Pesquisar
Close this search box.
/
/
Onde uma marca de luxo pode encontrar seus clientes na internet?

Onde uma marca de luxo pode encontrar seus clientes na internet?

Pesquisa revela em qual rede social estão os consumidores que as marcas de luxo mais querem

No mundo online, repleto de informações e tráfego intenso nas redes sociais, onde uma marca de luxo pode encontrar consumidores engajados em um espaço que inspira a compra? Uma nova pesquisa sugere que esse lugar existe. E mais: tem dezenas de milhões de pessoas jovens e com dinheiro que procuram, salvam e compram coisas ali. É o Pinterest.

A pesquisa conduzida pela PA Consulting, realizada em diversos mercados no mundo todo, mostra que os consumidores mais relevantes para as marcas de luxo estão no Pinterest, uma plataforma de busca visual, descoberta e compras em que 482 milhões de usuários mensais, segundo dados internos de 2023 da rede social, planejam seus próximos projetos e aquisições.

Ao marcar presença no Pinterest, essas marcas geram uma experiência positiva, evitando conflitos com conteúdo tóxico encontrado em muitos outras plataformas. Apesar da instabilidade no ambiente econômico global, análise da Bain & Company aponta que o mercado de bens de luxo está em ascensão e tem expectativa de dobrar de tamanho até 2030 impulsionado pelos gastos da Geração Z.

Essa é mais uma vantagem do Pinterest, visto que 70% do público de luxo da plataforma – entre os usuários globais que pesquisaram ou salvaram uma das 60 marcas de luxo – têm menos de 35 anos. E quatro em cada cinco são mulheres.

Da descoberta à decisão de compra

O estudo revelou dados que as marcas podem usar, incluindo como o Pinterest leva os consumidores de luxo da “descoberta à decisão de compra”. Em outras palavras, os compradores encontram uma ampla seleção de itens de luxo, decidem quais adquirir e compram todos no Pinterest.

O público vigoroso e engajado de compradores de luxo do Pinterest tem um valor significativo para as marcas, que se manifesta de diversas maneiras, conforme evidenciado pela pesquisa, feita com usuários mensais do Pinterest, bem como nos usuários semanais do Pinterest nos EUA, além de usar dados internos da plataforma.

Usuários do Pinterest tem mais poder econômico e objetivos mais definidos

Um terço dos compradores de itens de luxo no Pinterest tem renda anual acima de US$ 100 mil e 35% mais probabilidade de superar esse valor do que aqueles em outras plataformas, aponta a PA Consulting.

Além disso, essas pessoas gastam 87% mais em bens de luxo e, de acordo com o Global Web Index, têm 27% mais probabilidade de comprar produtos premium.

As pessoas acessam o Pinterest com um propósito. Todos os dias, milhões de usuários acessam a plataforma com uma intenção: encontrar o conteúdo certo que vai ajudar a realizar uma ação. Três em cada cinco compradores de luxo dizem que usam o Pinterest para pesquisar marcas e produtos desse setor. De acordo com a PA Consulting, o Pinterest é o primeiro lugar em que as pessoas buscam inspiração para comprar itens de luxo.

E estão mais abertos à mensagens das marcas de luxo

Anúncios em redes sociais e plataformas de vídeo costumam interromper a experiência do usuário, mas, no Pinterest, são considerados soluções que complementam a jornada de cada um e ajuda a tomar decisões. E isso se reflete nos números: 3 em cada 5 compradores de luxo afirmam estar abertos à publicidade de produtos de luxo, sendo que têm 85% mais probabilidade de serem receptivos a esse tipo de publicidade.

A Louis Vuitton está encontrando seu público ideal no Pinterest. A empresa queria que o lançamento de sua nova coleção em colaboração com a artista japonesa Yayoi Kusama causasse uma grande impressão e alcançasse o máximo de usuários com interesse em luxo, moda e beleza no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália e na Espanha. Então, decidiu veicular uma campanha de vídeo no Pinterest que aumentou muito o reconhecimento de marca por meio de posicionamentos exclusivos.

