Quantos de nós buscamos itens de uso único, como garrafas plásticas, sacolas plásticas e talheres descartáveis, simplesmente porque são convenientes? Um projeto em Cingapura reúne algumas dicas sobre os pequenos passos que os consumidores podem dar para ajudar a eliminar esse hábito de plástico em uma loja de conveniência (ou nem tanto).
No Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, a Temasek Shophouse lançou a loja de conveniência The (Not So) Convenience Store, uma loja para aumentar a conscientização sobre o crescente problema de resíduos de Cingapura.
O espaço é preenchido com alternativas sustentáveis ??para as necessidades diárias, como canecas reutilizáveis, escovas de dente e canudos de bambu e sacolas de nylon reutilizáveis.
Os produtos são organizados nas quatro principais categorias de resíduos – alimentos, produtos domésticos, eletrônicos e plásticos – produzidos por cingapurianos.
A loja não vende os produtos diretamente, mas as pessoas podem comprar produtos on-line por meio de códigos QR. Juntamente com a exposição, o Temasek Shophouse vai sediar uma série de workshops, exposições, exibições de filmes e seminários.
Os organizadores disseram que somente Cingapura gerou mais de 7,78 milhões de toneladas de lixo em 2017 – o suficiente para encher 15 mil piscinas olímpicas.
A diretora de impacto social da Temasek Trust, Yvonne Tay, disse em entrevista ao portal de Cingapura Today Online que “fazer o bem pode estar no coração da cidade” e que “todos podem inspirar e aprender uns com os outros”.
LEIA MAIS: Lojas de conveniência do Canadá se preparam para vender maconha