/
/
A mais recente luta contra o nazismo

A mais recente luta contra o nazismo

O mundo não quer o Holocausto. Por isso, uma associação encoraja pessoas a enfrentar o racismo na Europa

É impossível falar em temas como direitos humanos, atrocidades, genocídio, preconceito e tolerância sem pensar no Holocausto. Afinal, o episódio representa um dos momentos em que a história chegou a um dos seus pontos mais baixos, tristes, maldosos.

O que nem todos sabem, porém, é que Adolf Hitler, o tirano líder da Alemanha no período da Guerra, foi preso anos antes de assumir o poder. E foi na prisão que ele escreveu o livro Minha Luta (Mein Kampf, no original), no qual reproduzia suas abomináveis ideias antissemitas.

O fato é que, em 2016, a bíblia do nazismo tornou-se domínio público. A polêmica foi grande, inclusive aqui no Brasil. Discutiu-se sobre a publicação ou proibição da obra: alguns defendiam que a obra, assim como qualquer outra, não deve ser censurada em uma democracia; enquanto outros acreditavam que, em uma democracia, o discurso de ódio não deveria ser espalhado.

Na Alemanha

Diante dessa discussão, no aquecimento e nas emoções pré-Cannes Lions 2016, tivemos acesso a nova ideia da Ogilvy & Mather Berlin, realizada em parceria com a Gesicht Zeigen!, uma associação que encoraja pessoas a enfrentar o racismo na Europa.

O produto é um volume chamado “Mein Kampf – gegen rechts” – ou contra o extremismo da direita e o racismo. Na obra, 11 pessoas que passaram por situações de xenofobia e intolerância – inclusive um sobrevivente de um campo de concentração chamado Mosche Dagan – falam sobre racismo.

A luta deles

“A nossa arma foi utilizar as palavras ‘Minha Luta’ de Hitler para encorajar os alemães a enfrentar o racismo na vida diária”, explica Tim Stuebane, project leader e ECD da Ogilvy Berlin. Ao mesmo tempo, o CCO e Co-chairman da Ogilvy & Mather Worldwide comenta que, “em um momento em que o mundo todo está cambaleando e os propagadores de ódio estão elevando as vozes, consideramos nosso dever lutar por uma sociedade tolerante e de cabeça aberta”.

Reprodução Ogilvy & Mather Berlin
Reprodução Ogilvy & Mather Berlin

Ano após ano

Como destaca o chairman da Ogilvy & Mather, Miles Young, “a luta contra o racismo nunca acaba, aparentemente”. Assim, ele ressalta que essa luta é de todos nós e destaca o uso de novas e antigas mídias em prol dessa causa.

Mesmo que a guerra tenha terminado há mais de 70 anos, o Holocausto é um tema que não se esgota. Para quem viveu, sobreviveu aos acontecimentos da época ou para aqueles têm alguma relação com o tema, lembrar e contar os fatos é fundamental – essa é a forma mais eficaz de homenagear e lembrar as vítimas, além de evitar que o Holocausto ocorra novamente. E o preconceito – não só contra judeus, mas contra qualquer indivíduo – está totalmente ligado a isso.

Datas

Para quem quer lembrar e divulgar o Holocausto, existem algumas datas marcantes. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é lembrado em 27 de janeiro – no aniversário de libertação do campo de concentração de Auschwitz.

Outra data é o Iom Hashoá – que em hebraico significa Dia da Catástrofe. De acordo com a Congregação Israelita Paulista (CIP), esse dia, celebrado em 27 de Nissan – no calendário judaico –, tem como objetivo fazer o Holocausto chegar ao conhecimento do mundo e combater atrocidades que acontecem em nome do antissemitismo. Além disso, é claro, a data também visa manter viva a memória das vítimas do nazismo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]