Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lucro de empresas abertas recua 82% no 1º semestre; veja setores mais afetados

Lucro de empresas abertas recua 82% no 1º semestre; veja setores mais afetados

Ganhos foram de R$ 49,2 bilhões em 2019 para R$ 8,9 bilhões no mesmo período de 2020

O primeiro semestre de 2020 trouxe grandes impactos negativos às empresas brasileiras de capital aberto. Segundo levantamento elaborado pela Economática, que observou 218 empresas que apresentam seus resultados a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o lucro líquido acumulado nos primeiros seis meses deste ano é de R$ 8,85 bilhões, montante 82,0% inferior ao do primeiro semestre de 2019.

O setor com maior lucro no primeiro semestre de 2020 é o de energia elétrica, que em 2020 registra R$ 17,1 bilhões de lucro, valor 7,17% inferior ao do ano de 2019. Já os setores de telecomunicações e alimentos & bebidas registram lucro de mais de R$ 2,0 bilhões.

Na amostra, foram excluídas seis empresas: Petrobras, Vale, Braskem, Oi Brasil, Azul linhas aéreas e Suzano, pois, devido ao alto nível de variação do lucro entre 2020 e 2019, distorceria a amostra geral

Dos 20 setores não financeiros analisados, somente três tiveram tiveram crescimento na lucratividade entre o primeiro semestre de 2019 e 2020. São eles: construção civil, máquinas industriais e agronegócio.

Já os 17 setores restantes registraram recuo de lucratividade. Destes, nove registraram prejuízo, sendo o setor de Transportes & logística o mais afetado, com prejuízo nominal de R$ 3,86 bilhões. Em seguida vem o setor automotivo, com R$ 3,72 bilhões de déficit.

Variação por setores, comparação entre primeiros semestres de 2019 e 2020.
Foto: Divulgação Economática

Setor financeiro

O setor financeiro também foi analisado e, de acordo com a Economática, apresentou recuo de 25,35% na primeira metade do ano. Apesar da queda, porém, o resultado seguiu positivo: R$ 16,67 bilhões neste ano contra R$ 22,3 bilhões de 2019

Já entre as empresas de seguros, oito registram lucro de R$ 1,25 bilhões no período contra R$ 1,94 bilhões no ano anterior, queda de 35,5%.

O resultado consolidado das 252 empresas não financeiras e financeiras, sem as seis empresas listadas no início deste relatório, tem lucro de R$ 26,7 bilhões no primeiro semestre de 2020 contra R$ 73,4 bilhões em 2019, queda de 63,54%.

Impacto no lucro líquido por setor

A pesquisa analisou, ainda, o impacto que cada um dos setores sofreu devido à conjuntura financeira do primeiro dos primeiros seis meses do ano.

O setor de alimentos & bebidas registrou o menor lucro (R$ 2,5 bilhões) no comparativo ao primeiro semestre do ano passado (R$ 8,04 bilhões), valor 68,4% inferior. Um dos principais fatores para a queda é o resultado financeiro negativo da empresa devido à variação cambial.

Veja, abaixo, a tabela encontramos com todos os 20 setores com o detalhamento de receita com vendas, lucro ebit, resultado financeiro e lucro líquido.

Tabela mostra setores com maior nível de resultado financeiro negativo no primeiro semestre de 2020. Foto: Economática

+ NOTÍCIAS

Facebook Shops: rede social terá função de compras online

Com alta de 47%, e-commerce alcança o melhor resultado dos últimos 20 anos

Pandemia tem efeito catastrófico em livrarias do Brasil, apontam especialistas


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]