Pesquisar
Close this search box.
/
/
LVMH fatura bilhões em nove meses, mas apresenta desaceleração no último trimestre

LVMH fatura bilhões em nove meses, mas apresenta desaceleração no último trimestre

Apesar de receitas abaixo das expectativas, conglomerado que reúne grifes como Louis Vitton e Moet Chandon teve crescimento orgânico de 14% na receita em 2023

A holding francesa especializada em artigos de luxo LVMH (LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE) divulgou uma desaceleração nas vendas do terceiro trimestre; a queda pode estar relacionada à normalização do mercado de luxo. Os números apontaram para um crescimento anual de 1% e o valor de vendas atingido foi de 19,96 bilhões de euros (cerca de R$ 106 bilhões).

Esse aumento mais lento aponta para uma notável desaceleração após meses de crescimento de dois dígitos. Em seu comunicado, a LVMH expressou confiança em manter uma evolução contínua, mesmo em meio a um contexto econômico e geopolítico incerto. Porém, quando levado em consideração o crescimento orgânico, as vendas foram superiores e atingiram 9%.

Leia mais: Grifes de luxo usam games para atrair mais consumidores

Destaques do trimestre da LVMH, mesmo com desaceleração

A divisão de Moda e Artigos de Couro é a principal do grupo e alcançou um volume de negócios de 9,75 bilhões de euros no terceiro trimestre, um aumento de 0,65%. A empresa não divulgou detalhes específicos das vendas de suas marcas, mas destacou que a Louis Vuitton teve um desempenho excelente, enquanto a Christian Dior continua com um “crescimento notável”. As vendas na divisão de Relógios e Joias também diminuíram 5%.

Por outro lado, o negócio de Wines & Spirits acusou uma queda de 20% nas vendas no terceiro trimestre, com vendas de 1,5 bilhão de euros. O champanhe apresentou demanda mais moderada, e o conhaque Hennessy foi afetado nos Estados Unidos por fatores que vão da conjuntura econômica e a normalização da demanda pós-pandemia, juntamente com níveis ainda elevados de estoque dos vendedores.

No entanto, o setor de distribuição seletiva, que inclui marcas como Sephora e DFS, teve um aumento impressionante de 17%. A Sephora em particular continua a ganhar market share, com um destaque para mercados como América do Norte, Europa e Oriente Médio. A expansão de sua rede de distribuição está em andamento, incluindo planos de abrir uma segunda loja no Reino Unido em breve.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

A DFS, especializada na distribuição em aeroportos, tem se beneficiado com a retomada gradual das viagens internacionais, especialmente o retorno dos viajantes para destinos icônicos como Hong Kong e Macau.

As vendas de perfumes e cosméticos também mantiveram um desempenho positivo, situando-se em cerca de 2 bilhões de euros no terceiro trimestre, um aumento de 1,73%. Isso se deve, em grande parte, a uma forte dinâmica de inovação e à manutenção de uma estratégia de distribuição altamente seletiva por parte da LVMH.

Mais de 62 bilhões de euros em nove meses

Nos primeiros meses de 2023, a LVMH registrou vendas totais de 62,2 bilhões de euros. Isso representa um crescimento orgânico de 14% na receita do período. Já a receita anual relatada teve um aumento de 10%. Isso demonstra que, embora o terceiro trimestre possa ter sido mais lento, o desempenho da empresa durante o ano como um todo ainda é positivo. Os dados são comparados com o mesmo período de 2022.

O segmento Wines & Spirits enfrentou um desafio, com uma queda de receita orgânica de 7% nos primeiros nove meses de 2023. No entanto, essa diminuição pode ser atribuída a uma base de comparação elevada com 2022. Embora a conhaque Hennessy tenha enfrentado obstáculos nos Estados Unidos devido ao ambiente econômico e à normalização da demanda pós-Covid, o grupo adquiriu uma prestigiosa propriedade Minuty entre os vinhos rosés da Provença. Já o Champagne teve uma procura mais modesta, porém, cresceu ao longo do período.

O grupo de Moda e Artigos de Couro apresentou um crescimento orgânico de receita de 16% nos primeiros nove meses de 2023. A Louis Vuitton liderou esse sucesso, com sua criatividade, qualidade e laços culturais impressionando os consumidores. Além disso, a introdução de novos designs, como o Tambour, uma fusão de relojoaria suíça e elegantes parisienses, fortaleceu ainda mais a posição da marca. Os desfiles e coleções de Christian Dior, Celine, Loewe, Loro Piana e outras marcas também contribuíram para esse desempenho.

Leia mais: De móveis, roupas de grife a pet: conheça serviços de aluguel “inusitado”

O grupo de Perfumes & Cosméticos registrou um crescimento orgânico de receita de 12% nos primeiros nove meses de 2023. Christian Dior continua liderando seus principais mercados, com roupas femininas, maquiagem e cuidados com a pele impulsionando o crescimento. Guerlain, Parfums Givenchy e Benefit também seguiram o mesmo ritmo.

O grupo de Relógios e Joias alcançou um crescimento orgânico de receita de 9% nos primeiros nove meses de 2023. Tiffany, após a reabertura de sua loja em Nova York, continuou sua expansão global e comemorou o 75º aniversário da coleção Serpenti. Bulgari, Chaumet, Fred e outras marcas também foram desenvolvidas para o crescimento, com lançamentos e exposições impressionantes.

O Retalho Seletivo do grupo registrou um crescimento orgânico das receitas de 26% nos primeiros nove meses de 2023. A Sephora ganhou participação de mercado em várias regiões, como América do Norte, Europa e Médio Oriente. A DFS beneficiou da recuperação das viagens internacionais, particularmente em destinos como Hong Kong e Macau. O Le Bon Marché continua atraindo clientes locais e internacionais, e se beneficiando da base de consumidores franceses.

Conheça o Mundo do CX

Panorama e perspectivas futuras

Diante do cenário econômico e geopolítico incerto, a LVMH disse em nota que “está confiante na continuação do seu crescimento e manterá uma estratégia focada na melhoria contínua da desejabilidade das suas marcas, apostando na autenticidade e qualidade dos seus produtos, na excelência na distribuição e na organização ágil”. O objetivo da companhia é fortalecer sua liderança global ainda em 2023, através das marcas mais poderosas.



+ NOTÍCIAS Veja o que as grifes estão fazendo para dar visibilidade à igualdade de gênero
Hotéis de grife: hospedagens com assinatura de grandes maisons

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]