Liderar hoje em dia vai muito além da produtividade. É preciso criar sentido ao esforço coletivo e ajustar o relacionamento para gerar autenticidade nos resultados e cuidado com as pessoas.
A RH mais seguida do Instagram e do TikTok, Aline Santos, lembra como a liderança deve ser acompanhada de terapia, especialmente para saber lidar com a pressão por resultados, exposições e engajamentos.
Para ela, demonstrar suas imperfeições é valioso para criar conexões com os times é essencial para não causar afastamento. “Quanto mais você mostra seus defeitos e vulnerabilidade, mais facilmente a outra pessoa baixa a guarda e mostra quem verdadeiramente é”, declara Aline no CONAREC 2025, em conversa mediada por Emerson Ciociorowski, CEO da EMYPLAN – Planejamento & Treinamentos Estratégicos.
Produtividade e bem-estar
O especialista em Produtividade e Gestão de Tempo, Stenio Moura, abordou um ponto importante sobre como a produtividade não pode ser só volume. Para ele, a liderança precisa ir além do fazer e a consistência precisar ocupar o lugar do imediatismo.
“As escolhas que fazemos nos aproximam ou nos distanciam de quem queremos nos tornar. Muitas pessoas ou são boas de começar, ou de terminar. Poucos são bons em continuar – e é isso que faz a diferença”, explicou Stenio.
A especialista em Gestão e Liderança, Renata Barros, reforça a necessidade de respeitar os limites individuais e entender que a saúde mental deve ser o centro das estratégias de gestão.
“O Brasil é o segundo país do mundo em casos de burnout, com 30% da força de trabalho afetada. Não dá mais para ignorar a saúde mental. Não é possível dissociar a imagem pessoal da imagem da empresa: valores e comportamentos impactam diretamente a credibilidade do líder”, confirmou Renata.
Nunca é tarde para começar
Estar no digital é inevitável, mas o aprendizado que temos com os especialistas é de que não vale o preço alto, se suas escolhas levam para um futuro sem propósito.
Emerson Ciocioroswki deixou um comentário importante sobre transformar métricas em humanidade. “O futuro pertence aos líderes que sabem inspirar sem sufocar, sem reduzir as pessoas a grandes números.”





