Para a indústria, conquistar uma boa capilaridade de distribuição dos produtos é imperativo, afinal, a marca precisa ser conhecida, consumida e comercializada. No mundo digital, não há fronteiras para isso. E essa foi a aposta – acertada – do Grupo Unilever, através da startup Compra Agora.
Primeiro site B2B do Brasil focado no pequeno varejista, o Compra Agora é uma plataforma que oferece uma gama de serviços, benefícios e conteúdos, além de um programa de fidelidade, para auxiliar varejistas a alavancar os negócios. Thaise Hagge, diretora-geral da startup, destaca que o propósito está em ajudá-los a comprar melhor para vender melhor.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
A ideia deu tão certo que outras indústrias, além da Unilever, passaram a ser ofertadas na plataforma, entre elas: BRF, Arcor, Diageo, Kimberly-Clark e Kraft Heinz. Ao todo, a rede conta com mais de cem distribuidores e 360 operações ativas.
“A inteligência do negócio passa pelo uso da tecnologia de dados para trazer as melhores oportunidades entre vendedores e compradores. É um novo jeito inteligente de competir. Além de ajudar o varejista a prosperar, conseguimos entregar valor às indústrias. Por meio dos dados, é possível entender qual é o perfil de compra daquele varejinho e, por exemplo, oferecer o mix ideal de produtos e ofertas, incentivando-o a comprar melhor, aumentando de 20% a 25% a sua base de compra, a frequência, o ticket médio e o mix de produtos”, conta Thaise Hagge.
Ao resolver uma dor do varejista – conseguir comprar diferentes marcas em um só lugar – a plataforma B2B somou R$ 4,8 bilhões em vendas em 2022, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento chegue a R$ 6 bilhões.
“O Compra Agora nasceu dentro da Unilever, já com uma ampla gama de marcas e produtos. Esse conhecimento possibilitou ter um case bastante estruturado de modelo de negócio para ampliação para outras empresas. Hoje, contamos com mais de 500 produtos de diferentes indústrias”, afirma Hagge.
Essa é uma das novidades em destaque na edição de Março da Consumidor Moderno. Quer saber mais? Venha conferir!
+ NOTÍCIAS
Lacta aposta em D2C e B2B para fortalecer presença digital
C&A e a transformação em programas de fidelidade