Pesquisar
Close this search box.
/
/
A jornada de inovação e de sucesso da Raia Drogasil

A jornada de inovação e de sucesso da Raia Drogasil

Executivas da Raia Drogasil falam sobre as principais iniciativas e o momento de sucesso da companhia, tendo inovação e mulheres como protagonistas

A Raia Drogasil está avaliada em R$ 38 bi. Só em 2022, o aumento da receita bruta da companhia foi de R$ 5,3 bi. Por trás dessa trajetória de sucesso está um alto comprometimento com a jornada de inovação. Quando as marcas Raia e Drogasil se uniram, em 2011, nascia uma empresa ainda mais potente, que modernizou e atualizou os negócios.

Esta tem sido e será a estratégia de diferenciação do mercado de uma companhia que visa ser muito mais do que uma varejista do ramo farmacêutico e evolucionar a saúde no Brasil. Para isso, investe-se em tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social, diversidade na equipe, pricing adequado, entre outras frentes.

“Melhoramos e estamos melhorando a experiência nos canais físicos e digitais. Também avançamos na construção de um ecossistema de saúde”, conta Melissa Cabral diretora Executiva de Operações de Farmácia na Raia Drogasil.

Conheça o Mundo do CX

Inovação com foco em saúde

Numa era onde a experiência do cliente tem sido mandatória para o sucesso das empresas, foi com o foco em inovação e o cliente no centro, que a RD construir o seu sucesso até aqui e projetou os novos passos para a companhia.

“Sem dúvida, a inovação tem sido o principal combustível para o nosso negócio, pois queremos continuar acelerando a digitalização na nossa relação com o consumidor”, afirma Luciana Mioto, diretora de E-commerce, Trade Marketing e Marketplace na Raia Drogasil.

Ao longo dos últimos anos, por meio da RD Ventures, núcleo de inovação em varejo e saúde da Raia Drogasil, a companhia investe em uma ampla gama de startups focadas na promoção da saúde. Vitat e Healthbit, 4Bio, Manipulaê, Cuco, Safepill, Amplimed e Labia RD são algumas dessas empresas que ampliam o acesso e aderência a tratamentos, consultas e exames em saúde.

Um ecossistema de saúde integrado

Olhar para todas essas características da RD é ter a visão de um amplo serviço de saúde integrado. É exatamente com esse intuito, que a marca pretende avançar ainda mais na integração de todos esses ativos.

“Temos tudo para criar um ecossistema integrado de saúde”, diz Luciana Mioto. “Iremos oferecer soluções completas e integradas para a promoção da saúde e redução dos custos do sistema. Focado tanto em consumidores como em empresas e operadoras de saúde”, frisa a diretora da Raia Drogasil.

No entanto, Luciana gosta de salientar que se trata de uma jornada de longo prazo. “Envolve a empresa toda, e, paralelamente, cada área fazendo a sua parte para entregar o ecossistema que estamos vislumbrando”, pontua Luciana.

Luciana também conta que para isso já estão sendo acelerado os prazos de entrega e também novos modelos de fidelização e retenção de clientes. Incluindo o fortalecimento e ampliação dos programas de assinatura.

Nesse caminho haverá a ampliação do Stix, programa de troca de pontos com parceiros, além da coalizão de fidelidade em sociedade com o GPA. “Muito em breve contaremos com novos e importantes parceiros e seguiremos avançando com o Marketplace, como proposta de one stop shop”, explica Luciana.

Conheça o Mundo do CX

Inovação com interesse genuíno na saúde

Nessa trilha de crescimento, Fátima Leal, Gerente Executiva Comercial & Growth no RD Ads, diz que a RD busca sair do âmbito convencional de varejo farmacêutico para se tornar um player genuíno de saúde integral e digital.

Nesse sentido, Fátima conta que a companhia tem investido em diversas startups com soluções de Health Tech, que adicionam valor ao atual negócio e corroboram com a missão da empresa.

“E não dá para falar de transformação digital sem evidenciar a importância dos dados. Do conhecimento minucioso a respeito das necessidades de cada grupo de clientes. E do nosso interesse genuíno em garantir uma melhor qualidade de vida para a população”, pontua a executiva.

Para se ter uma ideia desse comprometimento, desde 2018, a RD está focada na omnicanalidade e na melhora da experiência do cliente nas farmácias e por meio da digitalização.

“Ao longo de 2022, aumentamos nossa base de clientes, incrementamos a penetração do cliente digitalizado no negócio, melhoramos a experiência nos canais físicos e digitais, e avançamos nessa construção de um ecossistema de saúde”, conta Melissa Cabral, Diretora Executiva de Operações de Farmácia na Raia Drogasil. “Esse forte desempenho também foi alavancado pela abertura de 260 novas farmácias”, completa Melissa.

O valor da representatividade feminina

Sobre equidade de gênero, valor tão importante hoje para uma marca, o grupo RD também tem como premissa dentro desse projeto de inovação, seguir priorizando a formação e promoção da população interna, sobretudo, a ampliação da representatividade feminina na empresa.

Hoje, o quadro atual de funcionários da Raia Drogasil já conta com 29,3% das mulheres atuando em cargos de liderança executiva (vice-presidente e diretoras); 44,1% respondem pela liderança média (gerentes regionais, gerentes executivas, gerentes e coordenadoras); enquanto 68,95% ocupam a liderança operacional (gerentes de farmácia e gerentes farmacêuticas).

“Queremos incentivar cada vez mais a ascensão de mulheres na nossa empresa. Um dos nossos compromissos, além de toda essa inovação, e é garantir a equidade de gênero em todas as nossas categorias funcionais até 2030”, conclui Cassiana Toledo, Gerente de Diversidade e Inclusão na Raia Drogasil.



+ Notícias

Da indústria para o varejo: Conheça a startup D2C da Unilever 

Rotina de skin care? O consumo de beleza em 2025, segundo a WGSN 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]