Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lideranças femininas que promovem a diferença positiva no mercado

Lideranças femininas que promovem a diferença positiva no mercado

Brasil tem conhecido recentemente novos destaques de outros setores produtivos, e aprendido mais com nomes já populares

Dados sociodemográficos mundo afora expõem desvantagens do gênero feminino em relação ao masculino no mercado de trabalho. No Brasil, o caminho à direção de um negócio é claramente mais difícil a elas. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres chegam a ocupar de 24% a 27% menos cargos gerenciais que os homens, dependendo de sua cor. Mas ainda que muito precise ser feito para que as mulheres sejam reconhecidas e respeitadas por igual, diversas lideranças femininas se destacam por ativamente promovem a diferença positiva no mercado.

O efeito de anos de conscientização promovido por inúmeras lideranças femininas aparece no dia a dia. No varejo, por exemplo, grandes empresas brasileiras contam com mulheres em cargos de gerência e direção. Na Via Varejo, o posto de diretora de e-commerce é ocupado por Josiane Terra, enquanto Silvana Balbo é a direção do marketing do Carrefour. Claro que não se pode deixar de mencionar Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, que no momento encabeça um grande movimento a favor da vacinação contra a Covid-19 no País.

Também é imprescindível citar é a CEO do UBS, Sylvia Coutinho, que é presidente do grupo no Brasil desde 2013 e head da área de gestão de patrimônio para a América Latina desde 2018.

Financeiro e tecnológico

O Brasil também tem conhecido mais destaques de outros setores produtivos, e aprendido mais com nomes já populares. Ainda que não seja preciso andar mais que alguns metros para encontrar grandes exemplos de mulheres que desafiaram opressões ao seu desenvolvimento profissional, vale citar algumas dos setores financeiro e tecnológico, onde há um predomínio cultural de homens.

Uma delas é a CEO do Movimento Black Money & D’Black Bank, Nina Silva, executiva de inovação e tecnologia é uma das maiores influenciadoras de afrodescendentes do mundo. Colunista do MIT Sloan Review e executiva de TI há mais de 17 anos, Nina Silva certamente inspira mulheres que trilham carreiras profissionais no setor onde as mulheres são apenas 20%, de acordo com o IBGE.

Outro destaque no setor financeiro é a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, que é a brasileira presente na revista Fortune’s 40 Under 40.

Ainda que muitas pessoas e empresas perceberam a importância (óbvia) da igualdade de gênero, muitas marcas ainda dedicam pouca atenção à questão. Fundadora da agência de publicidade focada em conexão emocional Think Eva, Nana Lima se dedica à relação entre as marcas e as mulheres de maneira responsável e humana. Líder educacional da ONG Think Olga, Lima empodera mulheres também por meio da disseminação da informação, dando tanto exemplo quanto esperança para um futuro mais justo.

As mulheres estão de fato se mostrando mais para o mercado – e têm tudo para ganhar cada vez mais espaço. Um estudo do Distrito mostra de 4,7% dos ecossistemas de startups do Brasil foram fundados exclusivamente por mulheres. Outra pesquisa, da Kantar, mostra que o número de mulheres em cargos de liderança dobrou nos últimos anos – sendo que 41% dos consumidores se sentem muito confortáveis em ter uma mulher CEO de uma empresa.

As que estão exercendo papel de liderança com maestria hoje servem de exemplo e inspiração para um futuro mais igualitário dentro do mercado de trabalho.


+ Notícias

Dia Internacional da Mulher: como as marcas influenciam na autoestima feminina

3 dicas para aliviar o cansaço visual causado por telas em excesso

Novos hábitos esportivos dos brasileiros abrem oportunidades para marcas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]