Pesquisar
Close this search box.
/
/
A mais recente luta contra o nazismo

A mais recente luta contra o nazismo

O mundo não quer o Holocausto. Por isso, uma associação encoraja pessoas a enfrentar o racismo na Europa

É impossível falar em temas como direitos humanos, atrocidades, genocídio, preconceito e tolerância sem pensar no Holocausto. Afinal, o episódio representa um dos momentos em que a história chegou a um dos seus pontos mais baixos, tristes, maldosos.

O que nem todos sabem, porém, é que Adolf Hitler, o tirano líder da Alemanha no período da Guerra, foi preso anos antes de assumir o poder. E foi na prisão que ele escreveu o livro Minha Luta (Mein Kampf, no original), no qual reproduzia suas abomináveis ideias antissemitas.

O fato é que, em 2016, a bíblia do nazismo tornou-se domínio público. A polêmica foi grande, inclusive aqui no Brasil. Discutiu-se sobre a publicação ou proibição da obra: alguns defendiam que a obra, assim como qualquer outra, não deve ser censurada em uma democracia; enquanto outros acreditavam que, em uma democracia, o discurso de ódio não deveria ser espalhado.

Na Alemanha

Diante dessa discussão, no aquecimento e nas emoções pré-Cannes Lions 2016, tivemos acesso a nova ideia da Ogilvy & Mather Berlin, realizada em parceria com a Gesicht Zeigen!, uma associação que encoraja pessoas a enfrentar o racismo na Europa.

O produto é um volume chamado “Mein Kampf – gegen rechts” – ou contra o extremismo da direita e o racismo. Na obra, 11 pessoas que passaram por situações de xenofobia e intolerância – inclusive um sobrevivente de um campo de concentração chamado Mosche Dagan – falam sobre racismo.

A luta deles

“A nossa arma foi utilizar as palavras ‘Minha Luta’ de Hitler para encorajar os alemães a enfrentar o racismo na vida diária”, explica Tim Stuebane, project leader e ECD da Ogilvy Berlin. Ao mesmo tempo, o CCO e Co-chairman da Ogilvy & Mather Worldwide comenta que, “em um momento em que o mundo todo está cambaleando e os propagadores de ódio estão elevando as vozes, consideramos nosso dever lutar por uma sociedade tolerante e de cabeça aberta”.

Reprodução Ogilvy & Mather Berlin
Reprodução Ogilvy & Mather Berlin

Ano após ano

Como destaca o chairman da Ogilvy & Mather, Miles Young, “a luta contra o racismo nunca acaba, aparentemente”. Assim, ele ressalta que essa luta é de todos nós e destaca o uso de novas e antigas mídias em prol dessa causa.

Mesmo que a guerra tenha terminado há mais de 70 anos, o Holocausto é um tema que não se esgota. Para quem viveu, sobreviveu aos acontecimentos da época ou para aqueles têm alguma relação com o tema, lembrar e contar os fatos é fundamental – essa é a forma mais eficaz de homenagear e lembrar as vítimas, além de evitar que o Holocausto ocorra novamente. E o preconceito – não só contra judeus, mas contra qualquer indivíduo – está totalmente ligado a isso.

Datas

Para quem quer lembrar e divulgar o Holocausto, existem algumas datas marcantes. O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é lembrado em 27 de janeiro – no aniversário de libertação do campo de concentração de Auschwitz.

Outra data é o Iom Hashoá – que em hebraico significa Dia da Catástrofe. De acordo com a Congregação Israelita Paulista (CIP), esse dia, celebrado em 27 de Nissan – no calendário judaico –, tem como objetivo fazer o Holocausto chegar ao conhecimento do mundo e combater atrocidades que acontecem em nome do antissemitismo. Além disso, é claro, a data também visa manter viva a memória das vítimas do nazismo.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]