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Como uma loja de conveniência americana se tornou parte da identidade japonesa

Como uma loja de conveniência americana se tornou parte da identidade japonesa

Lojas de conveniência se tornaram parte da vida dos japoneses ao conseguir ocupar espaços de afeto e de praticidade

A kombini é o microcosmo da vida no Japão. A tradução de conveniência pode ser 7-Eleven, Family Mart, Lawson. E apesar de serem aparentemente iguais, cada uma disputa a preferência dos clientes com especialidades e facilidades. Perto do Japão, o mercado de conveniência engatinha no Brasil.

É o lugar para comprar bebidas, snacks, salgadinhos de estufa (nesse caso, em geral, frango frito), obentôs, aquele ingrediente que falta na despensa em cima da hora, guarda-chuva, pilhas, carregadores, maquiagem, mas também servem para tirar xerox, pagar contas, sacar dinheiro, pagar o imposto de renda e até receber encomendas.

Mas como um negócio, dominado por marcas americanas em um país que preza tanto a produção local (Made in Japan costuma custar o dobro do preço, mas isso é assunto para outro artigo), se tornou parte tão fundamental do cotidiano dos japoneses?

A primeira loja da 7-Eleven foi aberta em 1969 por um japonês que comprou os direitos da marca. Mas apesar de um plano de expansão agressivo, a lógica de uma loja de esquina que vende de tudo um pouco não conquistou os japoneses imediatamente.

Aprender como se tornar especial, o segredo da expansão do 7-Eleven

A relação dos japoneses com as kombinis (o nome vem da forma como os japoneses dizem convenience store) começou a mudar no final da década de 1970 por causa de bolinhos de arroz. Os oniguiris são uma tradição de mais de mil anos, um petisco da Era Heian (794-1185), fácil, barato, simples de preparar e de comer, com infinitas possibilidades de recheio. A decisão de substituir cachorros-quentes por oniguiris marcou uma inflexão na relação dos japoneses com as lojas de conveniência.

Com sabores variados, que vão do tradicional salmão à ovas e ao famoso atum com maionese, lançado há 40 anos, o sabor mais vendido na 7-Eleven é um segredo. Atualmente são vendidos, em média, 200 oniguiris por dia em cada uma das 50 mil kombinis do país. O oniguiri foi o primeiro passo para a definitiva ‘niponização’ das lojas de conveniência, que adaptaram os produtos ao paladar local, com yakitoris, os famosos espetinhos de frango, a receitas sazonais, como o oden, uma sopa de legumes, tofu e ovos cozidos no caldo de peixe.

A identificação dos japoneses com as kombinis é tão grande que eles chamam, carinhosamente, de ‘reizoko no kawari’, que significa geladeiras substitutas. As lojas de conveniência se tornaram um mercado que movimenta 10 trilhões de ienes por ano. E o visionário japonês que licenciou a primeira 7-Eleven do país há quase 60 anos comprou a 7-Eleven. A marca tão tipicamente americana se tornou japonesa, não só no afeto, mas nas ações.

Para sobreviver na concorrência das kombinis, não basta achar uma boa esquina, é melhor descobrir o que pode diferenciar sua marca. O Family Mart, a segunda maior cadeia de kombinis do Japão, encontrou seu nicho, e defende o título de melhor frango frito, o Fami-Chicken. Outra grande rede que se encontra a cada esquina é a Lawson (que os japoneses pronunciam rósson), também originalmente americana e comprada por investidores japoneses, que está buscando seu lugar ao sol (nascente) oferecendo opções mais saudáveis e produtos frescos – quase como uma quitanda.



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