/
/
Loja da Granado mostra que a história também é parte da experiência 

Loja da Granado mostra que a história também é parte da experiência 

A marca de 1870 utiliza a própria história para criar lojas sensoriais, nas quais os produtos são os protagonistas e criam conexões com os consumidores

Passar em frente a loja da Granado, no Shopping Eldorado, em São Paulo, é como iniciar uma viagem de volta ao período Imperial. Fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado, no Rio de Janeiro, a marca nasceu como uma farmácia de manipulados. Naquela época, a marca ganhou notoriedade na Corte ao ponto de ser considerada a farmácia oficial da família imperial. Em 1994, depois de três gerações na família Granado, o inglês Christopher Freeman assume o negócio.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Em 2004, a companhia comprou a Phebo. Hoje, são 52 lojas, sendo 14 em São Paulo e a intenção não é acelerar essa expansão, conforme contou Fabiana Dias de Novais, supervisora regional da Granado, que recebeu os executivos que participaram das visitas técnicas do BR Week 2017. “Não vamos estar em todos os lugares. A gente só procura shoppings e escolhemos a dedo”, conta.
Além das lojas, os produtos da Granado e da Phebo estão presentes em alguns supermercados e farmácias. E esse é um dos pontos de atenção da empresa: o cliente encontra os mesmos produtos com preços diferentes. Então, por que a loja própria faz sentido? “As lojas não representam o que os outros clientes representam, mas aqui o cliente tem a experiência completa da marca”, conta.

Resgate histórico

Na loja, em possível encontrar boa parte do portfólio das duas marcas, é possível testar os produtos e entrar no clima da história da marca. “A loja alguns aspectos diferenciais quando a gente fala de varejo em geral: ela usa os próprios produtos para criar o merchandising, o movimento dos produtos e a forma como eles são expostos no ponto de venda torna a loja diferente”, afirma Fernando Tecchio, diretor de Novos Negócios da Market Value, especialista que conduziu as visitas técnicas do BR Week 2017.
“Todo projeto das lojas está em um software onde é possível visualizar a posição de cada produto e é dessa forma que temos de seguir para construir o visual certo da marca”, disse a executiva. Cada detalhe da loja provoca um resgate histórico e gera uma conexão emocional com o consumidor.
Nem sempre foi assim. As lojas da marca como são hoje começaram a ser planejadas a partir de 2004.
“Tudo o que vocês estão vendo na loja são réplicas da farmácia de 1870”, conta Fabiana. O mobiliário, o piso, as estantes, os vidros e a escada rementem o consumidor à época imperial. Nas prateleiras, há placas das antigas propagandas da marca, que podem, inclusive, serem compradas.
A marca conseguiu transformar produtos simples, básicos, como sabonetes, em itens para presentes: em torno de 40% das vendas das lojas são presentes. As embalagens fazem toda a diferença e criam um aspecto distinto. Nas vitrines, não há cartazes promocionais e todas as ofertas são colocadas de forma discreta no centro da loja e oferecidas pelos vendedores.
“A loja é sensorial, tudo é pensado. Se você tocar nas embalagens, elas têm textura. A loja tem o cheiro, tem a música das décadas de 20 e 30. A loja trabalha todos os sentidos e aguça o seu paladar. Você quer consumir a loja, consumir o produto”, explica o consultor. “Uma marca de 1870 tem muita história para contar. A história dela é o seu principal ativo e não faz sentido deixar essa história para trás. É uma marca emocional”, explica Tecchio.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]