Com mais de 3,5 milhões de usuários alcançados em apenas três dias, a campanha da Louis Vuitton teve um engajamento significativo. Essa tendência foi confirmada durante a segunda fase da campanha, com 6 milhões de impressões registradas no mercado francês, a um CPM 50% abaixo do referencial do setor.

Outra marca de luxo que está engajando com seu público principal no Pinterest é a poderosa empresa de moda e cosméticos Carolina Herrera, que aproveitou o novo formato de anúncio em vídeo, Premiere Spotlight, para revelar seu novo batom Good Girl Maxi Glaze. O formato, disponível na página de busca e no feed inicial, ajuda marcas a alcançar um público de alto impacto em grande escala e é um ótimo ponto de partida para levar usuários da descoberta à decisão de compra. 

“Marcas de luxo de todo o mundo estão se conectando com o público ideal no Pinterest: pessoas que acessam a plataforma com propósito, buscando inspiração para criar ideias e aprimorar suas preferências em relação às marcas de luxo que valem a pena. Como três em cada cinco compradores de luxo afirmam usar o Pinterest para pesquisar marcas e produtos desse nicho, essas marcas têm a oportunidade de alcançar um público altamente engajado no exato momento em que formam uma opinião e decidem realizar uma compra”, afirma Kelly Emanuelli, diretora de luxo no Pinterest.

Usuários do Pinterest compram em todo o espectro

Os consumidores do Pinterest não só compram muito, mas também compram intencionalmente. Eles procuram inspiração, depois organizam e salvam as ideias que encontram em pastas e usam ferramentas como links diretos para fazer a compra.

Um terço dos compradores de luxo no Pinterest já adquiriram produtos da categoria “Moda de luxo e artigos em couro”. Eles têm 34% mais probabilidade de fazer isso do que pessoas que compram em outros lugares.

Mais de 4 em cada 10 compradores de luxo no Pinterest já adquiriram produtos da categoria “Relógios e joias de luxo”. Eles têm quase 75% mais probabilidade de fazer isso do que compradores em outras plataformas.

Mais de 80% dos compradores de luxo no Pinterest já adquiriram produtos da categoria “Beleza de luxo”. Eles têm quase 10% mais probabilidade de fazer isso do que aqueles que não usam a plataforma.

Um futuro moldado por meio de produtos de luxo

Toda semana, usuários salvam mais de 1,5 bilhão de Pins em mais de 10 milhões de pastas, guardando ideias para presentes de fim de ano e aniversário, reformas em casa, férias dos sonhos, carros novos e outras maneiras de ter uma vida melhor.

Quatro em cada cinco usuários afirmam que o Pinterest os ajuda a planejar o futuro, de acordo com a pesquisa “Caminho até a compra” da Reach3, e investem dinheiro em itens de luxo para alcançar esse objetivo.

Foto: Pinterest

Usuários se veem usando marcas de luxo

Comparados aos compradores de luxo que não utilizam o Pinterest, de acordo com o Global Web Index, os usuários de luxo do Pinterest têm:

• Quase 85% mais probabilidade de se ver como criadores de tendências.

• Quase 30% mais probabilidade de comprar produtos premium, e metade deles compra itens de luxo para si mesmos.

Vale destacar que a sustentabilidade e os valores ecológicos são fatores cada vez mais importantes na tomada de decisões de compra de luxo. Na França, 64% dos entrevistados na pesquisa da PA Consulting disseram que são mais propensos a serem leais a marcas que estabelecem metas sustentáveis.

Um destino valioso para marcas de luxo

Pelos dados apontados, o Pinterest é uma plataforma onde marcas de luxo têm a oportunidade única de alcançar um público de jovens com propósito, um gosto pelo belo e alto poder aquisitivo para estabelecer uma conexão de longo prazo e levá-los da inspiração à ação em um ambiente online.

Como vimos, mais da metade de todos os usuários consideram o Pinterest um destino de compras. Além disso, consideram a experiência personalizada e prazerosa. Sem dúvida, uma marca de luxo que busca engajar jovens e ricos pode encontrá-los no Pinterest.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]