O lucro líquido do Magazine Luiza no terceiro trimestre foi de R$ 120 milhões, um crescimento de 29% frente ao mesmo período de 2017. As vendas cresceram 34%, atingindo R$ 4,6 bilhões. O número é fruto de uma alta de 55% no e-commerce, patamar de crescimento sustentado há seis trimestres consecutivos. As lojas físicas registraram crescimento de 24%.
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As vendas digitais, que incluem as operações do site, do app de vendas e do marketplace, representam 36% do faturamento total do Magalu. Só no terceiro trimestre, entre julho e setembro, atingiram R$ 1,7 bilhão. A velocidade de crescimento do e-commerce da empresa superou em muito os números do e-commerce no geral. Segundo dados do E-bit, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 8% no terceiro trimestre.
Em setembro, o Magalu registrou um caixa líquido de 1,3 bilhão de reais. O Ebitda (lucro antes de impostos, depreciações e amortizações) cresceu 11,4% no trimestre, chegando a 279 milhões de reais. Na comparação com 2017, a margem do Ebitda do terceiro trimestre deste ano — 7,6% — foi 1,1 ponto percentual menor. Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, atribui essa redução aos investimentos em serviços e na plataforma de marketplace. “Conseguimos investir mais no cliente, mantendo a lucratividade no mesmo patamar do ano passado”.
On-line
Nos últimos 12 meses, o número de clientes únicos que compraram nas plataformas da companhia cresceu 31% (22% de aumento nas lojas físicas e 61% no e-commerce). A vendas originadas no app, cujos clientes costumam ser mais assíduos, dobraram na comparação com 2017. O aplicativo já é responsável por mais de 75% do tráfego do e-commerce.
O Marketplace, por sua vezm tem sido fundamental para a ativação de novos clientes e o aumento da frequência de compras. No terceiro trimestre de 2018, a plataforma registrou vendas de R$ 213,3 milhões ou 14,5% das do total faturado pelo e-commerce.
Em setembro, a plataforma oferecia 3,5 milhões de itens aos clientes (contra 2,6 milhões de SKUs de junho). E o número de novos sellers que ingressam mensalmente no marketplace da companhia saltou de 100 para 250.
Clique e retire
Nos nove primeiros meses deste ano, 87 lojas físicas foram abertas — inclusive em novos mercados, como Goiás e Maranhão. Com as inaugurações, o Magalu chegou a 912 pontos físicos espalhados pelo país. Além de contribuir para a geração de receita e para o crescimento da participação de mercado, essas lojas funcionam com pequenos centros de distribuição, onde clientes do e-commerce podem retirar suas encomendas. Em setembro deste ano, 28% das compras online foram entregues pelo sistema Retira na Loja.
Com dez centros de distribuição espalhados pelo País, as entregas expressas, feitas em até 48 horas, já estão disponíveis para mais de 150 cidades. Atualmente, 30% dos pedidos (on-line e off-line são entregues dentro desse prazo. A varejista integrou um total 1 900 microtransportadores para fortalecer o clique e retire.
Atendimento
Nos últimos 12 meses, o nível de satisfação com o atendimento do SAC do Magalu passou de 64% para 86%. O número de pedidos resolvidos após o primeiro contato com o serviço de atendimento aumentou 14 pontos percentuais e o tempo de troca de produtos com defeitos caiu 60%. O número de reclamações encaminhadas a órgãos de defesa do consumidor também caiu drasticamente: 40% na comparação com o mesmo trimestre de 2017.