Pesquisar
Close this search box.
/
/
Loja da Granado mostra que a história também é parte da experiência 

Loja da Granado mostra que a história também é parte da experiência 

A marca de 1870 utiliza a própria história para criar lojas sensoriais, nas quais os produtos são os protagonistas e criam conexões com os consumidores

Passar em frente a loja da Granado, no Shopping Eldorado, em São Paulo, é como iniciar uma viagem de volta ao período Imperial. Fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado, no Rio de Janeiro, a marca nasceu como uma farmácia de manipulados. Naquela época, a marca ganhou notoriedade na Corte ao ponto de ser considerada a farmácia oficial da família imperial. Em 1994, depois de três gerações na família Granado, o inglês Christopher Freeman assume o negócio.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Em 2004, a companhia comprou a Phebo. Hoje, são 52 lojas, sendo 14 em São Paulo e a intenção não é acelerar essa expansão, conforme contou Fabiana Dias de Novais, supervisora regional da Granado, que recebeu os executivos que participaram das visitas técnicas do BR Week 2017. “Não vamos estar em todos os lugares. A gente só procura shoppings e escolhemos a dedo”, conta.
Além das lojas, os produtos da Granado e da Phebo estão presentes em alguns supermercados e farmácias. E esse é um dos pontos de atenção da empresa: o cliente encontra os mesmos produtos com preços diferentes. Então, por que a loja própria faz sentido? “As lojas não representam o que os outros clientes representam, mas aqui o cliente tem a experiência completa da marca”, conta.

Resgate histórico

Na loja, em possível encontrar boa parte do portfólio das duas marcas, é possível testar os produtos e entrar no clima da história da marca. “A loja alguns aspectos diferenciais quando a gente fala de varejo em geral: ela usa os próprios produtos para criar o merchandising, o movimento dos produtos e a forma como eles são expostos no ponto de venda torna a loja diferente”, afirma Fernando Tecchio, diretor de Novos Negócios da Market Value, especialista que conduziu as visitas técnicas do BR Week 2017.
“Todo projeto das lojas está em um software onde é possível visualizar a posição de cada produto e é dessa forma que temos de seguir para construir o visual certo da marca”, disse a executiva. Cada detalhe da loja provoca um resgate histórico e gera uma conexão emocional com o consumidor.
Nem sempre foi assim. As lojas da marca como são hoje começaram a ser planejadas a partir de 2004.
“Tudo o que vocês estão vendo na loja são réplicas da farmácia de 1870”, conta Fabiana. O mobiliário, o piso, as estantes, os vidros e a escada rementem o consumidor à época imperial. Nas prateleiras, há placas das antigas propagandas da marca, que podem, inclusive, serem compradas.
A marca conseguiu transformar produtos simples, básicos, como sabonetes, em itens para presentes: em torno de 40% das vendas das lojas são presentes. As embalagens fazem toda a diferença e criam um aspecto distinto. Nas vitrines, não há cartazes promocionais e todas as ofertas são colocadas de forma discreta no centro da loja e oferecidas pelos vendedores.
“A loja é sensorial, tudo é pensado. Se você tocar nas embalagens, elas têm textura. A loja tem o cheiro, tem a música das décadas de 20 e 30. A loja trabalha todos os sentidos e aguça o seu paladar. Você quer consumir a loja, consumir o produto”, explica o consultor. “Uma marca de 1870 tem muita história para contar. A história dela é o seu principal ativo e não faz sentido deixar essa história para trás. É uma marca emocional”, explica Tecchio.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]