A holding francesa especializada em artigos de luxo LVMH (LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE) divulgou uma desaceleração nas vendas do terceiro trimestre; a queda pode estar relacionada à normalização do mercado de luxo. Os números apontaram para um crescimento anual de 1% e o valor de vendas atingido foi de 19,96 bilhões de euros (cerca de R$ 106 bilhões).
Esse aumento mais lento aponta para uma notável desaceleração após meses de crescimento de dois dígitos. Em seu comunicado, a LVMH expressou confiança em manter uma evolução contínua, mesmo em meio a um contexto econômico e geopolítico incerto. Porém, quando levado em consideração o crescimento orgânico, as vendas foram superiores e atingiram 9%.
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Destaques do trimestre da LVMH, mesmo com desaceleração
A divisão de Moda e Artigos de Couro é a principal do grupo e alcançou um volume de negócios de 9,75 bilhões de euros no terceiro trimestre, um aumento de 0,65%. A empresa não divulgou detalhes específicos das vendas de suas marcas, mas destacou que a Louis Vuitton teve um desempenho excelente, enquanto a Christian Dior continua com um “crescimento notável”. As vendas na divisão de Relógios e Joias também diminuíram 5%.
Por outro lado, o negócio de Wines & Spirits acusou uma queda de 20% nas vendas no terceiro trimestre, com vendas de 1,5 bilhão de euros. O champanhe apresentou demanda mais moderada, e o conhaque Hennessy foi afetado nos Estados Unidos por fatores que vão da conjuntura econômica e a normalização da demanda pós-pandemia, juntamente com níveis ainda elevados de estoque dos vendedores.
No entanto, o setor de distribuição seletiva, que inclui marcas como Sephora e DFS, teve um aumento impressionante de 17%. A Sephora em particular continua a ganhar market share, com um destaque para mercados como América do Norte, Europa e Oriente Médio. A expansão de sua rede de distribuição está em andamento, incluindo planos de abrir uma segunda loja no Reino Unido em breve.
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A DFS, especializada na distribuição em aeroportos, tem se beneficiado com a retomada gradual das viagens internacionais, especialmente o retorno dos viajantes para destinos icônicos como Hong Kong e Macau.
As vendas de perfumes e cosméticos também mantiveram um desempenho positivo, situando-se em cerca de 2 bilhões de euros no terceiro trimestre, um aumento de 1,73%. Isso se deve, em grande parte, a uma forte dinâmica de inovação e à manutenção de uma estratégia de distribuição altamente seletiva por parte da LVMH.
Mais de 62 bilhões de euros em nove meses
Nos primeiros meses de 2023, a LVMH registrou vendas totais de 62,2 bilhões de euros. Isso representa um crescimento orgânico de 14% na receita do período. Já a receita anual relatada teve um aumento de 10%. Isso demonstra que, embora o terceiro trimestre possa ter sido mais lento, o desempenho da empresa durante o ano como um todo ainda é positivo. Os dados são comparados com o mesmo período de 2022.
O segmento Wines & Spirits enfrentou um desafio, com uma queda de receita orgânica de 7% nos primeiros nove meses de 2023. No entanto, essa diminuição pode ser atribuída a uma base de comparação elevada com 2022. Embora a conhaque Hennessy tenha enfrentado obstáculos nos Estados Unidos devido ao ambiente econômico e à normalização da demanda pós-Covid, o grupo adquiriu uma prestigiosa propriedade Minuty entre os vinhos rosés da Provença. Já o Champagne teve uma procura mais modesta, porém, cresceu ao longo do período.
O grupo de Moda e Artigos de Couro apresentou um crescimento orgânico de receita de 16% nos primeiros nove meses de 2023. A Louis Vuitton liderou esse sucesso, com sua criatividade, qualidade e laços culturais impressionando os consumidores. Além disso, a introdução de novos designs, como o Tambour, uma fusão de relojoaria suíça e elegantes parisienses, fortaleceu ainda mais a posição da marca. Os desfiles e coleções de Christian Dior, Celine, Loewe, Loro Piana e outras marcas também contribuíram para esse desempenho.
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O grupo de Perfumes & Cosméticos registrou um crescimento orgânico de receita de 12% nos primeiros nove meses de 2023. Christian Dior continua liderando seus principais mercados, com roupas femininas, maquiagem e cuidados com a pele impulsionando o crescimento. Guerlain, Parfums Givenchy e Benefit também seguiram o mesmo ritmo.
O grupo de Relógios e Joias alcançou um crescimento orgânico de receita de 9% nos primeiros nove meses de 2023. Tiffany, após a reabertura de sua loja em Nova York, continuou sua expansão global e comemorou o 75º aniversário da coleção Serpenti. Bulgari, Chaumet, Fred e outras marcas também foram desenvolvidas para o crescimento, com lançamentos e exposições impressionantes.
O Retalho Seletivo do grupo registrou um crescimento orgânico das receitas de 26% nos primeiros nove meses de 2023. A Sephora ganhou participação de mercado em várias regiões, como América do Norte, Europa e Médio Oriente. A DFS beneficiou da recuperação das viagens internacionais, particularmente em destinos como Hong Kong e Macau. O Le Bon Marché continua atraindo clientes locais e internacionais, e se beneficiando da base de consumidores franceses.
Panorama e perspectivas futuras
Diante do cenário econômico e geopolítico incerto, a LVMH disse em nota que “está confiante na continuação do seu crescimento e manterá uma estratégia focada na melhoria contínua da desejabilidade das suas marcas, apostando na autenticidade e qualidade dos seus produtos, na excelência na distribuição e na organização ágil”. O objetivo da companhia é fortalecer sua liderança global ainda em 2023, através das marcas mais poderosas.
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