/
/
Lucro do GPA cai mais de 50%, apesar do aumento das vendas

Lucro do GPA cai mais de 50%, apesar do aumento das vendas

Apesar da queda, Grupo supermercadista fecha 2016 no azul, com R$ 373 milhões em lucro líquido ajustado e aumento de 11,4% nas vendas

O GPA, grupo supermercadista que detém as marcas Pão de Açúcar, Extra, Aliados Compre Bem, Assaí e as marcas de vizinhança Minuto Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra, fechou o ano no positivo, com lucro líquido ajustado de R$ 373 milhões. Apesar disso, o número ficou 51% menor que o registrado em 2015.
O resultado veio mesmo com a alta de 11,4% nas vendas. Esse aumento, contudo, deve-se, basicamente, ao desempenho da marca de atacado Assaí, cujas vendas ficaram 38,6% maiores ao longo do ano.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“Tal evolução é reflexo da assertividade da expansão realizada em 2016 com 13 novas lojas e demonstra que o nosso posicionamento está alinhado ao atual contexto econômico”, disse a empresa.
As bandeiras de Multivarejo – Extra, Pão de Açúcar e Proximidade, apresentaram leva alta de 0,8%.
As vendas em mesmas lojas no negócio de Multivarejo ficaram 1,9% maiores, ao passo que as vendas em mesmas lojas do Assaí foram 18,6% maiores.
“O ano de 2016, assim como o de 2015, caracterizou-se por um período de desafios, no qual o cenário macroeconômico se manteve recessivo, com o consumidor mais seletivo, em seguida a uma década de expansão acelerada do varejo brasileiro”, afirmou a empresa, em relatório.
Nos últimos 12 meses foram inauguradas 30 lojas das quais 13 da bandeira Assaí, 14 Minuto Pão de Açúcar, 2 Pão de Açúcar e 1 Minimercado Extra.
Revisão
Diante da queda das vendas verificadas ao longo de 2016, a empresa iniciou uma revisão dos fundamentos básicos do varejo, como o sortimento das lojas, a gestão do mix de produtos e a capacidade de fazer as melhores compras e oferecer ao cliente as promoções e condições mais atraentes.
Nesta revisão, a companhia anunciou no ano passado foco total no core alimentar da companhia e, por isso, colocou a Via Varejo, das marcas Casas Bahia e Pontofrio, a venda.
“Fizemos uma análise criteriosa no momento da realização do planejamento estratégico e claramente, naquele momento, a decisão foi focar no nosso negócio core. Essa decisão fez a gente começar o processo de alienação da via varejo e estamos conduzindo esse processo de maneira que ele seja o mais competitivo possível e estamos fazendo com toda calma e cuidado que um processo desse exige”, afirma Ronaldo Iabrudi, CEO do GPA.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]