/
/
Latinos são mais influenciáveis e se importam com valores morais ao comprar

Latinos são mais influenciáveis e se importam com valores morais ao comprar

Seguindo a tendência mundial, consumidores latino-americanos se importam cada vez mais com valores morais de marcas, mas são mais influenciáveis

A preocupação dos consumidores latino-americanos com valores morais da empresa e a experiência de compra cresce a cada ano. Engrossando a demanda mundial, o comprador da América Latina leva cada vez mais em consideração os valores morais e procura entender a empresa antes de consumir. O tech não muda esse jogo, como mostrou Growth from Knowledge (GfK), especialistas em dados e insights de mercado.

Com isso, os consumidores latinos precisam confiar em uma marca antes de comprar. Esta confiança tem muito a ver com os valores que a empresa mostra e defende, mas também envolve confiança no crédito, em condições oferecidas, no próprio panorama sociocultural e no futuro do consumo.

Leia mais: Valores pessoais dominam decisões de compras para novos consumidores

Confiança nos valores de marca

Henrique Mascarenhas, diretor-comercial da GfK Brasil, explica que gerar valores morais e confiança começa com o público-alvo. Hoje, um dos fatores mais influenciáveis é a geração a qual o público pertence. Pessoas mais novas, especialmente da Geração Z, mostram uma importância maior para marcas genuínas e honestas, que oferecem na realidade um papel equivalente àquele que pregam nas redes sociais.

Os consumidores tendem a prestar cada vez mais atenção nas promessas, valores morais e atitudes concretas das empresas. O insight da GfK mostrou que, nos últimos oito anos, marcas que não agiram de acordo com os valores apresentados perderam participação de mercado. O cliente, então, acredita e se reconhece em determinados valores, e se sente traído se estes forem abandonados ou ignorados.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Ainda, a partir de 2019, a mudança se intensificou: dados de Consumer Intelligence da GfK mostram que pessoas entre 25 e 46 anos se importam mais com marca e características do produto (+3 a 4 pp), e menos com promoções (-5 a 6 pp).

A internet e influência na compra

A internet e as redes sociais mudaram muito a maneira das pessoas pesquisarem e consumirem. Agora, é comum a procura por imagens e hashtags, indicações, vídeos de review e influenciadores sociais.

Conheça o Mundo do CX

De fato, nano influenciadores, quem têm entre 1 mil e 10 mil seguidores, ganham mais força do que grandes influencers, pois passam a impressão de mais veracidade. Logo, se o influenciador menor usa um produto, o consumidor entende que ele confia mais naquela marca, mesmo – ao contrário de grandes figuras, que poderiam ser patrocinadas.

Outro fator importante de notar é que o consumidor da América Latina não faz perguntas muito complexas sobre os produtos, quando comparamos com clientes da Europa ou Ásia, como explica Felipe Mendes, diretor geral da GfK para a América Latina:

Leia mais:
Geração Z é a mais infiel às marcas: “diferencial é autenticidade”, afirma Casimiro

“Geralmente, os países latino-americanos possuem níveis de renda e escolaridade mais baixos, então as perguntas sobre novos produtos de T&D são mais simples aqui. Não nos contentamos apenas em ver um influenciador famoso usando um dispositivo recente, queremos saber por que eles escolheram esse produto. Como eles estão usando? Onde o consumidor pode comprá-lo? Quanto custa? São perguntas elementais que tornam essa parte da jornada de compra muito diferente de outros lugares do mundo.”

“Não nos contentamos apenas em ver um influenciador famoso usando um dispositivo recente,
queremos saber por que eles escolheram esse produto”

Então, o vendedor e empreendedores têm a missão de não apenas entender o que o público quer, como entender de onde ele vem, e procurar oferecer demandas nesses lugares. Hoje, também, ir além do básico e necessariamente apostar nos valores da marca: “Os consumidores da geração Z e dos Millennials, em particular, querem ouvir histórias bonitas sobre as marcas, tanto por causa da nostalgia típica dessas gerações, quanto porque eles estão mudando seus valores para um viés menos materialista,” finaliza Mendes.



+ NOTÍCIAS
Princípios, valores e teorias: a essência da lei do superendividamento
LGBTQ+: Como as marcas têm alinhado o discurso aos valores

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]