Pesquisar
Close this search box.
/
/
Não seja chato! Cinco dicas para fazer marketing efetivo sem ser invasivo

Não seja chato! Cinco dicas para fazer marketing efetivo sem ser invasivo

Se o mundo é digital e o consumidor está do outro lado da tela quase 100% do tempo, como uma marca consegue criar conexão com ele sem invadir seu espaço?

* Por Larissa Lopes

Para nós, profissionais de marketing, estar presente na cabeça do consumidor e ter resultados em vendas sem ser invasivo é um desafio e tanto. Isso porque precisamos criar meios de gerar resultados para a empresa, mas também sabemos que ninguém gosta de ser interrompido por anúncios quando está buscando uma informação, tampouco ser surpreendido por uma notificação no WhatsApp, esperando um contato pessoal, e dar de cara com alguém tentando vender algo.

Muitas vezes, as abordagens de marketing se tornam cansativas, seja pela frequência visualizações de anúncios, pelo número de e-mails enviados, pelos pop-ups com ofertas que aparecem insistentemente quando o usuário não está preparado para a compra ou, ainda, pelo conteúdo de mensagens que não fazem sentido para a pessoa que está recebendo.

Mas, se o mundo é digital e o consumidor está do outro lado da tela quase 100% do tempo, como uma marca consegue criar conexão com ele sem invadir seu espaço e sem se tornar chata? A resposta é simples: tornando-se relevante e interessante. Mas isso pode ser um pouco subjetivo, uma vez que o que é interessante para um cliente, pode não ser para outro, ou pior, o que chama atenção de uma pessoa hoje, pode passar despercebido por ela mesma amanhã.

Para facilitar a vida dos estrategistas de marketing, aqui estão cinco dicas para tornar a comunicação envolvente, manter o consumidor engajado e, claro, gerar mais vendas.

#1 – Pense primeiro no cliente. De verdade!

É comum que profissionais de marketing e vendas invistam muito do seu tempo falando sobre os benefícios dos seus produtos, mas aí eles deixam de fazer uma coisa muito importante para o sucesso nas vendas: ouvir. Ao conhecer o cliente, a marca consegue encaixar o seu produto na realidade do consumidor, criando, assim, conexão e desejo de compra.

#2 – Use dados para enriquecer a jornada de compra

Essa dica todos os profissionais envolvidos no processo de captação de novos clientes conhecem muito bem. A ideia aqui é rastrear o caminho feito pelo comprador, abrangendo desde o momento em que ele faz busca por produtos, seu comportamento nas páginas, meios de pagamento utilizados e até a recorrência de compra. Com essas informações em mãos, as marcas são capazes de se posicionar estrategicamente na tomada de decisão do consumidor.

#3 – Cuidado com canais pessoais

Os canais usados pelos clientes para conversar com amigos e família podem não ser os mais adequados para uma abordagem de venda, uma vez que o usuário tende a se sentir invadido. Buscar canais alternativos, como o RCS, por exemplo, é uma saída inteligente. O RCS é o novo canal de mensagens do Google que possui todos os recursos necessários para criar engajamento, como envio de fotos e links para compra, mas ao mesmo tempo, mantém a impessoalidade necessária para não invadir o espaço do cliente, uma vez que ele utiliza o aplicativo de mensagem nativo do smartphone.

#4 – Atenção aos detalhes

A automação de marketing permite a personalização de mensagens, mas ela não substitui a necessidade de que a equipe de marketing conheça cada vez mais os compradores dos seus produtos para criar ofertas que façam sentido para eles. Os cuidados aqui são vários, como por exemplo: não enviar mensagem sem nome, não enviar conteúdo inadequado para aquele cliente, uma oferta de produto que ele já tenha comprado, ou até mensagens com erros de português.

#5 – Saiba a hora de sair de cena

Esse talvez seja um dos pontos mais sensíveis durante a jornada da venda, afinal, sempre temos a esperança de que aquele lead ou cliente realize a compra. Saber ler as entrelinhas e entender quando está sendo inconveniente, exige olhar atento, mas é um fator que contribui muito para o relacionamento entre empresa e comprador. Pode ser que a pessoa que está sendo abordada ainda não esteja preparada para a compra, mas fará isso no futuro. Se ela considerar a empresa ou vendedor invasivo, ela provavelmente não voltará.

Para manter uma empresa em crescimento contínuo, é preciso estar atento ao cliente, conhecer seu comportamento e desejos. Porém, é primordial estar a par das mudanças do mercado. Nós, profissionais de marketing, devemos manter o olhar e mente abertos a novas estratégias, novos canais e novos jeitos de encantar pessoas. Só assim conseguiremos gerar resultados, sem sermos chatos.

* Larissa Lopes é Head de Marketing da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.



+ NOTÍCIAS
Enjoei reforça relacionamento com usuários com CX como pilar
Publicidade infantil é crime, mas como marcas alcançam ‘pequenos consumistas’?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]