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Um inverno aquecido para o Live Marketing: setor de eventos cresce 9% no primeiro trimestre de 2023

Um inverno aquecido para o Live Marketing: setor de eventos cresce 9% no primeiro trimestre de 2023

Promover experiências de marca cria engajamento que vai muito além dos eventos e se reflete na lealdade do consumidor

Mesmo nos meses mais frios do ano (ou não, devido ao fenômeno El Niño), o mercado de live marketing segue aquecido e a todo vapor; isso porque o setor de eventos deve manter a tendência de crescimento dos primeiros meses do ano, que registraram um aumento de 9% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).

O hub de eventos de turismo, cultura e entretenimento puxou a corda para que o crescimento na participação do PIB fosse três vezes superior à média nacional, como aponta o Radar Econômico, estudo realizado pela Abrape, com base em dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência. O segmento fechou o primeiro trimestre de 2023 com 9,1% de crescimento, enquanto a média envolvendo todos os outros setores foi de 3,3%.

Após um período de reclusão devido à pandemia, as pessoas têm buscado novamente os eventos. O último Carnaval na Bahia reuniu cerca de 2,7 milhões de pessoas – sendo um milhão apenas na capital Salvador. A festa em todo Brasil movimentou cerca de R$8,18 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse número é 26,9% maior que o do ano passado.

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E as marcas estão atentas a essa alta do mercado

Gigantes como Pepsi, Brahma e Seda aumentaram seus investimentos no carnaval deste ano, com destaque para a campanha da Unilever. Com mensagem empoderada, a Estalo foi responsável por ativações de Seda Boom no Fervo da Lud, no Galo da Madrugada e no bloco do Tik Tok. Megafotos, totens e distribuição de tiaras foram algumas das ações da marca durante o Carnaval, além de meeting points para finalização dos cabelos.

Grandes eventos são ótimos para as empresas promoverem um brand experience único e estreitar o relacionamento com o público a ponto de torná-los fãs, e a Brahma tem trabalhado cada vez mais para isso. Os investimentos feitos para trazer as celebridades ao carnaval e proporcionar uma experiência diferenciada para o público, levaram o nome da bebida a ser a segunda marca mais citada no Twitter entre os dias 17 e 26 de fevereiro, de acordo com Knewin, maior PRTech da América Latina, referência em monitoramento e análise de dados. O levantamento coletou e analisou mais de 400 mil tuítes relacionados ao tema.

Um dos segredos para o sucesso foi o planejamento. A Brahma queria fazer algo impactante para a volta da festa, e a marca da Ambev contou com a ajuda da Estalo na operação de vendas no carnaval de Salvador pelo sétimo ano consecutivo. A agência operou 14 centrais de vendas e duas centrais masters de distribuição de kits e suporte, em uma área de mais de 1.400 m² para atender aos mais de 11 mil vendedores oficiais cadastrados. Também, pela primeira vez, a Estalo assumiu o credenciamento de vendedores oficiais para a Ambev no Carnaval de rua de São Paulo, com a entrega de toda documentação, kits, apoio, estrutura e informações necessárias para as vendas na cidade.

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Engajamento ao vivo gera engajamento digital

Eventos e ativações bem feitas quebram a bolha natural e se espalham nos mais diversos canais de comunicação, seja pelas redes sociais, pelos veículos de imprensa ou pelo antigo boca a boca.

As pessoas valorizam a experiência ao vivo, eventos e o contato direto, o olho no olho. O brand experience e o live marketing têm reflexos na satisfação pessoal e na lealdade do consumidor com a marca. Essa estratégia é indispensável para a comunicação com o público-alvo.

Quem faz muito bem isso é a Natura. A empresa de cosméticos sempre realiza eventos de ativação da marca para que o público possa conhecer as novas fragrâncias e o posicionamento perante ao consumidor. Criada também pela Estalo, a Casa Natura marcou presença nas festas de São João no Nordeste do país e proporcionou ao público experiências sensoriais, exposição de produtos e distribuição de amostras grátis dos lançamentos.

E, através da análise de dados dos setores da economia, as marcas podem garantir mais assertividade e eficiência nas suas ações, pois terão insights relevantes de ofertas e procura dos serviços e produtos nos momentos-chave. Isso favorece a tomada de decisão e posiciona a marca de maneira efetiva.

*Maíra Holtz é sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º



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