/
/
Mariangela Hungria: conheça a vencedora do “Nobel” da agricultura

Mariangela Hungria: conheça a vencedora do “Nobel” da agricultura

Mariangela Hungria, da Embrapa, é reconhecida com o Prêmio Mundial da Alimentação por desenvolver tecnologias que aumentam a produtividade

Mulher, brasileira, e um verdadeiro gênio da agricultura. Mariangela Hungria vai receber neste ano o Prêmio Mundial da Alimentação de 2025, o mais importante reconhecimento internacional nas áreas de alimentação e agricultura.  Microbiologista da Embrapa, Hungria é responsável por descobertas que transformaram a produção agrícola no Brasil e contribuíram para posicionar o País como uma potência global no setor.

Ao longo de quatro décadas de pesquisa, a cientista desenvolveu tratamentos biológicos para sementes e solo capazes de substituir fertilizantes sintéticos, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a produtividade de cultivos como soja, milho, arroz, trigo e feijão. Segundo estimativas, os produtos desenvolvidos por Hungria são aplicados em mais de 40 milhões de hectares por ano, gerando uma economia de até US$ 40 bilhões aos agricultores e evitando a emissão de mais de 180 milhões de toneladas de CO₂ equivalente.

O prêmio foi anunciado na sede da fundação responsável pela iniciativa, nos Estados Unidos, em cerimônia conduzida pelo governador de Iowa, Kim Reynolds, e pelo presidente da organização, Mashal Husain. A escolha destacou o papel da cientista como liderança feminina na ciência e sua contribuição para o avanço sustentável da agricultura.

Case de sucesso

A base do trabalho de Hungria está na fixação biológica de nitrogênio, processo que permite que bactérias do solo forneçam esse nutriente essencial às plantas. O uso de inoculantes com rizóbios e Azospirillum brasilense, isolados pela pesquisadora, trouxe ganhos de produtividade que chegam a dobrar o rendimento de culturas como feijão e soja.

No início de sua carreira, existiam pouquíssimas pesquisas sobre microbiologia como solução para a fertilidade do solo. Ela começou estudando rizóbios, um tipo de bactéria que interage com as raízes de leguminosas para fornecer nitrogênio em troca de energia. Ela descobriu que a aplicação anual dessa cepa à soja por meio de um inoculante poderia aumentar a produtividade em até 8% em comparação com o uso de fertilizantes sintéticos.

Ela também foi a primeira a isolar cepas da bactéria Azospirillum brasilense, que poderiam melhorar a absorção de nitrogênio e fitormônios. Hoje, mais de 70 milhões de doses de inoculantes combinados são vendidas e aplicadas em cerca de 15 milhões de hectares no Brasil a cada ano. 

A influência de Mariangela Hungria

Professora da Universidade Estadual do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a cientista já publicou mais de 500 artigos e foi reconhecida pela Forbes como uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio brasileiro. Desde 2020, figura na lista dos 1% cientistas agrícolas mais influentes do mundo, segundo a Universidade Stanford.

A premiação também é uma resposta simbólica à resistência que Hungria enfrentou ao longo da carreira. “Quando comecei, ninguém falava sobre fixação biológica de nitrogênio. Mas eu adorava microbiologia, adorava ciência básica e tinha muitas ideias que queria investigar e estudar”, disse Dr. Hungria em comunicado. “Substituir o uso de produtos químicos por biológicos na agricultura tem sido a luta da minha vida. Tenho muito orgulho de contribuir para a produção de alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental. O objetivo era aumentar a produtividade com o mínimo uso possível de produtos químicos, e conseguimos isso com mais produtos biológicos.”

Inspirada pelo agrônomo americano Norman Borlaug, criador do prêmio e referência na Revolução Verde, Hungria diz que agora é hora de celebrar uma nova etapa. “Gosto de dizer que ele tornou a Revolução Verde possível, e tivemos esta grande oportunidade de iniciar uma ‘micro revolução verde’ – uma revolução verde, mas com microrganismos”, acrescentou.

Agora, a pesquisadora se junta a um seleto grupo de nomes que contribuíram para o combate à fome e para o avanço da produção de alimentos em escala global. E reforça o protagonismo da ciência brasileira na busca por soluções sustentáveis para os grandes desafios do século.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]