O supermercado do futuro não é apenas uma evolução tecnológica; é uma mudança de comportamento na forma como os consumidores interagem com os estabelecimentos comerciais. A autonomia, conveniência e eficiência oferecidas por uma solução de compra mais ágil, tecnológica e segura redefine as expectativas dos consumidores em relação ao varejo.
Nesse sentido, a parceria entre a Payface, empresa de pagamentos por reconhecimento facial, e a Safrapay, um ecossistema financeiro de produtos e serviços, faz com que o país dá um passo em direção ao futuro dos supermercados. O lançamento do primeiro supermercado self-service do país com pagamento por reconhecimento facial vem com a promessa de redefinir a jornada do consumidor no varejo.
O novo supermercado do “futuro” proporciona aos consumidores uma experiência de compra na qual o consumidor faz a compra, paga e leva os produtos sem a ajuda de ninguém. Não há necessidade de procurar um caixa ou esperar em longas filas para efetuar o pagamento. O processo de compra é totalmente autônomo, permitindo que os consumidores realizem suas compras e saiam do estabelecimento sem interações com atendentes ou caixas.
“Levar o pagamento por reconhecimento facial da Payface para os clientes Safrapay representa um salto na inovação e tecnologia que impulsiona ainda mais os negócios. Junto com todos os produtos Safrapay, a chegada da Payface vai proporcionar uma melhor experiência de compra, mais segura e recorrente”, afirma Eládio Isoppo, CEO da Payface.
A operação já está funcionando no ToGo Market, dentro do Banco Safra, no bairro Consolação, em São Paulo. No total, foram implementados quatro totens de autoatendimento, distribuídos em quatro andares do prédio.
Ao entrar no estabelecimento, a pessoa pode simplesmente pegar os produtos desejados e, por meio da tecnologia de reconhecimento facial fornecida pela Payface, efetuar o pagamento de maneira instantânea e segura – sem a necessidade de usar cartão de crédito, carteira, dinheiro físico ou celular.
Fernanda Cristina Pereira, Analista Comercial do ToGo Market, completa ao dizer que com a biometria facial será possível melhorar a experiência de compra: “Nós do ToGo Market firmamos essa parceria com a PayFace para oferecer aos nossos clientes, a tecnologia de biometria facial. Nosso objetivo principal é aprimorar a experiência na jornada de compra e proporcionar uma nova e moderna forma de pagamento, que seja rápida, conveniente e, sobretudo, segura”.
O ToGo Market é apenas o primeiro passo. A Payface tem a expectativa de estender essa tecnologia inovadora para diversas redes parceiras da Safrapay, ampliando os momentos de compra em diferentes locais, segmentos e produtos.
“A expectativa é que o time Safrapay possa distribuir para seus clientes esse diferencial que é o pagamento com o rosto. Diversas redes de franquias já mostraram interesse por essa solução conjunta, mirando na melhora da jornada de compra e experiência de seus clientes”, pontua Isoppo.
Tendência de pagamento
A biometria no varejo brasileiro é uma tendência de comportamento no hábito de compra do consumidor para os próximos anos. De acordo com o estudo da Juniper Research, pagamentos móveis remotos autenticados por biometria e tecnologias de reconhecimento facial devem alcançar US$ 1,2 trilhão globalmente até 2027, passando de US$ 332 bilhões ainda em 2022. Além disso, o volume de transações deve crescer 383% nos próximos cinco anos, alcançando 39,5 bilhões de operações em 2027.
Além dos benefícios de segurança, o pagamento com biometria visa melhorar a experiência do cliente. A rapidez e a facilidade com que as transações podem ser concluídas têm sido destacadas como fatores-chave nesse processo. Uma pesquisa realizada pela Visa, em parceria com a empresa AYTM Market Research, revelou que 85% dos consumidores brasileiros consideram a autenticação por biometria mais rápida do que métodos tradicionais.
Outro ponto da pesquisa é que 89% dos entrevistados afirmam que o uso da biometria é mais fácil do que a memorização de diversas senhas.