Stanley Tucci é um ator versátil. Mais recentemente, interpretou o personagem cardeal Bellini no filme Conclave, que conquistou milhares de espectadores nos cinemas e após a morte do Papa Francisco I. Também interpretou Nigel, uma das maiores autoridades de moda na revista fictícia do filme O Diabo Veste Prada, e um oficial de imigração em O Terminal.
Tucci é também um cozinheiro de mão cheia. Quem o segue nas redes sociais vê com frequência suas atividades gastronômicas, com bastidores de pratos e refeições, dicas de harmonização de vinhos, e ideias de novas combinações para jantares, almoços e cafés. Após lançar a biografia Sabor – Minha vida através da comida, em 2022, Stanley Tucci acaba de lançar O que eu comi em um ano (e outras reflexões), lançada nesta sexta-feira, 1º de maio.
Para saborear
Logo no início da obra, Stanley Tucci revela um bastidor íntimo das gravações de Conclave: um jantar com os atores Ralph Fiennes e Isabella Rossellini em Roma, na Itália. Os três escolheram um restaurante sediado em um antigo palazzo, administrado por freiras carmelitas francesas. O lugar foi uma indicação de Rossellini, cuja mãe, a célebre atriz Ingrid Bergman, frequentava por ser um local pouco badalado.
A cena inicial dá o tom de uma jornada tão saborosa e sinestésica quanto os pratos que Stanley Tucci degusta e apresenta no livro. Mas, mais do que um relato gastronômico, a obra é, na verdade, um diário de memórias pessoais que incluem a vida familiar, sua vida como artista, e o papel da comida.
O que eu comi em um ano é uma leitura prazerosa, para ser degustada e digerida com calma, indulgência e bom humor. Assim como uma boa refeição.
Art Pop!: Andy Warhol
Ao longo da semana, na CM News, a newsletter da Consumidor Moderno – clique aqui para se inscrever –, também indicamos a nova exposição sobre o Andy Warhol. Trata-se da maior já realizada no Brasil sobre o artista norte-americano, com mais de 600 obras. Sediada no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, a exposição ficará em cartaz até o dia 30 de junho.
Oportunidades disfarçadas
Nem tudo o que reluz é ouro. Mas, por outro lado, é possível encontrar oportunidades em meio às crises. É isso o que Carlos Domingos, executivo e fundador da OD Brasil, busca mostrar no livro Oportunidades disfarçadas, que reúne 200 histórias de casos reais de companhias e pessoas que transformaram problemas de negócios em soluções inovadoras.
O livro foi uma indicação de Leandro de Paula, diretor de Tecnologia da Amazon.com na América Latina. “A obra é escrita de uma forma muito fluida e divertida, com casos reais de empresas e pessoas que souberam transformar situações muito complicadas e desafiadoras em grandes oportunidades e momentos de virada em suas trajetórias”, afirma.
50 anos da defesa do consumidor
Neste ano, celebra-se os 50 anos de atuação das entidades civis de defesa do consumidor. Para comemorar o marco, o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor realizou o webinar “Consumidor.gov – Desafios e Perspectivas”.
O encontro reuniu diversos especialistas do setor, como Vitor Sardas, presidente da Comissão de Direito do Consumidor do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Marcia Moro, presidente da Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil); Vitor Ferreira, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon); Ricardo Morishita, professor de Direito do Consumidor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); e Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão.
É possível conferir tudo o que rolou no webinar clicando aqui.
*Foto: Intrínseca.