Pesquisar
Close this search box.
/
/
Um inverno aquecido para o Live Marketing: setor de eventos cresce 9% no primeiro trimestre de 2023

Um inverno aquecido para o Live Marketing: setor de eventos cresce 9% no primeiro trimestre de 2023

Promover experiências de marca cria engajamento que vai muito além dos eventos e se reflete na lealdade do consumidor

Mesmo nos meses mais frios do ano (ou não, devido ao fenômeno El Niño), o mercado de live marketing segue aquecido e a todo vapor; isso porque o setor de eventos deve manter a tendência de crescimento dos primeiros meses do ano, que registraram um aumento de 9% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).

O hub de eventos de turismo, cultura e entretenimento puxou a corda para que o crescimento na participação do PIB fosse três vezes superior à média nacional, como aponta o Radar Econômico, estudo realizado pela Abrape, com base em dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência. O segmento fechou o primeiro trimestre de 2023 com 9,1% de crescimento, enquanto a média envolvendo todos os outros setores foi de 3,3%.

Após um período de reclusão devido à pandemia, as pessoas têm buscado novamente os eventos. O último Carnaval na Bahia reuniu cerca de 2,7 milhões de pessoas – sendo um milhão apenas na capital Salvador. A festa em todo Brasil movimentou cerca de R$8,18 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse número é 26,9% maior que o do ano passado.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

E as marcas estão atentas a essa alta do mercado

Gigantes como Pepsi, Brahma e Seda aumentaram seus investimentos no carnaval deste ano, com destaque para a campanha da Unilever. Com mensagem empoderada, a Estalo foi responsável por ativações de Seda Boom no Fervo da Lud, no Galo da Madrugada e no bloco do Tik Tok. Megafotos, totens e distribuição de tiaras foram algumas das ações da marca durante o Carnaval, além de meeting points para finalização dos cabelos.

Grandes eventos são ótimos para as empresas promoverem um brand experience único e estreitar o relacionamento com o público a ponto de torná-los fãs, e a Brahma tem trabalhado cada vez mais para isso. Os investimentos feitos para trazer as celebridades ao carnaval e proporcionar uma experiência diferenciada para o público, levaram o nome da bebida a ser a segunda marca mais citada no Twitter entre os dias 17 e 26 de fevereiro, de acordo com Knewin, maior PRTech da América Latina, referência em monitoramento e análise de dados. O levantamento coletou e analisou mais de 400 mil tuítes relacionados ao tema.

Um dos segredos para o sucesso foi o planejamento. A Brahma queria fazer algo impactante para a volta da festa, e a marca da Ambev contou com a ajuda da Estalo na operação de vendas no carnaval de Salvador pelo sétimo ano consecutivo. A agência operou 14 centrais de vendas e duas centrais masters de distribuição de kits e suporte, em uma área de mais de 1.400 m² para atender aos mais de 11 mil vendedores oficiais cadastrados. Também, pela primeira vez, a Estalo assumiu o credenciamento de vendedores oficiais para a Ambev no Carnaval de rua de São Paulo, com a entrega de toda documentação, kits, apoio, estrutura e informações necessárias para as vendas na cidade.

Conheça o Mundo do CX

Engajamento ao vivo gera engajamento digital

Eventos e ativações bem feitas quebram a bolha natural e se espalham nos mais diversos canais de comunicação, seja pelas redes sociais, pelos veículos de imprensa ou pelo antigo boca a boca.

As pessoas valorizam a experiência ao vivo, eventos e o contato direto, o olho no olho. O brand experience e o live marketing têm reflexos na satisfação pessoal e na lealdade do consumidor com a marca. Essa estratégia é indispensável para a comunicação com o público-alvo.

Quem faz muito bem isso é a Natura. A empresa de cosméticos sempre realiza eventos de ativação da marca para que o público possa conhecer as novas fragrâncias e o posicionamento perante ao consumidor. Criada também pela Estalo, a Casa Natura marcou presença nas festas de São João no Nordeste do país e proporcionou ao público experiências sensoriais, exposição de produtos e distribuição de amostras grátis dos lançamentos.

E, através da análise de dados dos setores da economia, as marcas podem garantir mais assertividade e eficiência nas suas ações, pois terão insights relevantes de ofertas e procura dos serviços e produtos nos momentos-chave. Isso favorece a tomada de decisão e posiciona a marca de maneira efetiva.

*Maíra Holtz é sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º



+ NOTÍCIAS
O Facebook está perto do fim?
Três tendências para marcas e criadores de conteúdos nas redes

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]