O cinema perdeu um ícone da ficção científica. Leonard Minoy faleceu em decorrência de uma doença respiratória. A eterna saudação com os dedos das mãos separados, acompanhada da frase “Vida Longa e Próspera” se tornaram marcas registradas da ficção científica. Leonard também atuou no seriado Fringe.
A professora Pollyana Mustaro, especialista em tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que o Star Trek foi referência porque trouxe a possibilidade de trabalhar a ideia do que seria o futuro.
O seriado Jornada nas Estrelas, transmitido entre 1966 e 1969, alcançou um nível que nenhum outro filme havia conseguido. Ao propor um ?Space Opera? com viagens interplanetárias na nave Enterprise, eternizou as aventuras do capitão James T. Kirk e do oficial Spock.
Para a professora, ?esta série pioneira apresentou tecnologias que, hoje, são realidades. Um dos exemplos são os comunicadores móveis, que inspiram os celulares. Outro é o Padd, semelhante ao nossos tablets. Além disso, podemos citar o tradutor universal instantâneo, tecnologia que atualmente pode ser utilizada, inclusive, a partir dos dispositivos móveis.?
Dentre as tecnologias visionárias na área médica, destacam-se o Hipospray, que corresponde ao que denomina nos dias de hoje de pistola de vacinação pressurizada, e o Visor, que possibilitava que um personagem cego conseguisse enxergar. Hoje, há protótipos que permitem conjugar o uso de câmeras e implantes de microchips para possibilitar que um deficiente visual possa discernir formas, sendo uma tecnologia em desenvolvimento.
Finalmente, do ponto de vista da segurança e de aparato policial, destaca-se o Feiser, que correspondia a uma arma de eletrochoque.
Dentre as tecnologias presentes no seriado que ainda parecem futuristas, mas são pesquisadas em várias universidades, está o tele transporte. ?Quem sabe nos anos vindouros, está e outras inovações presentes neste ícone televisivo possam levar o ser humano onde nenhum homem jamais esteve. Afinal, como dizia o autor Arthur Clarke, qualquer tecnologia avançada é indistinguível da mágica?, conclui Pollyana.
Vida longa e próspera, já previam os vulcanos do seriado. Com o aparato tecnológico e a possibilidade de eternizar ideias, esse lema nunca foi tão atual.
Leia mais:
60% da população mundial não está conectada à internet
Desafio incentiva a deixar o celular de lado e viver o mundo real