Pesquisar
Close this search box.
/
/
LinkedIn revela quais serão as 15 profissões do futuro

LinkedIn revela quais serão as 15 profissões do futuro

A maioria das carreiras estão ligadas a área de tecnologia e engenharia. Saiba quais são elas e o que fazem esses profissionais

O LinkedIn divulgou sua terceira edição do relatório anual de empregos emergentes, uma lista que identifica as 15 profissões que mais crescem no mercado com perspectivas promissoras para os próximos anos, apontando também quais delas tiveram maiores taxas de contratações nos últimos meses.

Este ano, a empresa constatou o que já parecia ser tendência: o número de profissões relacionadas a inteligência artificial e ciência de dados continua a se expandir em quase todos os setores.

E, se antes ser engenheiro já parecia uma boa ideia, agora mais ainda. A palavra “engenheiro” apareceu no título de cinco das 15 colocações do ranking.

A primeira posição da lista é ocupada pelo cargo de Especialista em Inteligência Artificial. Este profissional é o responsável por analisar áreas em que faz sentido implementar ou criar sistemas inteligentes. Segundo o relatório, a profissão teve um crescimento de 74% no número de empregos nos últimos quatro anos, nos Estados Unidos.

Confira a lista completa do LinkedIn:


Especialista em inteligência artificial

Taxa de crescimento anual: 74%

O que faz? Esse profissional analisa áreas em que faz sentido implementar ou criar sistemas inteligentes. Mexe diretamente com o chamado machine learning, ou seja, ferramenta utilizada para ensinar as máquinas a simularem os processos de decisão do cérebro humano.


Engenheiro de robótica

Taxa de crescimento anual:  40%

O que faz? A Engenharia Robótica é responsável pelo design, desenvolvimento, operação e programação de robôs. Por meio dela, acrescentam-se elementos cognitivos nos sistemas industriais.


Cientista de dados

Taxa de crescimento anual: 37%

O que faz? Esse tipo de cientista é capacitado para reunir, interpretar e replicar de forma simplificada informações relevantes contidas em enormes bancos de dados de empresas e governos. Na era do big data são considerados uma mina de ouro.


Engenheiro Full Stack

Taxa de crescimento anual: 35%

O que faz? Um engenheiro Full Stack  tem a capacidade de entregar um projeto completo dentro de sua área de atuação. Ele vai do Front-end ao Back-end, recebendo, entendendo, desenvolvendo e finalizando o projeto. Pode-se dizer que ele é o “canivete suíço” da empresa.


Engenheiro de confiabilidade do local

Taxa de crescimento anual: 34%

O que faz? Esse profissional avalia e otimiza a confiabilidade de sistemas através de técnicas oriundas da probabilidade e estatística. A confiabilidade é uma medida de desempenho importante em setores como indústrias de petróleo e gás, nucleares, de processo, química, energia, telecomunicações e tecnologia de informação e etc.


Especialista em sucesso do cliente

Taxa de crescimento anual: 34%

O que faz? O Especialista em sucesso do cliente é responsável por garantir que as interações entre a sua empresa e o seu cliente gerem os resultados desejados por ele. Por isso, as empresas têm investido em profissionais capacitados para criar maneiras de entregar não só um bom serviço ou produto, mas também em garantir experiências de qualidade.


Representante de desenvolvimento de vendas

Taxa de crescimento anual: 34%

O que faz? O representante faz o primeiro contato com os possíveis clientes que chegam à base da empresa. Sua organização promove campanhas de marketing ou ações nas redes sociais, por exemplo, e uma base de leads é gerada, com contatos registrados na sua ferramenta de automação de marketing ou CRM(Customer Relationship Management).


Engenheiro de dados

Taxa de crescimento anual: 33%

O que faz? Esse engenheiro é responsável por encontrar tendências nos conjuntos de dados e desenvolver algoritmos para ajudar a tornar os dados brutos informações úteis para a empresa. É uma profissão que requer habilidades técnicas específicas, como conhecimento profundo do design do banco de dados SQL e de várias linguagens de programação.


Técnico de saúde comportamental

Taxa de crescimento anual: 33%

O que faz? O técnico de saúde comportamental analisa o comportamento de forma aplicada, reconhecendo transtornos comportamentais e mentais.


Especialista em segurança cibernética

Taxa de crescimento anual: 30%

O que faz? Esse profissional cuida da segurança cibernética, de informação, de rede e  avaliação possibilidades de vulnerabilidades no sistema, garantindo a segurança da informação.


Desenvolvedor de back-end

Taxa de crescimento anual: 30%

O que faz? O Desenvolvedor Back-end é o responsável por dinamizar os sites utilizando linguagens de programação, além de organizar todas as informações invisíveis aos olhos do usuário.


Diretor de receita

Taxa de crescimento anual: 28%

O que faz? Faz parcerias estratégicas, a gestão da receita da empresa, traça estratégias de entrada no mercado e gerenciamento executivo.


Engenheiro de nuvem

Taxa de crescimento anual: 27%

O que faz? É o profissional responsável por analisar sistemas, identificar problemas, avaliar dados e conceber soluções para problemas relacionados à computação em nuvem.


Desenvolvedor Javascript

Taxa de crescimento anual: 25%

O que faz?  Esse tipo de desenvolvedor desenvolve e implanta sistemas em Javascript realizando correções em sistemas para atender às necessidades dos usuários. Desenvolve também trabalhos de montagem, depuração e testes de programas já desenvolvidos.


Product owner

Taxa de crescimento anual: 24%

O que faz? Cabe a ele guiar o projeto de um produto do começo ao fim, desde o papel, transformando-o em um produto prático, que pode ser vendido, negociado, trazendo lucro para a empresa.


+ CARREIRAS

Lista de profissões emergentes em 2020 reflete mercado de dados aquecido

Quer mudar de carreira em 2020? Veja 5 dicas fundamentais para dar este passo


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]