas outras regiões do país. Também é possível avaliar com maior velocidade e precisão o comportamento do consumidor: os serviços mais consumidos, em quais horários, em quais dias da semana e com qual forma de pagamento – que no caso do e-commerce é o cartão de crédito em 69% dos casos. Com todas estas informações fica mais fácil montar uma estratégia para composição de preços e promoções.

As redes sociais são um novo meio de fazer negócios, não dá para negar. E a marca que não se adaptar a este novo modo de vender ficará para trás. Mas é importante ter em mente que a forma de se comunicar com o consumidor mudou bastante também. Por isso, estar por dentro do que o seu público busca, saber se comunicar no universo online e se precaver de possíveis problemas é o melhor caminho para alavancar as vendas via redes socias.

* Felipe Buranello é sócio fundador da Maria Brasileira, rede especializada na prestação de serviços domésticos

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]