Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lazer fora de casa ganhou valor emocional para os consumidores após isolamento

Lazer fora de casa ganhou valor emocional para os consumidores após isolamento

Segundo estudo, brasileiros passaram a valorizar mais cafés, bares e restaurantes, associando o lazer fora de casa à saúde mental e possibilidade de reconexão social

A pandemia de covid-19 trouxe uma série de desafios para a sociedade. Enquanto os cuidados com a saúde e o distanciamento dominaram nosso cotidiano, cada indivíduo enfrentou suas questões sensíveis e emocionais de acordo com o desenrolar dos fatos. A partir das perspectivas de retomada com o avanço da vacinação, cada vez mais descobrimos detalhes desse período tão intenso. Um estudo da International Alliance for Responsable Drinking (IARD) revela como o lazer fora de casa está conectado ao bem-estar social e mental das pessoas mundialmente.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais tendências e discussões sobre CX

O relatório se debruça especificamente sobre a relação dos consumidores com restaurantes, cafés e bares e é baseado em uma pesquisa feita pela YouGov e diversos focus group conduzidos pela WorldThink.

A necessidade de contenção do vírus trouxe a categorização dos estabelecimentos – entre essenciais e não essenciais. Assim, ambientes de socialização, naturalmente, precisaram fechar e o levantamento mostra como os consumidores sentiram falta dessas atividades. Segundo a pesquisa, 71% dos brasileiros consideram que o fechamento teve efeito negativo em suas vidas e 60% afirmam que foram afetados durante a pandemia.

O período de limitação trouxe um novo apreço do consumidor pelo lazer fora de casa. Para 74% dos entrevistados a valorização de bares e restaurantes cresceu após a vivência de isolamento.

O comportamento dos brasileiros acompanha uma tendência global. No mundo, 66% concordam que o bem-estar social e mental da população sofreu impacto e 45% reconhecem efeitos negativos diretos em sua saúde com o fechamento dos estabelecimentos.

Valor emocional

Cada vez mais, a relação dos consumidores com marcas e produtos vai além do próprio consumo utilitário e traz significados simbólicos com âncoras emocionais. O estudo deixa claro que essa tendência passa a ficar presente na relação da população com o lazer fora de casa.

A retomada do funcionamento de bares, restaurantes e cafés é associada diretamente a uma possibilidade maior de socialização. Assim, essa possibilidade de encontro com amigos e familiares fora de casa é apontada como um gerador de bem-estar e felicidade para 40% dos brasileiros entrevistados.

Esses estabelecimentos também têm sido considerados como espaços significativos para as pessoas se reconectarem com as outras a seu redor e evitarem a solidão após meses de isolamento. Os resultados globais apresentam o mesmo raciocínio: 57% passaram a valorizar mais a contribuição do setor em sua saúde; 22% avaliam que os estabelecimentos evitam a solidão e que a socialização fora de casa, após as restrições, trouxe sentimentos de felicidade (45%).

Experiência aprimorada

Outro ponto importante levantado pelo estudo é que para 80% dos brasileiros as medidas restritivas melhoraram a experiência do cliente nesses estabelecimentos. Essas características são importantes termômetros para as marcas estabelecerem vínculos mais significativos com os clientes, potencializando também suas oportunidades de negócio.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais tendências e discussões sobre CX

A percepção dos respondentes destaca que três exigências mais importantes dos frequentadores foram atendidas: 57% consideram que houve melhoria nos padrões de limpeza; 54% disseram que há mais ventilação nos estabelecimentos e 40% mencionam que houve melhorias nas instalações ao ar livre.

O estudo também aponta aspectos que se tornaram mais importantes desde a pandemia: socializar fora de casa (44%); relaxar e aproveitar o ambiente (43%) e desfrutar de comidas e bebidas preparadas por outra pessoa (36%).

Expectativas do setor

Com tantos meses de impacto, o setor de lazer fora de casa tem planejado dias melhores. Com o avanço da vacinação e o fim das restrições, a expectativa é que a retomada beneficie não só os consumidores, mas toda a cadeia produtiva. De acordo com Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor pode preencher 600 mil vagas de trabalho apenas neste semestre – o que representa 31% das empresas do setor com intenção de aumentar o quadro de funcionários.

“O setor de bares e restaurantes foi um dos mais afetados pelas medidas de restrições adotadas durante a pandemia, mas os danos vão além dos econômicos. A paixão cervejeira é o marco do nosso país, por isso estamos presentes nas celebrações. Como entidade representativa do setor, nós apoiamos a retomada segura e o consumo responsável”, destaca Luiz Nicolaewsky, Superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).


+ Notícias 

Consumo pós-pandemia: desafios e expectativas para as pequenas, médias e grandes empresas

19 edições de Prêmio Respeito: a dinâmica entre consumidores e marcas mudou?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]