/
/
O que faz com que a sua marca tenha seguidores?

O que faz com que a sua marca tenha seguidores?

Um dos grandes desafios para as marcas em tempos digitais é conquistar seguidores e saber como engajá-los. Mas qual é o real significado de engajamento?

Primeiro, o clichê: estamos em um período dominado por dispositivos móveis e conectados. Todo mundo – marcas, pessoas, celebridades – tem seus fãs. Agora, a pergunta de US$ 1 bilhão: o que fazemos com os fãs? Como os engajamos? Como podemos compreender seus comportamentos de uma forma mais relevante?

Um painel no Web Summit reuniu Rebecca Glashow, head global de distribuição da Awesomeness; Cenk Uygur, CEO da The Young Turks; Anastasia Ashley, surfista com três milhões de seguidores e também produtora de conteúdo; e Blathnaid Healy, editor sênior da CNN para discutir essa questão.

Rebecca produz conteúdo especificamente para a Geração Z, que consome vídeos em larga escala. Essa escolha, por si só, é um passo na busca pelo engajamento. Anastasia é um fenômeno das redes sociais, uma surfista com mais de três milhões de seguidores globalmente. Ela enfoca seu conteúdo, também para Geração Z, no estilo de vida evocado pelo surfe. Cenk Uygur conseguiu a proeza de criar programas de notícias que são vistos massivamente por pessoas de 18 a 40 anos. Ao contrário do senso comum, The Young Turks conquistou os Millennials. Detalhe: por meio de assinaturas.

Confira a edição digital da revista Consumidor Moderno!

O debate em si enfatizou que os Millennials e a Geração Z estão atrás de informação autêntica e não postiça. São pessoas com mais informação, que rapidamente refutam truques pré-fabricados de engajamento. “Eles evitam a perfeição. Eles querem conexão com pessoas reais, sem embalagens”, diz Rebecca.

Cenk, por sua vez, diz que os políticos e as instituições em geral não conseguem entender o que os jovens querem: “ser autêntico é uma impossibilidade para muitas pessoas. Assusta”, comentou. Essa autenticidade passa também pelo despojamento na produção do conteúdo. Um vídeo feito com um iPhone pode ter um efeito incrível, com grande repercussão.

O uso adequado das plataformas e o estudo dos dados também colaboram para permitir que as mensagens sejam endereçadas com adequação. A respeito disso, Cenk diz que não entende como a propaganda ainda é transmitida em veículos nos quais o resultado é medido de forma parcial, como se estivesse circulando em uma caixa preta. “Propaganda assim é insana. Quem recomenda veiculação sem mensuração, sem a precisão digital, deve ser demitido”.

Acompanhe a cobertura do Web Summit!

Mas, até que ponto uma ideia brilhante que pode funcionar nos meios convencionais e gerar um fenômeno cultural precisa necessariamente passar pelas mídias sociais? Ou, por outro lado, a adequação não pode abranger mídias convencionais e digitais?

Claro, o engajamento parte da compreensão da audiência. Exige estudo, profundidade na avaliação dos estudos e disciplina. Novamente, a linguagem preferida pelos debatedores é o vídeo, pelas possibilidades, pela autenticidade, pela facilidade de acesso. Ou seja, o engajamento da audiência passa justamente pela busca incansável de conteúdo relevante, baseado em vídeo e no estudo intenso dos dados coletados a partir da interação da audiência com o conteúdo. Parece fácil?

A chave dessa discussão é compreender qual foi o gatilho inicial que criou esse engajamento. Disseminar um conteúdo que se tornou um sucesso pode seguir uma fórmula. Mas detectar qual conteúdo será um sucesso permanece um enigma da Esfinge.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]