Pesquisar
Close this search box.
/
/
As lições que grandes empresas têm aprendido com os Millennials

As lições que grandes empresas têm aprendido com os Millennials

Executivos da Accenture, Bradesco Seguros, Movile, Grupo Fleury, Oracle, Cielo e Telhanorte disseram no CONAREC 2017 o que aprendem com os Millennials

Os Millennials, a agora a Geração Z, estão mudando a fotografia do mercado corporativo. A oferta de produtos e serviços, o atendimento ao cliente e o modo como se encara a força de trabalho nunca mais serão os mesmos depois deles. O que as grandes empresas têm aprendido com o comportamento dessa geração pautada no digital, na agilidade e na impaciência com processos engessados, chefias abusivas e burocracias de todos os níveis? O CONAREC 2017 reuniu nesta semana executivos de peso para tentar encontrar a resposta.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“Se você não tiver um senso grande de propósito e projeto claro fica difícil lidar com essas novas gerações”, disse Flaviano Faleiro, líder da Accenture Digital para a América Latina. “É uma nova geração conectada e com senso de pertencimento grande, com baixa resiliência a lidar com frustrações e estresses e isso é um desafio para as empresas”, completou.

O desafio, disse, é comportamental e não geracional. O executivo lembra que os Millennials provocaram essa ruptura: quando se fala deles não se fala mais necessariamente sobre os jovens que nasceram a partir da década de 80; mas sim sobre o comportamento e mindset que eles introduziram no mercado. Eles influenciam as gerações anteriores a pensar como eles e isso tem ajudado as companhias a promover inovação. “Na empresa, 90% das pessoas são das novas gerações, mas quem lidera a inovação é a Geração X. Então o modelo mental não é geracional”, afirmou Faleiro.

Da Geração Millennial, Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil, lembra que sua geração ajudou a rejuvenescer o mercado. “É uma questão de enxergar valor naquilo que se faz”, disse. A empresa, cujo quadro de funcionários é formado por cerca de 60% de Millennials, começou a trabalhar com projetos ligados a empreendedorismo e startups, que chamam a atenção dessa geração. “São projetos bottom up, desenvolvidos de forma orgânica e natural para que as pessoas se sintam parte. Precisamos empoderar as pessoas e isso realmente faz com que as coisas aconteçam de forma mais rápida”, afirmou.

Como lidar

A presença dos Millennials nas empresas e seu impacto nos modelos de negócios é incontestável. “Não existe indústria que não esteja sendo desafiada”, afirmou Faleiro, da Accenture. Do total de 9 mil colaboradores do Grupo Fleury, em torno de 60% pertencem a geração Millennial. “É uma geração que precisa de uma construção sólida e colaborativa”, disse Carlos Marinelli, CEO do Grupo Fleury. “Eles têm uma busca por propósito e trabalho e a gente precisa ter essa busca também. Saber qual é o propósito e o impacto do trabalho é muito importante para as pessoas, ainda mais para eles”, disse.

“Cada vez que começamos a falar sobre os Millennials, eu me questiono se eles estão dentro do gabarito como falam”, questionou Jorge Nasser, diretor geral do Bradesco Seguros. Para ele, trata-se muito mais de comportamentos inseridos dentro de um mesmo contexto do que qualquer outra coisa. Do total do quadro da seguradora, 43% são Millennials e Nasser lembra que a empresa está inserida em um mercado super tradicional, repleta de processos e com pouca flexibilidade. “E isso não importa porque a partir do momento em que você dá um proposito, e oferece um ambiente que provoca as pessoas a ter uma missão, você conquista. É entender a cultura: somos uma empresa analógica no relacionamento com as pessoas e digital nos processos e negócios e mais do que entender a categorização de uma geração é deixar claro o ambiente e o propósito”, afirmou. “Essa geração nos provoca a ter um conhecimento embasado por fatos e não achismos e assim é o cliente. Essa relação é que nos impulsiona a investir em tecnologia, a nos reinventar”, completou.

Lidar com essa geração é falar sobre transparência e meritocracia, afirmou Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de Produtos, Negócios, Marketing e Inovação da Cielo. “Não podemos negar o contexto em que as empresas estão. Precisamos ter uma velocidade alta de reinvenção. E para isso precisamos ser muito transparentes nas relações e trabalhar com meritocracia. Os Millennials têm provocado isso a partir da sua inquietude. Eles nos provoca a repensar as respostas”, disse.

É o que também acontece na Telhanorte. Juliano Ohta, diretor geral da marca, afirmou que a empresa se reinventa no sentido de aumentar a agilidade. “A empresa tem 350 anos, atua em um setor difícil, mas nosso presidente quer que ela seja uma startup de 350 anos. Parece incoerente, mas faz sentido. É uma nova cultura, apesar de toda a herança de uma empresa com três séculos”, disse.

As dores de se lidar com os Millennials

Apesar de promoveram mudanças fortes e positivas na empresa no sentido da inovação, os Millennials também têm comportamentos que são difíceis de lidar, de maneira geral. Segundo Marinelli, do Fleury, é preciso trabalhar a paciência. “Eles querem feedback imediato e aí a gente tem de trabalhar muito para ter paciência e mostrar que a vida não é como o Facebook e as relações no trabalho e com os clientes são mais complicadas que isso”, disse.
Marcelo Gobbi, head global de Soluções de Comunicação da Movile, a empresa mais jovem na discussão, também lida com desafios para lidar com essa geração. Para ele a paciência também é a palavra-chave. “O primeiro desafio é o relacionamento interpessoal, porque eles estão conectados o tempo todo e isso faz com que eles acabem perdendo um pouco essa relação. O segundo desafio é a paciência. O líder precisa ajudar no desenvolvimento dessas duas características”, afirmou.

Na Telhanorte, o desafio está em integrar as gerações. “O varejo é muito conhecido por paixão e isso sempre foi uma característica muito valorizada. Mas tem o outro lado: o cliente hoje não acredita mais em tudo. Ele não acredita mais no modelo que funcionava antes. O desafio é como a gente faz a transição da geração apaixonada para uma baseada em dados”, afirmou.

Os executivos, líderes de empresas grandes, concluíram que lidar com os Millennials, ao fim, é uma questão que ultrapassa gerações. É uma questão humana. “Independentemente de gerações, o que sempre vai prevalecer é o relacionamento humano. Os líderes precisam ter empatia”, disse Gobbi, da Movile. “O que a gente precisa é entender que a tecnologia é meio e não fim e como humanos temos as nossas necessidades. Em última análise, somos da Geração ‘H’. Somos humanos e cheios de fragilidades”, lembrou Nasser, do Bradesco Seguros.

Confira aqui a cobertura completa do CONAREC 2017, que tem como tema “Somos todos Millennials”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]