/
/
Como uma loja de conveniência americana se tornou parte da identidade japonesa

Como uma loja de conveniência americana se tornou parte da identidade japonesa

Lojas de conveniência se tornaram parte da vida dos japoneses ao conseguir ocupar espaços de afeto e de praticidade

A kombini é o microcosmo da vida no Japão. A tradução de conveniência pode ser 7-Eleven, Family Mart, Lawson. E apesar de serem aparentemente iguais, cada uma disputa a preferência dos clientes com especialidades e facilidades. Perto do Japão, o mercado de conveniência engatinha no Brasil.

É o lugar para comprar bebidas, snacks, salgadinhos de estufa (nesse caso, em geral, frango frito), obentôs, aquele ingrediente que falta na despensa em cima da hora, guarda-chuva, pilhas, carregadores, maquiagem, mas também servem para tirar xerox, pagar contas, sacar dinheiro, pagar o imposto de renda e até receber encomendas.

Mas como um negócio, dominado por marcas americanas em um país que preza tanto a produção local (Made in Japan costuma custar o dobro do preço, mas isso é assunto para outro artigo), se tornou parte tão fundamental do cotidiano dos japoneses?

A primeira loja da 7-Eleven foi aberta em 1969 por um japonês que comprou os direitos da marca. Mas apesar de um plano de expansão agressivo, a lógica de uma loja de esquina que vende de tudo um pouco não conquistou os japoneses imediatamente.

Aprender como se tornar especial, o segredo da expansão do 7-Eleven

A relação dos japoneses com as kombinis (o nome vem da forma como os japoneses dizem convenience store) começou a mudar no final da década de 1970 por causa de bolinhos de arroz. Os oniguiris são uma tradição de mais de mil anos, um petisco da Era Heian (794-1185), fácil, barato, simples de preparar e de comer, com infinitas possibilidades de recheio. A decisão de substituir cachorros-quentes por oniguiris marcou uma inflexão na relação dos japoneses com as lojas de conveniência.

Com sabores variados, que vão do tradicional salmão à ovas e ao famoso atum com maionese, lançado há 40 anos, o sabor mais vendido na 7-Eleven é um segredo. Atualmente são vendidos, em média, 200 oniguiris por dia em cada uma das 50 mil kombinis do país. O oniguiri foi o primeiro passo para a definitiva ‘niponização’ das lojas de conveniência, que adaptaram os produtos ao paladar local, com yakitoris, os famosos espetinhos de frango, a receitas sazonais, como o oden, uma sopa de legumes, tofu e ovos cozidos no caldo de peixe.

A identificação dos japoneses com as kombinis é tão grande que eles chamam, carinhosamente, de ‘reizoko no kawari’, que significa geladeiras substitutas. As lojas de conveniência se tornaram um mercado que movimenta 10 trilhões de ienes por ano. E o visionário japonês que licenciou a primeira 7-Eleven do país há quase 60 anos comprou a 7-Eleven. A marca tão tipicamente americana se tornou japonesa, não só no afeto, mas nas ações.

Para sobreviver na concorrência das kombinis, não basta achar uma boa esquina, é melhor descobrir o que pode diferenciar sua marca. O Family Mart, a segunda maior cadeia de kombinis do Japão, encontrou seu nicho, e defende o título de melhor frango frito, o Fami-Chicken. Outra grande rede que se encontra a cada esquina é a Lawson (que os japoneses pronunciam rósson), também originalmente americana e comprada por investidores japoneses, que está buscando seu lugar ao sol (nascente) oferecendo opções mais saudáveis e produtos frescos – quase como uma quitanda.



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]